Deputados do Psol comunicaram à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU), a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O partido denunciou a “descontinuidade de gestão em plena pandemia”, e afirmou que esse “é mais um esforço de Bolsonaro de contrariar as medidas indicadas por autoridades sanitárias nacionais e internacionais no combate e prevenção ao novo coronavírus”.
> Congresso reage à demissão de Mandetta: “Lamentável” e “irresponsável”
Na carta, enviada ao diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, e ao relator especial da ONU sobre direito à saúde, Dainius Purasas, congressistas do partido socialista afirmam que esta é mais uma “mensagem clara de que o presidente não pretende atuar de acordo com as determinações da OMS nem aprender com outras experiências internacionais”.
Leia também
No texto, a bancada reitera o pedido feito em 16 de março à ONU e à OMS para que cobrem explicações do Brasil sobre as ações de Bolsonaro contra a prevenção e combate ao novo coronavírus e que demandem que o governo brasileiro atue em conformidade com as determinações da OMS e as obrigações internacionais às quais o Brasil está submetido.
A líder do Psol, Fernanda Melchionna (RJ), afirmou que Bolsonaro ameaça não só a vida de milhões de brasileiros, mas todo o esforço internacional de controlar a atual pandemia. “Nesta representação chamamos a atenção para a demissão do então ministro da Saúde como uma demonstração de como o presidente Bolsonaro ataca aqueles que seguem as medidas sanitárias recomendadas pela OMS. Estamos diante de um governo criminoso que se opõe permanentemente às medidas necessárias e urgentes e opta por um comportamento anticientífico”, afirmou.
Leia aqui a íntegra do documento enviado à OMS.
Publicidade> Acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo jornalístico premium do país
Porque estão preocupados. A quarentena é se responsabilidade dos Estados e municípios. Então não precisa mais do ministro…
Será que o PSOL tem algum contrato bilionário com o mandetta!
Corretíssimo nosso presidente Bolsonaro
Partido PSOL tivesse preocupado com o povo , Não ficaria apoiando o carnaval e todo mundo sabia do surto desde de janeiro pelo Mundo e mesmo assim deputados lixos do PSOL curtindo o carnaval de rua , Cade a Janira Rocha ?
Esses esquerdopatas são doentes.
Deputados do Psol? kkkkkk. Que credibilidade tem o Psol? Nenhuma. Eles querem derrubar o presidente, não importa de quê maneira. Felizmente, todas as tentativas foram frustadas, devido a fragilidade das acusações. OMS? ONU? Pra que servem estas instituições? A atuação deles parecem de sindicatos, que eu também não vejo utilidade.
Só para o PSOL atrapalhar e conseguir 15 minutos de fama já que não consegue nada via legais. Tudo quer pedir intervenção de alguém STF, ONU, …
O funcionário é do executivo e foi mandado embora por n motivos, incluindo falta de planejamento e insubordinação. O PSOL não gostou? Então sabemos que a decisão foi acertada.
Só o fato de termos um partido bizarro como o PSOL já é algo para questionarmos a saúde da nossa democracia.
Ué, e o princípio da soberania nacional e de auto-determinação dos povos? Só vale pro Maduro?
Na cabeça incoerente deste povo de esquerda, sim.
Petezada sem noção.
Fora Bostanaro…………………
Você é desumano