A Campanha Crie Esse Hábito, iniciada na última segunda-feira (17), reúne o Ministério do Meio Ambiente, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) para orientar os consumidores sobre o descarte correto de embalagens consumidas fora de casa.
Conforme dados do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), os resíduos gerados nas cidades são responsáveis pela emissão de 150 milhões de toneladas de gás carbônico no país. Nisso, inclui-se o descarte inadequado de embalagens. Por isso, a campanha destaca a importância do descarte adequado e o impacto disso no trabalho dos catadores.
Em vídeo educativo, que faz parte da segunda fase da campanha, as organizações explicam de forma didática sobre o descarte consciente de embalagens consumidas fora de casa. Por um mês, o Aeroporto de Brasília irá exibir o material nas telas das esteiras de bagagem, uma ação em homenagem ao Junho Verde. O vídeo também está disponível nos canais digitais do ministério, das associações e no site da campanha.
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Veja o vídeo:
Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e da Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Maluf destaca que a campanha informa sobre o descarte adequado para o consumidor e conscientiza sobre a importância da inclusão socioprodutiva dos catadores.
“Temos feito um trabalho grande no Ministério com a criação de programas para ajudar as cidades a fazer seus planos de ação climática e, tratar sobre resíduos sólidos, sua eficiente gestão e responsabilidades, com uma ação integrada para que essa revolução seja feita em bases sustentáveis, é fundamental. A campanha Crie Esse Hábito é um excelente exemplo dessa união”, aponta o secretário.
Há quase 1 milhão de catadores no país. Eles são responsáveis pelo manejo de mais de 80% dos resíduos coletados de forma voluntária em todo o Brasil. O presidente da Ancat, Roberto Rocha, defende o papel da categoria como base da reciclagem. “Além da atividade fundamental que fazem na coleta e separação de resíduos, os catadores são agentes de conscientização ambiental, por representar esse trabalho no dia a dia das pessoas”, explica.
Uma das maiores usuárias de embalagens recicláveis, a indústria de bebidas não-alcoólicas também reforça a luta pela reciclagem, com ampliação do portfólio do reaproveitamento das embalagens. Segundo a Abir, 100% das latas de alumínio e 57% das garrafas PET são recicladas. Além disso, toda embalagem de vidro é retornável. Há, ainda, empresas que produzem as garrafas com 100% de plástico reciclável.
Para o presidente da associação, Victor Bicca, essa campanha é, para o setor de bebidas não alcoólicas, “motivo de muito orgulho desde a sua primeira edição”, pois esteve alinhada com o tripé de atuação que consiste em informação, inovação e portfólio. “Somos parte da solução e essa parceria diz muito sobre isso, sobre responsabilidades compartilhadas”, complementa.
A importância da campanha também é ressaltada por Roberto Rocha, por estabelecer diálogo entre a sociedade, a indústria, o governo e os catadores. “Essa conexão entre catadores, setor público e iniciativa privada é o que a Ancat acredita para fazer avançar os números da reciclagem e os resultados sociais e a economia circular”, explica.
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