O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou ao Plenário que a Medida Provisória 1000/20, que trata do auxílio emergencial residual, não será analisada na sessão virtual desta sexta-feira (18).
Mais cedo, o líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), disse ao Congresso em Foco que Maia já havia reconsiderado o tema. “Já foi resolvido este assunto. Nada disso [MP 1000 e 13º do Bolsa Família] vai à pauta, vamos continuar com a pauta normal”.
Maia resolveu pautar o projeto após embate com o presidente Jair Bolsonaro, que o responsabilizou pelo não pagamento da 13a parcela do benefício. “O próprio ministro Paulo Guedes hoje confirmou que o presidente é mentiroso quando disse que de fato não há recursos para o 13º do Bolsa Família”, rebateu. “Ontem, fiquei muito irritado porque nunca imaginei que em um país como o Brasil um presidente da República pudesse, de forma mentirosa, tentar comprometer a imagem do presidente da Câmara ou de qualquer cidadão brasileiro”, disse Maia em plenário nesta sexta-feira (19).
Leia também
O governo não tem interesse em pautar a medida por temer que o auxílio seja prorrogado e ampliado para o valor de R$ 600. Maia quer trabalhar a pauta nas próximas semanas.”Propus não termos recesso, nem a Câmara, nem o Senado nem o Judiciário para trabalhar em janeiro na construção de um programa social dentro da realidade do Orçamento primário do Brasil”.
O presidente da Câmara também usou a tribuna para dizer que precisa resguardar a imagem do parlamento e do seu mandato como presidente da Casa, “pois amanhã a narrativa vai deixar de ser do 13° do Bolsa Família e vai dizer que fomos que acabamos com o auxílio emergencial porque não votamos a medida provisória”.
> Maia chama Bolsonaro de mentiroso após presidente culpá-lo por não pagar 13º do Bolsa Família
ASSASSINOS DO POVO QUE OS SUSTENTA, SÓ QUE SEM O POVO NÃO HAVERÁ SUSTENTO!
POBRE NHONHO… Desesperado, em uma das suas últimas aparições (graças a Deus), agonizando o fato de ter perdido seu embate para o Bolsonaro, além de se queimar com todo o povo brasileiro, claro, vai ter que encarnar o BOTAFOGO e responder pelos seus crimes como o ilustre desconhecido que sempre foi… CANA NELE!… kkkkkk
Ele foi um dos melhores presidentes da Câmara, muitas vezes ponderado e sábio, às vezes sabendo executar projetos do bozo, apesar do bozo!
Fala sério… kkkkk
Estou falando sério.
E por acaso ele tem colhões pra peitar o governo? Pra peitar Bolsonaro? TEM NADA! É um falastrão que se acha e agora voltou ao seu devido lugar de onde nunca deveria ter saído!
Parece que vc. está descrevendo o bozo, não o Maia.
Esse Maia é um covarde. Apanha todo dia do Bozo depois fica choramingando
Esse CANAIA do MAIA foi eleito raspando pelo mínimo necessário. Isso lá no Rio. É um indivíduo INCOMPETENTE, CORRUPTO, VENDIDO, DISSIMULADO, TRAÍRA…Esse elemento tá ainda nervosinho porque foi brecado pelo STF que felizmente acertou pelo menos uma em proibir sua candidatura à reeleição da presidência da Câmara…ESSE SUJEITINHO NÃO PERDE POR ESPERAR…PF nele…
É impressionante como um embuste possa ser presidente da Câmara.
Só trabalha contra a nação e os brasileiros.
Só trabalha contra a nação e os brasileiros. Você deve estar falando do bozo!
Ele está emburrado porque não vai concorrer a presidência da câmara, vai atrapalhar o máximo que puder.
SEMPRE ATRAPALHOU, ESSE MAU ELEMENTO botafogo
Adeus Maia! e toda essa corja que afunda o país, incluindo as mídas de esquerda
A corja que afunda o país está no Planalto.
Maia sendo frouxo. Nada de novo no front.
Ao contrário.
Ele percebeu que esse auxílio vai ajudar mais ainda o Bolsonaro.
Vai nada, porque o custo político e econômico é altíssimo.
As jogadas do Bolsonaro são retóricas e pro eleitorado mais fiel qualquer coisa ele fizer será ótimo. Eles não tem capacidade de discordância.
O Maia só mostra quem não tem capacidade de ser situação, oposição e nem centro.
E o Guedes está errado?
Não vai nada cair no colo dele.
Ele pede o boné e sai quando bem entender.
Vai cair no colo do erário público, que é mantido pelo conjunto dos cidadãos que direta ou indiretamente pagam impostos e sustentam a máquina pública.
Não existe ”almoço grátis”
Mas eu não questionei o Guedes.
Eu disse que não seria uma vitória do Bolsonaro, porque a conta viria. Fosse com o capital político queimado pra impedir a proposta, fosse com o impacto econômico.
O Bolsonaro tem ganhado todas as disputas simplesmente porque o resto da classe política fica apagando o incêndio que ele causa. Se deixassem ele governar, a situação seria outra.
Criar despesas públicas não vinculadas a receitas é sempre um ônus para o governo e o político.
Mas sempre é um ônus muito maior para quem sustenta o governo, no caso o povo, que vai pagar com desemprego, recessão e inflação.
Sim, eu concordo.
Por isso eu digo que faltou coragem pro Maia. O Bolsonaro não disse que tirar o Auxílio e o Bolsa da Família da pauta foi responsabilidade do Maia? Então ele que pautasse e deixasse o governo se queimar.
Não colocando na pauta, reforçou a retórica do Bolsonaro.
Ele ficou com medo justamente disso.
De ser responsabilizado futuramente pela quebradeira que vem por aí.
Se ele fosse do mesmo nível que o Bolsonaro, faria um discurso dizendo que seguiria o planejamento do presidente e deixava o circo pegar fogo.
O fato é que ele morre de medo. Se fosse um Eduardo Cunha, teria pautado a tempos.
Por isso que o Cunha foi preso e o Maia não.
O Maia é uma raposa felpuda.
Mais vale um botafogo na mão que dois caranguejos voando.
Não faltou coragem ao Maia, ele, mais uma vez, mostrou responsabilidade.
Ele não quer governar, nem tentou em algum momento. O cara é limitado e raso demais!