Nesta quarta-feira (5), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) em favor do arquivamento do processo de cassação do deputado André Janones (Avante-MG), apresentado pelo PL. A votação foi sucedida por um tumulto, com múltiplas trocas de ofensas entre parlamentares, e Janones foi escoltado por colegas para fora da comissão (veja a lista de votação mais abaixo).
Leia agora: Dedo na cara, xingamento e ameaça: reunião do Conselho de Ética termina em baixaria
Janones é investigado na Justiça por peculato (prática conhecida como rachadinha), e o caso foi levado ao Conselho de Ética em 2023, quando vazou, no portal Metrópoles, uma gravação que leva a entender se tratar de uma cobrança sobre o salário de seus assessores, o que o deputado nega. Em seu relatório, Boulos argumenta se tratar de uma acusação sobre fato anterior ao atual mandato parlamentar, havendo precedente no colegiado para que processos do tipo sejam arquivados.
Leia também
O relatório pelo arquivamento foi aprovado com 12 votos favoráveis e cinco contrários. O resultado não afasta as investigações sobre a suspeita de rachadinha na Justiça e também não impede um novo processo no Conselho em caso de eventual condenação por parte do Judiciário.
Confira como votou cada deputado no colegiado:
Não = contra o relatório de Boulos e a favor da cassação
Sim = a favor do relatório de Boulos e contra a cassação
Delegado Ramagem (PL-RJ) -Não
Domingos Sávio (PL-MG) -Não
Marcos Pollon (PL-MS) -Não
Cb Gilberto Silva (PL-PB) -Não
Ana Paula Lima (PT-SC) -Sim
Jack Rocha (PT-ES) -Sim
Jilmar Tatto (PT-SP) -Sim
Ricardo Maia (MDB-BA) -Sim
João Leão (PP-BA) -Sim
Julio Arcoverde (PP-PI) -Sim
Paulo Magalhães (PSD-BA) -Sim
Sidney Leite (PSD-AM) -Sim
Albuquerque (REPUBLICANOS-RR) -Sim
Márcio Marinho (REPUBLICANOS-BA) -Sim
Junior Lourenço (PL-MA) -Sim
Bruno Ganem (PODE-SP) -Não
Deixe um comentário