Cerca de 200 indígenas se reuniram, nesta quarta (23) em frente ao Anexo 3 da Câmara dos Deputados em protesto contra o PL 490/2007, que altera o Estatuto do Índio, mudando as regras de demarcação de terras indígenas e autorizando atividade extrativa dentro das reservas destinadas às populações originárias. Parlamentares de oposição tentaram impedir a votação do texto que foi para análise na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Movimentos sociais se somaram aos indígenas em frente ao Congresso. A matéria, no entanto, foi aprovada e segue para plenário.
Na terça (22) outro conflito ocorreu durante manifestação dos indígenas na frente da Câmara dos Deputados. A polícia militar do Distrito Federal foi chamada para dispersar o ato e o fez com bombas de gás lacrimogênio. Havia crianças participando do protesto. Manifestantes e um policial ficaram feridos. Lideranças indígenas, policiais e servidores da Câmara ficaram feridos.
Leia também
Veja imagens desta quarta-feira (23):
> Bolsonaristas vão à PF contra parlamentares que apoiaram atos indígenas> Oposição e internet reagem a PL de mineração em terras indígenas
> Como os deputados votaram no projeto que libera mineração em terra indígena
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Deixe um comentário