Os deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA) se reuniram com os ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), em um jantar na casa de Celso, nesta segunda-feira (9). Na reunião, que contou com a presença do presidente do União Brasil, Antonio Rueda, os participantes consolidaram a parceria Brito-Elmar para disputar a presidência da Câmara dos Deputados.
A presença dos ministros no jantar fortalece a expectativa de uma interlocução com o governo. Deputados do União e PSB também participaram do encontro no qual foi firmado um acordo para manter as candidaturas de Elmar e Brito até que haja concordância na escolha de um dos nomes. O objetivo é formar uma frente contra Hugo Motta (Republicanos-SP) na eleição.
A desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP) abriu brecha para a possibilidade Motta ser eleito presidente da Câmara. Ele conta com apoio dos partidos PP, PL e Republicanos para suceder Arthur Lira (PP-AL), em fevereiro de 2025
O PSD e o União buscam o apoio do PT, que ainda não se posicionou oficialmente e tem representação de 68 deputados. Os dois partidos pretendem conquistar a maioria na Câmara usando a estratégia de construção de um novo centro democrático pró-governo.
Leia também: Elmar, Hugo e Brito: como votam os principais candidatos à presidência da Câmara