Faltando 110 dias pra encerrar o ano, o Congresso em Foco já superou em 2015 o número de visitas alcançado de janeiro a dezembro de 2014.
Alcançamos o feito ontem (sábado, 12), empurrados pelo grande interesse despertado pelo Prêmio Congresso em Foco 2015. As visitas às páginas de votação e de resultados responderam por 56% dos 170 mil page views registrados ontem pelo site, segundo o Google Analytics.
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Neste ano, o Congresso em Foco recebeu até ontem exatamente 8.370.325 visitas – 44,2 mil a mais que em todo o ano de 2014.
Pedindo sinceros perdões pelo excesso de números, aqui inevitável, tem outra coisa importante a ser dita. Nos últimos 12 meses, acumulamos no site quase 12 milhões de visitas, que representam um crescimento de 98% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores. O total de páginas visitadas (mais de 15 milhões) subiu 103%. Embora tenha crescido menos (75%), a quantidade de visitantes únicos impressiona: quase 8 milhões.
Impressiona, principalmente, quando se leva em conta que, como ocorre desde o seu lançamento há 11 anos e meio, o site permanece a cargo de uma equipe fixa bastante enxuta. Atualmente, são cinco jornalistas, aos quais se somam dezenas de colaboradores espontâneos e alguns frilas eventuais.
Outros fatores tornam o Congresso em Foco uma experiência única, tanto no jornalismo quanto na internet. Um deles é que, contando com recursos materiais desprezíveis se comparados aos dos veículos maiores, ele se firmou como uma das fontes mais habituais de leitura em uma faixa da população que está no topo da cadeia de informação do país – aquela constituída por tomadores de decisão (parlamentares, altos funcionários dos três poderes, gestores públicos e privados) e formadores de opinião (jornalistas, blogueiros, líderes sociais e ativistas digitais).
Diversas pesquisas colocam o nosso site entre os mais acessados em Brasília e no Congresso Nacional. Uma das mais recentes foi realizada pelo Estadão Dados e pelo Ibope. Feita com base em dados de julho de 2015, ela mostrou que nosso perfil no Twitter é o 16º mais seguido pelos deputados federais, na relação geral, o que coloca o Congresso em Foco na condição de veículo jornalístico segmentado (e também o veículo de Brasília, excluídos portais de órgãos públicos) com maior influência entre os deputados.
Um aspecto curioso da pesquisa Estadão/Ibope é que o @congemfoco dela emerge como um dos poucos perfis que não despertam simpatias ou ódios partidários. No Twitter, constatou o levantamento, tucanos seguem perfis nos quais veem afinidades de ideias, valendo o mesmo para petistas, peemedebistas etc. Já o @congemfoco é seguido indistintamente por todos os partidos, de modo quase proporcional ao tamanho das bancadas.
Também é peculiar o fato de sermos um veículo criado e conduzido por jornalistas, que encontrou um modelo próprio de funcionamento e gestão em meio a uma revolução digital que trouxe novos desafios para o financiamento do jornalismo, complicando a vida até mesmo para as mais endinheiradas, modernas e poderosas empresas de comunicação. Esse modelo sempre nos garantiu absoluta independência editorial, alta credibilidade (confirmada por vários prêmios de jornalismo e constantes citações na mídia internacional) e caminhos. Enquanto muitos proclamam a morte do papel, fazemos uma lucrativa revista bimestral, disponível em versões impressa e digital. Outro ponto-chave da estratégia empresarial é a parceria com o UOL, maior portal da internet brasileira.
Quanto à audiência deste ano, vale ressaltar que o prêmio apenas reforçou uma tendência que vinha desde janeiro: o aumento do interesse pelas coisas ligadas ao Congresso e à política, neste momento de profunda crise política, temperada por gravíssima situação econômica, incompetência administrativa sem limites e carência de lideranças capazes de manter a população confiante nas instituições e, sobretudo, nos políticos.
Reconhecer bons valores e identificar líderes que podem contribuir para colocar o Brasil em outro patamar de representação política – e, por que não dizer, de eficiência institucional e justiça social – é um dos objetivos do Prêmio Congresso em Foco. Se você já votou, chama os seus amigos para ajudarem a indicar os melhores parlamentares do ano no endereço premiocongressoemfoco.com.br.
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