Após emitir uma nota técnica criticando os quatro novos decretos que flexibilizam ainda mais o porte de armas e munições, Jair Bolsonaro bloqueou a especialista em segurança pública Ilona Szabó, dirigente do Instituto Igarapé, no Twitter.
“Impressionante ver como a máquina do ódio é eficiente e está aparelhada para bloquear qualquer contestação à narrativa oficial. Isso só acontece em ditaduras. Já vivemos tempos de exceção”, disse a especialista.
Rápido no gatilho: menos de um minuto após eu publicar nossa nota técnica sobre os novos decretos de descontrole de armas e munições nos comentários do post do presidente, fui bloqueada. Liberdade de expressão e abertura de diálogo como na Venezuela. pic.twitter.com/NGwSWNom6O
— Ilona Szabó 🇧🇷 (@IlonaSzaboC) February 14, 2021
Leia também
Na nota, o Instituto afirma que as novas normas “não só tem efeitos letais para o país que mais mata com armas de fogo no mundo, como reforça possíveis ameaças à democracia e à segurança da coletividade”.
Ilona Szabó diz ainda que o Instituto Igarapé e organizações parceiras recorrerão das medidas trazidas nos decretos. “Somam-se mais de 30 atos normativos publicados nos dois últimos anos. Isso só aumenta a urgência da apreciação das ações sobre a constitucionalidade das medidas do Executivo Federal pelo Supremo Tribunal Federal e da votação dos projetos de decreto legislativo que as suspendem no Congresso. Em um Estado Democrático de Direito não se brinca com a segurança e com o bem-estar da população. As instituições da República precisam dar a prioridade e a atenção imediata que as questões de vida ou morte exigem”.
Dentre as principais mudanças previstas pelos decretos publicados na sexta-feira (12) estão a exclusão de itens da lista de produtos controlados pelo Exército, incluindo projéteis, máquinas e prensas para recarga de munições, carregadores e miras telescópicas. Há ainda permissão para que atiradores e caçadores registrados comprem até 60 e 30 armas, respectivamente, sem necessidade de autorização expressa do Exército.
Outra medida prevê a possibilidade de substituir o laudo de capacidade técnica, exigido pela legislação para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs), por um “atestado de habitualidade” emitido por clubes ou entidades de tiro.
Também está previsto o aumento do limite de compra de armas para os cidadãos, passando de quatro para seis armas, e oito armas para categorias que incluem membros da magistratura, do Ministério Público e os integrantes das polícias penais federal, estadual ou distrital, e os agentes e guardas prisionais.
A publicação dos atos gerou reação de parlamentares. Marcelo Freixo (Psol-RJ) afirmou que “Bolsonaro está criando um arsenal para formar milícias políticas. Além de alimentar a violência e favorecer o crime organizado, o presidente ameaça a democracia. Nós da oposição estamos na luta para derrubar os decretos”.
“Vou apresentar projetos p/ anular os 4 novos decretos de Bolsonaro que ampliam o acesso de civis a armas e munições e afrouxam a fiscalização. Também estou incluindo essas medidas na ADI que já protocolei no STF. O presidente não pode legislar sobre armas via decreto”, completou o deputado.
Perpétua Almeida disse que a bancada do PCdoB vai acionar o STF contra os decretos armamentistas de Bolsonaro.
O Pacote armamentista, c/ os 4 decretos assinados ontem por Bolsonaro, é inconstitucional, ilegal e agride os direitos fundamentais à segurança e à vida, previstos na Constituição. Ultrapassa todos os limites fixados na Lei nº 10.826/2003. E será contestado pelo PCdoB no STF. https://t.co/hOON77gH1T
— Perpétua Almeida (@perpetua_acre) February 13, 2021
Às vésperas do carnaval, Bolsonaro criou uma edição extra do Diário Oficial para publicar 4 decretos que ampliam acesso a armas. É lamentável ver que o governo não tem o mesmo empenho para garantir vacina, que já está acabando no Brasil. Vamos à luta: menos armas, mais vacina!
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) February 13, 2021
Marcelo Ramos (PL-AM), primeiro vice-presidente da Câmara disse que o presidente pode discutir sua pretensão, mas encaminhando PL a Câmara:
Mais grave que o conteúdo dos decretos relacionados a armas editados pelo presidente é o fato de ele exacerbar do seu poder regulamentar e adentrar numa competência que é exclusiva do Pode Legislativo. O presidente pode discutir sua pretensão, mas encaminhando PL a Câmara.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) February 14, 2021
No sábado, o Instituto Sou da Paz também se manifestou. Em comunicado, a entidade diz que a única resposta que o presidente conhece “é liberar armas”. “Não consegue implementar um plano de segurança pública apoiando os estados e as instituições policiais em escala nacional? Publica decreto de armas. Não consegue dinamizar a economia metendo os pés pelas mãos dia sim dia não? Publica decreto de armas. Não consegue criar soluções de escala nacional para as milhões de crianças que estão há um ano quase sem estudar? Publica decreto de armas. Não consegue comprar vacinas de forma coordenada salvando vidas? Publica decreto de armas. Nessa mórbida política de pão e circo, já nos tiraram o pão. Resta ver quem ainda consegue rir”.
> Bolsonaro edita mais quatro medidas para facilitar armamento
Os comentários homofóbicos de “ódio do bem” são um retrato claro da mentalidade opositora.
Continua pagando favores para o Trump, facilitando comprar as fabulosas armas americanas. Lá armas são vendidas no Walmart junto com lanternas, pescaria. Não vejo a hora de exibir pros meus amigos no bar uma cromada.
Essa ”cromada” aí você não precisa do Trump pra nada, compra na mão do ”mano” ”socialmente prejudicado” da sua ”comunidadji”.
A maioria do que vem de Miami vem de forma clandestina, são fuzis de guerra e vai tudo para na mão de bandidos daqui, com a conivência das forças armadas, das polícias estaduais e dos políticos.
Por sorte, que nós temos os Direitos Humanos para nos defender deles.
Nééé?
Financiadores do Instituto Igarapé, da Ilona Szabó: governo do Canadá, embaixada da Austrália, embaixada do Reino Unido, ONU, Claro (Carlos Slim), Google, governo da Noruega, Uber, União Europeia, Open Society (Goerge Soros). Tá lá no site deles.
Precisa falar mais alguma coisa? Essa mulher é um fantoche de governos estrangeiros e de bilionários gringos com agendas ocultas. Está a serviço desses governos e desses bilionários para influir nas nossas políticas nacionais.
É a Popular Ongueira Lobbysta
O bozo quer terceirizar a segurança publica e transformar um pais de “para cada um por si”, ate as milicias terao ainda mais acesso a munição e armas , se alguem ai acha que vai se proteger de bandido com uma arma, nao esqueçam, bandido anda de fuzil e de granada, ele vai enfiar seu revolver no seu rab…. e apertar o gatilho
Sabe a taxa de mortes do velho oeste? 1 para cada 100 mil, FIM e efalou bozo já sabe né, faz amorr com o bumbum.
Eu me lembro, era bem novo, precisei comprar uma arma. Levei meus documentos à loja, escolhi a arma e pronto. Nunca atirei em ninguem, nunca matei. O estatuto do desarmamento é que é inconstitucional. O povo foi contra, no referendo…tem que refrescar a memória de uns, por ai…
Ainnn, e não usou arma e comprou pq então hein???
Melhor ter e não usar e do não ter e precisar, comentário de gente com QI baixo.
Ótima resposta!
Vc deve ser daqueles homens que precisar ter uma arma pra se sentir mais macho.
Quer tentar a sorte Douglas, se quiser combinamos de nos encontramos pessoalmente?Nao tenho medo de homem nenhum, arma é um acessório que iguala as forças, bandido usa e apenas um cidadao de bem armada pode neutralizar essa força.
Repito Douglas é mentecapto.
BUNDA MOLE
Tomou sua mamadeira de piroca hoje?
Não usou em outra pessoa.
Mas pode vir a usar num momento de fúria.
Nem respondo! Melhor. Leia um pouco e que é legítima defesa. Leia o que os regimes nazistas e comunistas fizeram: o cidadão não podia ter armas, mas o regime de cada ideologia matou milhões de pessoas, dos próprios cidadãos e estrangeiros.
De novo esse papo de comunista? Ideologia e sei lá o que? Cara, aqui não é EUA, vcs de direita tem uma obsessão bizarra com americanos.
SEU ANIMAL . NINGUEM COMPRA UMA ARMA COM INTENSAO DE USA-LA
Não precisa gritar, okay? Típico de homem que precisa ter arma pra se sentir macho.
Esse Bozonaro é um castigo que Deus jogou sobre o Brasil, só pode ser isso. Mudar o IR, tributos, comprar vacinas ele não faz, mas arminha ele quer. Ele está seguindo os passos do Trump para armar os apoiadores para caso ele perca em 2022, ele conteste a eleição por fraude e fazer o gado ir às ruas com armas na mão.
Bolsonaro faz jus ao DE Deus. Crápula, intolerante, desdém pelo povo, que quer que seja seu gado. Como Deus é um mero IDEAL, valerá mais quem tem mais poder para ser o “porta-voz de Deus”, segundo conveniẽncias do respectivo poder.
Bostonaro só é “homem” em duas situações: quando está armado (mesmo assim perdeu uma moto e uma arma) ou quando está com homens atrás dele.
Hahaha, acho q quando tem homem atrás dele, ele já não mais o homem kkkkkk.
Atirem nos gomez!
Dá-lhe “gomes”
Fonte: REVISTA PIAUÍ
O número de vítimas de homicídio doloso
em Fortaleza foi de 795 para 1.088. Entre as capitais analisadas, a
cearense foi a que registrou o maior aumento, seguida por Salvador (de
1.000 para 1.104) e São Paulo (de 646 para 700). Os dados comparam as
ocorrências registradas de outubro de 2018 a setembro de 2019 com
aquelas protocoladas de outubro de 2019 a setembro de 2020.
Dá-lhe cabeça chata!
kkkkkkkkkkkkk
Queria saber como é que se faz para bloquear o acesso do crime organizado às armas.
Se alguém souber, eu agradeço.
Isso deveria ser função do exercito, porem esse esta ocupado comendo leite condensado e pintando meio fio
Mas antes eles faziam.
Lembra?
Não tinha apreensão de armas e nem de drogas.
Os aviões da FAB não levavam drogas, só transportavam políticos e ministros e suas famílias. Todos honestíssimos, éramos o 5o PIB do universo, desemprego era zero, todo mundo era classe média.
E o pessoal do exército não gastava nada, os soldados iam de casa com a barriguinha cheia, já que o pobre almoçava 76 vezes por dia.
Era tão bom!
Saudades do homem mais onesto de todoz oz tempoz!