Nesta quarta-feira (5), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) em favor do arquivamento do processo de cassação do deputado André Janones (Avante-MG), apresentado pelo PL. A votação foi sucedida por um tumulto, com múltiplas trocas de ofensas entre parlamentares, e Janones foi escoltado por colegas para fora da comissão (veja a lista de votação mais abaixo).
Leia agora: Dedo na cara, xingamento e ameaça: reunião do Conselho de Ética termina em baixaria
Janones é investigado na Justiça por peculato (prática conhecida como rachadinha), e o caso foi levado ao Conselho de Ética em 2023, quando vazou, no portal Metrópoles, uma gravação que leva a entender se tratar de uma cobrança sobre o salário de seus assessores, o que o deputado nega. Em seu relatório, Boulos argumenta se tratar de uma acusação sobre fato anterior ao atual mandato parlamentar, havendo precedente no colegiado para que processos do tipo sejam arquivados.
O relatório pelo arquivamento foi aprovado com 12 votos favoráveis e cinco contrários. O resultado não afasta as investigações sobre a suspeita de rachadinha na Justiça e também não impede um novo processo no Conselho em caso de eventual condenação por parte do Judiciário.
Confira como votou cada deputado no colegiado:
Não = contra o relatório de Boulos e a favor da cassação
Sim = a favor do relatório de Boulos e contra a cassação
Delegado Ramagem (PL-RJ) -Não
Domingos Sávio (PL-MG) -Não
Marcos Pollon (PL-MS) -Não
Cb Gilberto Silva (PL-PB) -Não
Ana Paula Lima (PT-SC) -Sim
Jack Rocha (PT-ES) -Sim
Jilmar Tatto (PT-SP) -Sim
Ricardo Maia (MDB-BA) -Sim
João Leão (PP-BA) -Sim
Julio Arcoverde (PP-PI) -Sim
Paulo Magalhães (PSD-BA) -Sim
Sidney Leite (PSD-AM) -Sim
Albuquerque (REPUBLICANOS-RR) -Sim
Márcio Marinho (REPUBLICANOS-BA) -Sim
Junior Lourenço (PL-MA) -Sim
Bruno Ganem (PODE-SP) -Não
Deixe um comentário