Depois de muita expectativa, foi anunciado nesta noite (21) o nome dos senadores mais bem avaliados pelo público no Prêmio Congresso em Foco 2023. No quinto ano de seu primeiro mandato, Fabiano Contarato (PT-ES) foi escolhido na votação da internet como o melhor integrante do Senado no ano. Ele recebeu 60.393 votos.
Na segunda colocação ficou Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), com 47.124 votos, e na terceira, Humberto Costa (PT-PE), com 46.125. A votação popular ocorreu entre 7 e 31 de agosto. Esta é a primeira vez que Contarato conquista essa categoria – ele havia sido o terceiro mais votado nos dois anos anteriores. Os três primeiros colocados subiram ao palco da cerimônia para receber troféus.
Contarato compareceu à festa de premiação logo após desembarcar em Brasília. O líder do PT no Senado estava nos Estados Unidos, onde acompanhou o presidente Lula em missão oficial. Em seu agradecimento, o senador agradeceu tanto a sua equipe quanto a seu marido Rodrigo, e seus filhos, Gabriel e Mariana. Ele manifestou também seu repúdio ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, que extingue o reconhecimento de casamentos Lgbt+.
Leia também
“Um dos problemas mais graves e perigosos que podem acometer um país é quando nós permitimos que a religião contamine o Estado. (…) Não vai ser um projeto de lei, e nem mesmo uma PEC, que será possível para atacar as nossas famílias. As nossas famílias não são piores do que as de ninguém que está aqui. A mesma certidão de casamento que eu tenho, os meus colegas também têm. As mesmas certidões de nascimento que vocês têm, os meus filhos também têm”.
Também se pronunciou o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues, que alcançou o segundo lugar na votação popular. Em seu discurso, o parlamentar celebrou o resultado do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria contra o marco temporal, e ao mesmo tempo ressaltou a defesa pelas investigações sobre os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. “É preciso que a nossa CPMI, um dos instrumentos de apuração do golpismo que ocorreu no ano passado, vá a fundo nessa investigação, assim como as investigações que estão em custo no Supremo Tribunal Federal, (…) sobretudo para que ninguém nunca esqueça, para que nunca mais aconteça, para as gerações atuais e para as gerações futuras”, declarou.
Foram premiados os 15 senadores mais bem avaliados pelo público na internet. Foram eles, por ordem de classificação:
Publicidade- Fabiano Contarato (PT-ES) – 60.393 votos
- Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) – 47.124
- Humberto Costa (PT-PE) – 46.125
- Paulo Paim (PT-RS) – 38.039
- Teresa Leitão (PT-PE) – 30.549
- Jaques Wagner (PT-BA) – 30.067
- Eliziane Gama (PSD-MA) – 22.877
- Augusta Brito (PT-CE) – 21.656
- Rogério Carvalho (PT-SE) – 19.654
- Soraya Thronicke (Podemos-MS) – 12.648
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) – 12.215
- Cleitinho (Republicanos-MG) – 11.378
- Otto Alencar (PSD-BA) – 9.231
- Beto Faro (PT-PA) – 8.315
- Mara Gabrilli (PSD-SP) – 6.410
O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema. Além do público, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. O júri também indicou os melhores na Defesa da Educação, categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, e no Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade.
Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Assista à cerimônia de premiação:
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas: