Renata Vilela*
Preenchimento e envio da declaração do imposto de renda, consulta e acompanhamento de processos na Receita Federal, inscrição de atividades econômicas e outros serviços estarão agora disponíveis para smartphones e tablets de qualquer cidadão de forma prática e simples. É o que promete o novo aplicativo “Receita Federal” criado pelo Serpro para a secretaria especial do órgão.
O aplicativo reúne diversas funcionalidades já oferecidas pela Receita em um só lugar e ainda simplifica o acesso. Por meio de um só atalho será possível verificar informações e realizar ações contidas em aplicativos do IRPF, Pessoa Física, eSocial Doméstico, e-Processo e Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp), além dos sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga). Além disso, será possível acompanhar as notícias e vídeos da Receita Federal.
Leia também
Ao Serpro, a Receita Federal deu a missão de buscar soluções mais simples, para que os cidadãos tenham um acesso mais fácil aos serviços. Na página do Serpro, a Receita afirma que a expectativa é que, até o final de 2022, todas as funcionalidades dos principais aplicativos da Receita Federal do Brasil estejam unificadas em um só aplicativo.
De acordo com um funcionário do Serpro, esse tipo de produto justifica a existência da empresa, e mostra o papel central que ela desempenha na transformação digital do Brasil. “Atingimos, neste ano, o sétimo lugar no Ranking de Transformações Digitais entre mais de 198 países. E isso só foi possível por causa da Dataprev e do Serpro, que buscam incessantemente oferecer recursos e tecnologias para simplificar a vida dos brasileiros e brasileiras”, afirmou o especialista.
Mesmo com resultados que mudam para melhor a vida dos brasileiros e garantem eficiência ao Estado, a Dataprev e o Serpro ainda estão sob a possibilidade de desestatização. Desde a primeira lista de privatizações apresentada pelo governo, no início de 2019, as duas empresas de TI.
PublicidadeO novo aplicativo já pode ser baixado nas principais lojas de aplicativos, a App Store e a Google Play.
*Renata Vilela, especial para a campanha Salve Seus Dados
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
Deixe um comentário