O deputado do Distrito Federal Leandro Grass (Rede) engrossou o coro contra as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre nordestinos. Nessa sexta-feira (26), ele ingressou com representação na Procuradoria Gera da República (PGR) contra o presidente por crimes de injúria, racismo e responsabilidade. Em reunião com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na semana passada (19), Bolsonaro chamou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de o “pior dos paraíbas”, causando reação imediata de políticos da região.
Na opinião do distrital, a declaração legítima a discriminação e o preconceito ao povo nordestino. Assim, Grass pede providências ao Ministério Público no sentido de investigar a conduta do chefe do Executivo e, se assim entender, apresente denúncia contra o presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a representação, a ofensa aos governadores revela a intenção de discriminar, humilhar e desprezar os nordestinos, afetando a dignidade daquela parcela da população. “E isso se reforça pela ausência de retratação por parte do presidente, ainda que requerida pelos governadores”, diz o texto.
Leia também
“O presidente incorreu em crimes de injúria, racismo e de responsabilidade. Injúria porque ofende um governador, racismo por ofender com termo inapropriado todo o povo nordestino e de responsabilidade por não assumir o seu compromisso de governar para todos e de excluir uma parte da população de seus objetivos”, afirmou Grass.
Na última quinta-feira (25), a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste já tinha entrado com representação na Procuradoria Geral da República (PGR) acusando Bolsonaro de racismo. Os parlamentares pedem a abertura de um processo para investigá-lo.
Neste sábado (27), conforme revelou o Congresso em Foco, Flávio Dino disse que o chefe do Executivo tem dado declarações polêmicas apenas para ocupar a agenda pública com conflitos e, assim, esconder a falta de resultados do governo federal. Mesmo assim, disse estar pronto para o diálogo e para receber Bolsonaro no Maranhão.
>> “Eu amo o Nordeste”, afirma Bolsonaro após polêmica
>> Bolsonaro é acusado de racismo por parlamentares do Nordeste
>> Governadores do NE cobram de Bolsonaro explicações de fala contra Região
Só 2 comentários:
1 – Leandro Grass: “mimimimimimimimimi”
2 – Flávio Dino: Falta de Resultado do governo federal? Vamos listar só alguns:
> Acordo Mercosul/UE
> 13º Bolsa Família (centenas de milhares de bolsas fajutas cortadas)
> 22 mil mamadores devidamente chutados no traseiro (cargos comissionados)
> Mais de 1.200 candidatos a mamadores chutados pelo traseiro (bolsa anistiados)
> Recorde de pontuação da Bolsa de Valores
> Reforma da Previdência “praticamente” aprovada (a esquerda não teve coragem para fazer)
> Centenas de milhares de Bolsa Defeso sendo devolvidas voluntariamente (mamadores)
> Fim do toma lá, da cá (nenhum político em presidência de empresas (estatais/economia mista)
> Junho, melhor resultado em 6 anos na criação de empregos com carteira assinada
> Reforma Tributária na “agulha” para ser disparada (esquerdalha não teve coragem)
>etc.
E o mais importante: Ninguém conseguiu até agora chamá-lo de corrupto, embora tentem 24 horas por dia, até mesmo por vias indiretas, tentando associar mal feito de outros à sua pessoa!