O deputado federal e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB-RS) é o parlamentar que mais difundiu desinformação sobre o novo coronavírus no Twitter desde que a pandemia chegou ao Brasil, segundo levantamento do Radar Aos Fatos.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Osmar Terra tem aparecido na bolsa de apostas para substituir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cuja demissão é dada como certa pelo próprio partido, em função de divergências com o presidente Jair Bolsonaro.
Leia também
Assim como Bolsonaro, Terra também é crítico às medidas de isolamento social, orientação recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e defende o uso da hidroxicloroquina no combate ao novo coronavírus, mesmo sem eficácia científica reconhecida.
A análise considerou os 1.500 tweets sobre o assunto com mais interações (ou seja, retweets e curtidas) publicados por deputados e senadores entre 20 de fevereiro e 8 de abril. No total, foram encontradas 159 postagens com desinformação veiculadas por 22 parlamentares e que somavam cerca de 1,58 milhão de interações no período.
Terra foi responsável por 38 desses posts (23,9%) e 522.485 dessas interações (32,9%). Vale lembrar que o Twitter aplicou uma sanção a um post de Terra que contrariava as orientações sanitárias, na qual ele dizia que a quarentena aumenta o número de casos do coronavírus.
Ao Congresso em Foco, o deputado afirmou, por meio de sua assessoria, que “desinformacão é informação que a mídia não gosta ou não concorda.”
Chama atenção a politização da discussão, com 19 dos 22 parlamentares que publicaram tweets com desinformação sendo da base do governo Bolsonaro (de partidos como PSL, PSC, Republicanos, Podemos, PSD e MDB). Veja abaixo a distribuição:
Oposição também desinforma
Entre a oposição, aparecem no levantamento três deputados do PT: Margarida Salomão (MG), Paulo Pimenta (RS) e Bohn Gass (RS). Duas peças de desinformação tiveram engajamento relevante: a de que Cuba havia desenvolvido uma vacina para o novo coronavírus – o que não aconteceu –, e a de que o presidente americano Donald Trump seria sócio de uma fabricante de hidroxicloroquina. Os conteúdos enganosos foram compartilhados pelos deputados petistas.
Desinformação
No levantamento do Aos Fatos, foram classificadas como desinformação as publicações falsas – como as que afirmam que a eficácia da cloroquina já é comprovada – e também posts que descontextualizam uma informação verdadeira – por exemplo, que comemoram a cura de um paciente que tomou cloroquina, mas não explicam que o medicamento ainda está em fase de testes.
> Senado oficializa perda de mandato da senadora Juíza Selma por caixa dois
Pôxa, desculpem-me pela ignorância.
Mas fazer essas afirmações enganosas, que podem causar mortes, não fere o Código de Ética de Medicina?
A retórica é somente para perguntar se o CRM e o CFM irão fingir que não estão vendo, pra nada fazerem ou olharão para a população e também perguntarão: “E daí??”
Desinformação: Aquilo com o que a redação do Uol não concorda.
Isso aqui é que é Fake News !
Incrivel a desfaçatez destes jornaleiros !
Toma vergonha na cara ! https://uploads.disquscdn.com/images/7bb16da86169a3c72cd4e5624980ebad19f44481d2dbd4e10793eaadcf76ff7f.jpg
Ele é doutor sabe do que tá falando táokey!!!!
Obs.: Contém ironia
#RadarAosFatosMeuZooovoooo
#LevantamentoMeuZooovoooo
E nós devemos dar crédito para este tal Radar ao Fatos? Eu não vejo utilidade alguma neste Radar ao Fatos assim como não vejo utilidade no que eles produzem.
então vá ler outra coisa, dã, tá aqui porque?
É assim que você pensa em crescer intelectualmente? Lendo somente aquilo que concorda? Desta maneira o senhor não desenvolverá seu poder de argumentação e ficará totalmente limitado.
Mas o que é fake news em se tratando de covid19, pois se ninguém sabe nada e todos supõe tudo, os cientistas não tem respostas além do simplista afastamento social, ou lockdown , então qualquer médico pode ter opinião , ou qualquer um pode ter esperança em quaisquer possibilidades, essa de que tudo é igual é certamente uma grande invenção de conveniência, cada rincão é diferente e nós somos plurais , pois estamos em uma posição vertical no planeta
Bem observado.
Fake News então, é dizer que já sabe a cura, mas não sabe, é dizer que quarentena não ajuda nada, o que é mentira, ou que pode sair tranquilo pra trabalhar sem medo, o que é temerário…
Opinião médica, tem que ter embasamento clínico, o cara tem que mostrar relatórios, contabilidade, estatística, médico que tira opinião da rosquinha não serve…
Esperança, todo mundo tem, senão nem fazia pesquisa, agora esperança, significa que está procurando, e não que já encontrou.
Não dá é pra colocar achismo na mesma balança de pesquisa médica e científica.
Desculpe, mas ninguém falou em cura, mas em possibilidade, a OMS não tem respostas e aqui todos estão contra todos e pior contra tudo, então qualquer palpite o seu o meu o do infectologista, ninguém nem na ciência tem a resposta nem próxima da verdade, a Itália fez tudo lockdown e tudo, mas….., o mesmo vale para França e Inglaterra, além da Espanha e dos EUA ,onde tudo é possível, então terror gera só terror sem nenhuma necessidade
Seu comentário poderia ser diferente, “o que não é fake news nesse governo?”
Como sou do NOVO e sei o que vivi durante 45 anos em meios de comunicação a resposta sua também poderia ser muito melhor se fosse.-O QUE NÃO É FAKE NESTES TEMPOS, pois de ambos os lados tem muita mentira
Já passou da hora de trabalhar, os dois governadores que dizem ter pego coronavírus estavam em casa de quarentena, fora muitos casos relatados a respeito
É exatamente por serem governadores e viverem em reuniões, que pegaram, oras, todos eles fizeram reunião com o Bolsonaro, e ele é notório portador, transmissor, e propagador do vírus… Aliás, ele foi lá nos USA e conseguiu a façanha de contaminar a comitiva inteira.
Notório portador? Por que não está internado então?