Colunistas

Autoconfiança não é tudo, mas é 100%!

‘Acredito que os atributos para empreitada dessa natureza são desenvolvidos ainda na infância, graças a uma educação sadia e proativa, mas sem cobranças exageradas, as quais podem atrapalhar o desenvolvimento da personalidade’

Concordo plenamente com pensadores que dão ao otimismo importância decisiva para o alcance do sucesso. Há até pesquisas a respeito, segundo as quais os otimistas mantêm a autoestima e são mais seguros do que pessoas que não conseguem enxergar as possibilidades de êxito com a mesma ótica. Estas permanecem estacionadas à beira do insucesso e das lamentações, por terem deixado escapar uma ou outra oportunidade.

Tudo isso certamente se aplica a quem pretende conquistar um emprego estável e bem remunerado por meio de concurso público. Acredito que os atributos para empreitada dessa natureza são desenvolvidos ainda na infância, graças a uma educação sadia e proativa, mas sem cobranças exageradas, as quais podem atrapalhar o desenvolvimento da personalidade. Estudar com prazer é condição essencial do bom desenvolvimento mental na vida adulta, sobretudo quando chega o momento de entrar na acirrada disputa por uma vaga no serviço público.

Sei que manter a autoconfiança é, muitas vezes, difícil. Sempre há dificuldades pelo caminho. Mas creio que algumas dicas simples podem ajudar quem se propõe a embarcar na jornada em busca da realização profissional e da concretização dos sonhos:

1. Responsabilidade – A grande responsabilidade do ser humano consiste em saber discernir. O sucesso chega naturalmente para quem assume a responsabilidade por si próprio, não espera e faz acontecer. DEUS já disse a NÓE: “Comece, e Eu o ajudarei!”

2. Honestidade – A honestidade é essencial. Acima de tudo, seja honesto consigo mesmo, a fim de identificar as próprias fraquezas e potencialidades nas mais diversas situações.

3. Disciplina – Não há contradição entre disciplina e iniciativa. Na verdade, elas são complementares. Quem consegue impor disciplina a si mesmo e estudar para um concurso público está muito perto de conseguir a aprovação. E aqui cabe extrair as lições das temidas e certas reprovações ao longo do caminho.

4. Determinação – Não faltam oportunidades para atingir os objetivos; falta apenas determinação para fazer acontecer. Tenha em foco a direção correta e não se desvie até chegar aonde pretende.

5. Perseverança – Um dos principais fatores para vencer na vida sempre foi a disposição de nunca desistir, ainda que o objetivo pareça complicado e inatingível. De tanto tentar, você acabará conseguindo alcançá-lo, naturalmente.

6. Método – É fundamental para que o candidato assimile a grande quantidade de informações, das diversas áreas do conhecimento, que lhe são transmitidas durante a preparação para um concurso público. O concurseiro precisa criar seu próprio método de estudo. E não me refiro a qualquer método, mas a um método que torne ainda mais eficiente a preparação.

7. Autoestima – Nada mais é do que acreditar em sua capacidade de concluir o que começou. Se você tem essa qualidade, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente, pois significa que você tem 100% de motivação para se preparar bem para concurso público e alcançar a aprovação.

8. Concentração – É preciso se concentrar para tirar o máximo proveito do tempo disponível para o estudo. Cada minuto é precioso, e nada pode dispersar a atenção do candidato durante a preparação. Saber administrar o tempo é decisivo.

9. Energia positiva – Pessoas com energia positiva e alto astral são, em geral, bem-sucedidas. Elas encaram as dificuldades com otimismo e não se abatem quando surge algum contratempo ao longo do percurso. Ao contrário, procuram tirar proveito da experiência para continuar em busca de seu objetivo. É fundamental que o concurseiro tenha essa característica.

10. Superação – É o que permite, por exemplo, a um maratonista vencer o cansaço, a dor, a sede, o calor ou o frio e percorrer até o fim a distância olímpica de 42.195 metros. Ele ultrapassa a linha de chegada mesmo que apenas para satisfação pessoal, sem qualquer possibilidade de ganho extra. O exemplo do maratonista se aplica perfeitamente a quem está na corrida pela vaga no serviço público.

Mais sobre concursos

De fato, é preciso muita dedicação e muito esforço por meses, às vezes, até por anos. Mas, no fim, esse tempo será plenamente compensado com a estabilidade financeira.

Continuar lendo

Sobre o autor

José Wilson Granjeiro

José Wilson Granjeiro

Bacharel em Administração, professor e palestrante, é autor de 20 livros e criou a escola preparatória de concursos Gran Cursos. Mantém o blog www.professorgranjeiro.com.br Facebook: www.facebook.com/professorgranjeiro.

Outros textos de José Wilson Granjeiro.

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:



Publicidade Publicidade