Wandercy Pugliesi, mais conhecido como professor Wander, lançou sua primeira candidatura a vereador em Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, pelo Partido Liberal (PL). Ele defende o armamento, a família tradicional, o governo de Jair Bolsonaro e o golpe do general Pinochet no Chile. Wander já esteve na mídia em outros momentos. Em 2014, através de um helicóptero, a polícia civil flagrou uma suástica – símbolo nazista – no fundo da piscina de sua propriedade na zona rural de Pomerode, mas ele não foi enquadrado porque não fez apologia ao nazismo publicamente.
Segundo o portal O Tempo, em 1994, o atual candidato teve objetos nazistas apreendidos pela polícia. Depois do episódio, o professor de história declarou que era um admirador da ideologia nazista, mas que todos os objetos faziam parte de uma coleção para estudos. Wander também chegou a dar entrevistas para jornais sobre a sua coleção e admiração pelo movimento de Hitler.Leia também
Formado pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) e pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Wander é segundo tenente do Exército e atua em um Regimento no oeste de Santa Catarina. Além disso, ele leciona em um cursinho preparatório para vestibular.
Em sua página pessoal do Facebook, o professor recebe como apoio de seus seguidores o cumprimento integralista ‘anauê’. Em postagens com o intuito de apoiar o presidente Bolsonaro, alguns seguidores “alertam” que “Bolsonaro é pró Israel”, local que compreende principalmente os judeus, principais alvos do regime nazista.
Sobre a candidatura, em nota, o Partido Liberal informou que “delega autonomia plena aos diretórios estaduais da legenda, inclusive no que diz respeito a escolha de candidatos majoritários, estabelecimento de alianças partidárias e na formulação das listas de candidaturas proporcionais, observadas as exigências da legislação”.
A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o candidato.
PublicidadeDe acordo com a lei 7.716/89, sobre discriminação racial, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
> Orçamento para combate a queimadas em 2021 será menor que nos últimos anos