Renata Vilela*
Não é segredo que a maior parte das pesquisas realizadas no Brasil é feita nas universidades e institutos públicos, tais como o Butantan e a Fiocruz. Porém, pouca gente conhece o papel das empresas públicas no fomento à tecnologia e à inovação no País.
O Serpro, maior empresa pública de tecnologia do mundo, mesmo ameaçado de desestatização, segue promovendo a agenda de inovação no Brasil. A empresa patrocinou a quarta edição do Hacking.Rio, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de novembro. O evento foi um hackathon, que juntou diversos profissionais da área de tecnologia da informação, para criar, em pouco tempo, grandes soluções para problemas atuais.
De acordo com o site do Ministério da Defesa, que divulgou o evento, foram apresentados aos competidores “desafios com 17 temáticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”:
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- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água potável e saneamento;
- Energia limpa e acessível;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação,
Segundo um funcionário do Serpro, os objetivos desse hackathon tiveram tudo a ver com o trabalho desenvolvido pelos profissionais da empresa: “Nos acostumamos a ter como maior incentivo o trabalho pela melhoria de vida das pessoas. E temos muito orgulho de criar inovações e soluções que beneficiam o estado e a sociedade”.
Porém, o incentivo à inovação não é feito apenas por meio de patrocínios. Os funcionários e o Serpro, no passado também promovem programas como: o Programa Serpro de Inclusão Digital (PSID), cujos principais resultados foram a implementação de telecentros comunitários em regiões de exclusão digital e o Programa Serpro de Software Livre (PSL), cujo objetivo foi aumentar o uso de software livre, privilegiando o acesso. Atulmente, o Serpro ainda possui o Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça (PSEG) que visa contribuir com a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego e apoia iniciativas como o Girls in ICT Day.
Tudo isso demonstra que a possível privatização da empresa, requerida pelo governo, pode trazer prejuízos para o ecossistema de inovação do mercado brasileiro de tecnologia.
Serpro lança desafio no maior hackathon da América Latina
O maior hackathon da América Latina e a maior plataforma global Eduhacking conta com o patrocínio da maior empresa pública de TI do mundo. O Serpro é um dos patrocinadores da quarta edição do Hacking.Rio, que começa nesta sexta-feira, 26, e segue até domingo (28). O evento é gratuito e acontece em formato virtual.
A maratona de 42 horas de programação reúne especialistas, mentores e instituições de ensino de todo o Brasil e países de língua portuguesa. Os vencedores da competição serão premiados com até 150 mil reais. Além da premiação em dinheiro, outros benefícios serão oferecidos aos vencedores, como programas de aceleração de startups, bolsas de estudos, produtos exclusivos e viagens ao exterior.
Neste ano, serão apresentados aos participantes desafios com 17 temáticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além do desafio “NASA Master Challenge”. Um desses desafios foi proposto pelo Serpro para promover o empreendedorismo e a invocação, desafiando as equipes a criarem soluções que resolvam problemas em qualquer segmento de mercado.
A empresa de TI do Governo Federal lançou o desafio Id Challenge Serpro Booster aos participantes inscritos na temática “parcerias e meios de implementação”. O objetivo do desafio é desenvolver negócios inovadores e sustentáveis baseados em identificação digital, como plataforma habilitadora de onboard, utilizando as APIs Serpro de validação de dados Datavalid e Biovalid, que constam no programa Serpro Booster para startups. As soluções web ou mobile a serem implementadas poderão impactar em qualquer setor da economia, podendo ser B2B, B2C, B2B2C, B2G2B. O Serpro disponibiliza cinco mentores para auxiliar as equipes e dar todo suporte tecnológico para acesso às APIs da empresa.
*Renata Vilela, especial para a campanha Salve Seus Dados
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