O brasileiro Democracia em Vertigem foi indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário. A produção, distribuída pela Netflix, retrata o processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sob o ponto de vista da diretora Petra Costa. Por isso, sua indicação despertou muitos comentários políticos nas redes sociais, com a oposição comemorando o reconhecimento do Oscar e a direita chamando o documentário de ficção. Veja abaixo o que os políticos disseram.
> Opinião: Democracia em vertigem
A indicação de Democracia em Vertigem, que já vinha se destacando com indicações a outros festinais internacionais de cinema, foi anunciada pelo Oscar na manhã desta segunda-feira (13) e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Em pouco mais de duas horas, foram mais de 236 mil tuítes sobre o Oscar, sendo mais de 26 mil sobre a produção brasileira e mais de 6 mil sobre a diretora Petra Costa.
Leia também
A maior parte desses posts partiu de internautas que parabenizaram o feito da diretora brasileira, que pode ser a primeira mulher latino-americana a ganhar um Oscar, e comemoraram a visibilidade recebida pelo processo que alterou o rumo da política nacional ao tirar Dilma Rousseff do poder em 2016.
Entre esses internautas estão representantes da oposição como o ex-presidente Lula, que chegou a dizer que “a verdade vencerá”. “O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes”, acrescentou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR). Na sua conta oficial, o PT argumentou que o “filme de Petra Costa mostra os bastidores do golpe contra a presidenta Dilma, assim como a prisão arbitrária de Lula e a ascensão de Jair Bolsonaro”.
Veja o que os políticos de oposição falaram sobre a indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar:
PublicidadeParabéns, @petracostal, pela seriedade com que narrou esse importante período de nossa história. Viva o cinema nacional! A verdade vencerá. https://t.co/3gqBpfdZal
— Lula (@LulaOficial) January 13, 2020
Recebemos com alegria a notícia de que Democracia em Vertigem está entre os filmes indicados ao Oscar. O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes. Parabéns @petracostal e equipe. Que venha a estatueta! pic.twitter.com/jFixvFUNNz
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 13, 2020
Democracia em Vertigem, o documentário brilhante dirigido por Petra Costa foi indicado ao Oscar 2020. O mundo inteiro vai poder conhecer o processo de GOLPE que abriu caminho para a serpente do fascismo representada por Bolsonaro e seus cúmplices.
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) January 13, 2020
Democracia em Vertigem mostra o contexto que permitiu a vitória de Bolsonaro em 2018, a ascensão à presidência de um chefe de milícia associado a um juiz corrupto e a procuradores capazes de tudo por fama, dinheiro e poder. A indicação desse filme ao Oscar leva isso ao mundo.
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) January 13, 2020
Grande dia! Democracia em vertigem é indicado ao Oscar 2020 e Petra Costa @petracostal pode se tornar a primeira diretora latino-americana a conquistar o prêmio. ❤️ pic.twitter.com/ipSZAVHJe6
— Manuela (@ManuelaDavila) January 13, 2020
Democracia em Vertigem no Oscar é:
– mais uma vez, o golpe desnudado
– Petra Costa no tapete VERMELHO
– #DilmaNoOscarViva!
— Margarida Salomão (@JFMargarida) January 13, 2020
O golpe vai a Hollywood. Parabéns, @petracostal! https://t.co/lSjgIQQJkT
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 13, 2020
Parabéns @petracostal! O Brasil será muito bem representado no Oscar 2020. O documentário Democracia em Vertigem é um trabalho incrível, necessário, e merece todo reconhecimento possível! Vamos juntos na torcida! #OscarNoms pic.twitter.com/ErNipf1qPz
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) January 13, 2020
Os representantes da direita brasileira não fizeram tantos comentários sobre a indicação da produção brasileira ao Oscar. O ex-presidente Michel Temer (MDB) e o presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, ainda não comentaram o assunto. Os filhos de Bolsonaro também não. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que é aliada da família Bolsonaro, foi uma das poucas a falar sobre o Democracia em Vertigem e limitou-se a dizer que “todo mundo vai perder” com isso. Veja:
Sobre o documentário petista no Oscar, eu não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.#OscarNoms
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) January 13, 2020
Os movimentos cívicos que contribuíram com o impeachment de Dilma, por sua vez, fizeram questão de questionar a veracidade da leitura feita pelo documentário de Petra Costa sobre esse fato. O Movimento Brasil Livre (MBL), que foi um dos principais articuladores do impeachment e recentemente rompeu a aliança com Jair Bolsonaro, por exemplo, chamou a produção de mentirosa.
“Uma farsa gigantesca que ignora milhões de brasileiros que foram às ruas contra o maior escândalo de corrupção da história, acaba de ser indicado ao Oscar”, escreveu o MBL, que lembrou ter feito o próprio filme sobre o impeachment, o Não Vai Ter Golpe. Veja:
Democracia em Vertigem, uma farsa gigantesca que ignora milhões de brasileiros que foram às ruas contra o maior escândalo de corrupção da história, acaba de ser indicado ao Oscar.
— Mov. Brasil Livre (@MBLivre) January 13, 2020
O MBL fez seu próprio filme sobre o impeachment de Dilma, prestigiando você que foi às ruas para construir um Brasil melhor, e não quem estava roubando a nação nos Palácios em Brasília. Assista agora ‘Não Vai ter Golpe’ no iTunes, Youtube, Google Play, NET Now e Looke.
— Mov. Brasil Livre (@MBLivre) January 13, 2020
O Vem pra Rua seguiu o mesmo caminho do MBL, dizendo que a produção “trata-se de uma obra de ficção e não de um documentário”. O movimento ainda ofereceu “um Oscar para cada brasileiro que lutou para derrubar o governo mais corrupto da história”.
Os milhões de pessoas que foram pra rua contra o governo mais corrupto da história e que lutaram pelo impeachment de Dilma Rousseff sabem muito bem que “Democracia em Vertigem” não representa o que aconteceu na época. Trata-se de uma obra de ficção e não de um documentário.
— Vem Pra Rua Brasil (@VemPraRua_br) January 13, 2020
Um Oscar para cada brasileiro que lutou para derrubar o governo mais corrupto da história. O resto é tentativa mau caráter de rescrever a história. pic.twitter.com/S4QxNPtcSQ
— Vem Pra Rua Brasil (@VemPraRua_br) January 13, 2020
O PSDB seguiu o exemplo do MBL e do Vem pra Rua, chamando o documentário sobre o impeachment de ficção e fantasia. Confira:
Parabéns à diretora Petra Costa pela indicação de melhor ficção e fantasia por Democracia em Vertigem.
— PSDB (@PSDBoficial) January 13, 2020
> Bolsonaro veta lei de incentivo ao cinema; deputado quer reverter decisão
> Cristovam faz inventário dos erros da esquerda e do centro que levaram Bolsonaro ao poder
Mesmo que não vença, agrade ou não, só o fato de ter sido indicado já é um grande feito. Vou adorar ver a cara desses “beija-botas” de americanos se o Documentário for escolhido como o melhor entre todos os indicados!
MBL, Vem pra rua e PSDB acharam ruim deste documentário!? Ah tá, preciso dizer mais nada… Se o documentário pegar este Oscar, não sei o que será da vida desses bolsominions!! Prevejo chororôs e dizendo que a premiação está contaminada pelos comunistas e foro de SP!! Com o fim da dedução IR para gastos de empregadas domésticas nem estão preocupados!! Que coisa!!!
E os Minions só tem os vídeos que o veio da Havan produz para publicar no Facebook, os fakes de whatsapp e o documentário falido do MBL. Aos poucos as máscaras vão caindo, logo o Bozo será desmascarado.
A verdade prevalecerá!
1o. que o nove dedos não é político.. é ladrão, é corrupto, é chefe de quadrilha CONDENADO.
2o. que a verdade JÁ VENCEU. Por isso a dentruça terrorista ladra foi chutada e o nove dedos foi condenado e enjaulado..e por isso o pute foi CHUTADO pra sempre do poder
3o. o fato de esta comédia ficção ter sido indicada.. não muda NADA. ABSOLUTAMENTE NADA. Aqui na realidade.. o Brasil CONTINUA e vai continuar pra sempre LIVRE desta corja imunda comandada pelo nove dedos.
O Oscar vale o que? Os políticos valem o que?
Um documentário feito por uma diretora escancaradamente esquerdista, obvio que estará cheio das mentiras que a esquerda atrasada tenta impor a população. Obviamente não será mencionado no documentário as pedaladas da Dilma, seu passado terrorista, tampouco a organização criminosa chefiada pelo Lula que roubou bilhões, a condenação do Lula em três instancias do judiciário, e sua prisão, etc. Então diante disto tudo não passa de um documentário FAKE.
mimimimimi….. Chora bozolandia, chora mais….rs rs rs rs rs rs rs…..
Será que um documentário produzido por um petista cita as pedaladas? E as despesas sem prévia autorização do Congresso? Claro que não! Então trata-se de um fake-documentário!
Pode até ser que a produção do filme tenha sido bem feita, mas sua mensagem é uma mentira. É o PT tentando induzir patranhas ao mundo.
Grande notícia !!! Espero que vença !!!
Mesmo porque, como otimista e esperançoso que sou, creio que SEMPRE a VERDADE prevalecerá sobre a mentira; assim como a LUZ prevalece contra as trevas….
Parabéns a Petra, e a todos os outros… Parabéns aos brasileiros de fato !!!!!
Eu tenho certeza de que vai vencer.. exatamente como o nove dedos venceu o Nobel da paz… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkk
E antes que eu me esqueça.. a LUZ já venceu as trevas.. POR ISSO chutamos o rabo gordo da dentuça terrorista e já enjaulamos o nove dedos.