Pela segunda vez, ao votar nos “Melhores da Câmara” e nos “Melhores do Senado” no Prêmio Congresso em Foco 2024, o público também indicou os congressistas que mais se destacaram regionalmente. Foram premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados, na internet, em cada uma das cinco regiões geográficas do país. O prêmio foi entregue em cerimônia em 29 de agosto.
Veja quantos votos cada senador do Centro-Oeste recebeu:
Veja quantos votos cada deputado do Centro-Oeste recebeu:
Segundo o regulamento da premiação, puderam concorrer todos os deputados e senadores, exceto aqueles que:
Leia também
- não exerceram o mandato neste ano por no mínimo 60 dias;
- respondem a processos de improbidade administrativa ou a acusações criminais perante o Judiciário;
- tenham feito, por meio de atos ou declarações, apologia à tortura, à violência ou outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.
Também foram excluídos aqueles que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que atestou em documento a lisura do sistema. Além do público, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. Os jurados também indicaram os melhores no Apoio à Indústria, categoria especial promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); no Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); e em Cidades Inteligentes, apoiada pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina).
Assista à cerimônia de premiação:
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a população a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas:
Deixe um comentário