A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, Eliziane Gama (PSD-MA), quer a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, como testemunha para depor sobre a ação da Polícia Militar durante o dia 8 de janeiro de 2023.
Após a prisão pela Polícia Federal da cúpula da PM do DF por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro, Eliziane se manifestou online para que o caso também seja incorporado às investigações da Comissão.
A PF cumpriu vários mandados de prisão em Bsb hj. Em oitiva do cel.Naime, recentemente, a CPMI já tinha análise bem detalhada da omissão deliberada de parte da cúpula da PMDF ante os atos contra a democracia no 8 de janeiro. Os responsáveis pelo golpe não ficarão impunes!
— Eliziane Gama (@elizianegama) August 18, 2023
Ibaneis Rocha foi arrolado nesta sexta como testemunha pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na denúncia contra sete membros da corporação militar que foram acusados de omissão no início de janeiro. Também constam como testemunhas o secretário de Segurança Institucional do Supremo Tribunal Federal (STF), Marcelo Canizeres Schettini Seabra; o ex-interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli; o diretor da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, Paul Pierre Deeter; e o ex-diretor de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura da Cunha.
Leia também
Nesta sexta, a senadora Eliziane Gama e o deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolaram uma série de requerimentos pedindo depoimentos e quebras de sigilos telemáticos dos presos na operação da PF que deteve a cúpula da PM. Os requerimentos devem ser votados e aprovados já na próxima terça-feira (22).
- O atual comandante-geral da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves, que era o subcomandante da corporação no início do ano e foi alçado ao novo posto durante a intervenção federal na segurança pública do DF;
- Coronel Fábio Augusto Vieira, que era o comandante-geral da PMDF no dia 8 de janeiro;
- Coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerra, que comandava interinamente o Departamento de Operações no dia 8 de janeiro;
- Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, que era chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF;
- Tenente Rafael Pereira Martins, que trabalhou no dia 8 de janeiro;
- Coronel Jorge Naime, que era comandante do Departamento de Operações em 8 de janeiro, mas tirou licença do cargo em 3 de janeiro (já estava preso) e
- Tenente Flávio Silvestre Alencar, que trabalhou no dia 8 de janeiro (já estava preso)
Deixe um comentário