O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), anunciou nesta quarta-feira (21) a formação de uma aliança informal com o PSC. A decisão ocorreu após reunião das duas bancadas realizada esta tarde. Juntos, os dois partidos possuem 38 deputados. Como consequência, os deputados petebistas não fazem mais parte do chamado “bloquinho”, bloco partidário formado em conjunto com PSB e PCdoB.
Leia outras matérias de destaque no Congresso em Foco
“Não tivemos nenhum problema com PSB e PCdoB durante o período que estivemos juntos. Mas, pela proximidade que temos tido com o PSC, decidimos fazer um bloco parlamentar informal”, disse o líder do PTB. A partir de hoje, os petebistas votarão em conjunto com os sociais-cristãos. Jovair Arantes garantiu, no entanto, que o PTB continua na base governista. “O PTB é um dos partidos que, proporcionalmente, mais têm dado voto ao governo”, completou.
Leia também
O antigo bloquinho tinha 63 deputados. A expectativa é que PSB e PCdoB se unam em um novo bloco partidário, possivelmente com o PSD. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deve se reunir com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, para discutir a aliança em Brasília nos próximos dias. Existe também a possibilidade de união apenas com o PSD, conforme antecipou o Congresso em Foco.
Deixe um comentário