Foi lançada nesta terça-feira (28) a 16ª edição do Prêmio Congresso em Foco. A premiação mais importante da política brasileira terá novidades este ano. De acordo com a versão preliminar do regulamento, pela primeira vez serão premiados os cinco parlamentares mais bem avaliados em cada região do país. Também aumentará de 20 para 25 o número de deputados a serem premiados na votação popular. Já o de senadores passará de dez para 15.
O Prêmio Congresso em Foco 2023 foi lançado em uma live apresentada pelo fundador do site, Sylvio Costa. O lançamento contou com o depoimento de alguns parceiros e dos ex-senadores Ana Amélia Lemos (RS) e Eduardo Suplicy (SP), premiados em outras edições.
Veja como foi:
Conheça as regras do Prêmio Congresso em Foco 2023
Leia também
A partir desta quarta-feira (29) até o dia 28 de abril você poderá contribuir com sugestões para aprimorar o regulamento.
A exemplo dos anos anteriores, a escolha dos premiados será feita por três públicos distintos: pelos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso; por um júri especializado, com representantes de diferentes setores da sociedade; e pela população, que votará por meio de processo acompanhado de perto pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Veja algumas fotos na galeria abaixo (clique na seta).
A realização do projeto, iniciado em 2006, só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Já confirmaram apoio ao prêmio deste ano, até agora, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Brasileira de Criminalística (ABC), a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC Brasil), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e o Todos pela Educação. Outros parceiros estão se juntando a essa lista e em breve terão seus nomes anunciados.
O prêmio procura desfazer o mito de que não há bons políticos, uma afirmação que está no DNA da chamada negação da política e que temo como pano de fundo a intenção (nem sempre explícita) de substituir a democracia por ditaduras, sejam elas de corte militar, tecnocrático ou moral-religioso.
Em defesa do Poder Legislativo, a premiação valoriza os exemplos positivos, de modo a incentivar parlamentares federais a cumprir o seu papel e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. No ano passado, nada menos que 16,5 milhões de pessoas foram diretamente impactadas pelo projeto.
Para o fundador do Congresso em Foco e criador do Prêmio, Sylvio Costa, “o sucesso do projeto tem a ver com duas coisas: o processo democrático e plural de escolha, que mobiliza muita gente, e o excelente conceito do Congresso em Foco, que sempre fez uma cobertura muito independente e até ousada do Congresso Nacional, o que eleva a credibilidade da premiação”.
Entre em contato com nossa equipe para saber como apoiar a principal premiação da política brasileira, fortalecendo a democracia e a participação cidadã. Mande e-mail para comercial@congressoemfoco.com.br ou fale com (61) 99223-5216.
What i do not realize is in truth how you’re now not really much more neatly-appreciated than you might be right now.
You’re so intelligent. You understand therefore significantly in the case of
this matter, made me personally consider it from a lot of varied angles.
Its like women and men don’t seem to be interested unless
it is something to accomplish with Girl gaga!
Your own stuffs great. All the time handle it up!