Congressistas reagiram com pesar ao anúncio da demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde, anunciado na tarde desta quinta-feira (16). Para a maioria das lideranças políticas do Congresso, a decisão de Bolsonaro foi “irresponsável”.
Em nota conjunta, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmaram que “o ministro Luiz Henrique Mandetta foi um verdadeiro guerreiro em prol da saúde pública nesse período em que esteve à frente do Ministério, especialmente no enfrentamento firme
ao Covid-19”.
“A maioria das brasileiras e dos brasileiros espera que o presidente Jair Bolsonaro não tenha demitido Mandetta com o intuito de insistir numa postura que prejudica a necessidade do distanciamento social e estimula um falso conflito entre saúde e economia”, afirmaram Maia e Alcolumbre na nota (Leia a nota na íntegra).
Presidente nacional do Democratas, ACM Neto, prefeito de Salvador, também comentou o assunto.
@lhmandetta sai aplaudido do Ministério da Saúde pq enfrentou a pandemia do coronavírus com equilíbrio, responsabilidade e respaldado pela ciência.
Leia também
— ACM Neto (@acmneto_) April 16, 2020
O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), disse que o ministro foi demitido por seguir a ciência. “Mandetta foi demitido porque não abriu mão de princípios científicos e médicos em nome da saúde do povo brasileiro. Nelson Teich assume o lugar de ministro. Eu vi posicionamento dele pedindo isolamento horizontal para todos. Se ele persistir nesse fundamento vai ter problemas sérios com o presidente Bolsonaro e não vai durar 30 dias no cargo. Ou terá que rasgar seu diploma e terá que contrariar toda a comunidade científica mundial”, afirmou.
> Nelson Teich, novo ministro da Saúde, defende isolamento social contra covid-19
Para o líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), a decisão de Jair Bolsonaro, de demitir o ministro foi irresponsável. “Desde o começo desta crise, Bolsonaro escolheu o caminho da negação e guiou suas decisões pelo achismo, politizando o que deveriam ser ações técnicas com critérios científicos. A demissão de Mandetta não passa de um acerto de contas por parte de um chefe que, no auge de sua mediocridade, não tolera um auxiliar se destacando mais do que ele. Um comportamento irresponsável de quem está mais preocupado com sua reeleição do que em salvar as vidas dos brasileiros.”
O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) afirmou que Bolsonaro foi insensato. “A última coisa que um governante responsável faz durante a pandemia é substituir o ministro da Saúde durante a pandemia. Um movimento insensato e irresponsável. Demora para você organizar um ministério, demora para você redefinir uma equipe técnica de um ministério e durante uma pandemia não há tempo para fazer isso. Ainda mais quando as razões para se fazer isso são razões politiqueiras, são razões eleitorais. Jair Bolsonaro promoveu um processo de fritura pública, colocou assessores do Planalto para destruírem a reputação do ministro Mandetta. Sem sucesso, porque o ministro Mandetta ainda goza de uma aprovação de mais de 70% na população brasileira, pelo seu trabalho, como ele sempre diz, técnico, científico”, afirmou.
Para o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, a decisão de Bolsonaro é lamentável. “Mandetta se tornou alvo de críticas e intrigas dentro do governo nos últimos dias, justamente por estar fazendo um bom trabalho, alinhado à ciência, aos organismos e às autoridades internacionais. O que se espera, neste momento, é que seu substituto mantenha a linha de atuação que os países, na sua grande maioria, estão adotando. Não é possível que o mundo inteiro esteja errado. São vidas que estão em jogo e o esforço para preservá-las deve estar acima de disputas políticas e ideológicas”.
Esse site é claramente esquerdista! Não tem uma única matéria de apoio e incentivo ao Presidente da República! Devem ser amigos do nhonho!
#foitardemandetta
O PRESIDENTE BOLSONARO está corretíssimo. Apenas demorou a demitir o mandetinha. O mandetinha não fez NADA quando era ministro. Só entrevista ao final da tarde para contar os mortos e mandar o povo ficar em casa. PARABÉNS AO PRESIDENTE BOLSONARO DE NOVO!!!!!!
Já estamos cansados de congressistas que lamentam no Twitter mas não fazem efetivamente nada! Nada! Deixam o presidente fazer o que bem entende sem pensar na população. São todos iguais
JÁ VAI TARDE MANETTA.
Eu comecei apoiando o ministro Mandetta. Sempre o julguei uma pessoa séria e digna de credibilidade. Credibilidade que ele perdeu quando deu entrevista para uma emissora que luta de maneira incessante e desonesta para derrubar um governo apenas porque ele não segue a ditadura da esquerda e não aceita passivamento os ditos desta imprensa podre. Mandetta, faltou-lhe tato para ponderar o fator econômico, que é tão importante quanto combater a pandemia. E julgo tolo quem acredita na imparcialidade da OMS.
O DIA,QUE O RABO,ABONOU O CACHORRO! VAIDADE,DO MANDETTA,ERA LATENTE…JOGANDO,E DESPREZANDO,A POLITICA DO GRUPO DO PRESIDENTE..HAJA VISTA:QUE,FOI INTENSAMENTE,O GAROTO DA PROPAGANDA NEGATIVA,DA IMAGEM DO PRESIDENTE…AS LUZES,DA GLOBO…SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO..IMPRENSA ESSA..QUE,É NEFASTA,DA REPUTAÇÃO DO PAÍS;INTERNAMENTE E EXTERNAMENTE! AGORA,FORA DO FOCO DE LUZES…ELE,ASSUMA DE VÊZ,O TRAÍRA,QUE É..DEVIA,SER DEMITIDO,NO PRIMEIRO MOMENTO…O PAÍS.COM AS SUAS MAZELAS…JAMAIS,PODE SER COMPARADO,COM OS PAISES,QUE SÃO DE TEMPERATURA BAIXAS..CRIARAM,UM MONSTRO..QUE,PODE LEVAR O PAÍS,NUMA RECESSÃO..LAMENTAVELMENTE,É UM PARTICIPE,DA CRISE ECONOMICA.QUE,JÁ COMEÇOU!DEMOROU,O PRESIDENTE,TOMAR A DECISÃO..AFINAL,O MANDETTA,É MÉDICO..NÃO,É DE UM CURRICULUM ADMIRÁVEL…OU,É?
CANALHAS FÉTIDOS VIRA LATAS DE PUTEIRO DE 5A VAGAQB UNDOS EXPLORADORES DO BOLSO DO POVO BRASILEIROS VOTEM NULO OU NÃO VOTEM COMO EU FAÇO
com essa foto no perfil tem a cara do ditador Ernesto Geisel por isso e apoiador dono da boiada
GRACIASPELA COMPARAÇÃO MUITO MEORGULHODE PARECER COM UM DOS GRANDES GENERAIS DO EXERCITO APEZAR DE TER SIDO DE OUTRA TB FORÇA SEU CANLAH IMBECIL COVARDE CORRUPRP DE ADESIVO AO PR E ASSEMELHADOS UMVERDADEIRO CANIL DE VIRA LATAS SAFADOS SEM DIGNIDADE VERGONHA NA FUÇA LADRÕES BANDIDOS ETC TUDO QUE NÃO PRESTA LIXO DO LIXO
ignorar esses imbecis dói mais que responder , mas já que estou aqui perguntar não machuca , teria Amarildo coragem para desafiar seu patrão, ou se for patrão aceitar o desafio de um funcionário.? duvido
Agora entendi a razão pelo qual o senhor estava defendendo a ex-esposa do Lulla. O senhor se comporta exatamente como massa de manobra. Ou gado, como quiser.
O presidente Ernesto Geisel considerava bozo um péssimo militar.
Você conseguiu deixar o rebanho bravo. Não tem coisa melhor do que ver o gado nervoso na internet. Posta um som de berrante pra acalmar kkkk