O Palácio do Planalto confirmou na noite dessa segunda-feira (26) que o governo brasileiro vai recusar a ajuda de US$ 20 milhões, equivalentes a R$ 83 milhões, oferecida pelo grupo que reúne as sete nações mais ricas do mundo, o G7. O envio da ajuda emergencial para o combate às queimadas na Amazônia foi aprovado pela cúpula do grupo, que se reuniu no fim de semana na França. A recusa foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
>Governo defende soberania brasileira na Amazônia em resposta a Macron
No entanto, ao ser questionado sobre a rejeição na manhã desta terça-feira (27), ao sair do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro falou que o tema ainda está em aberto e que depende de um pedido de desculpas do presidente da França, Emmanuel Macron.
“Eu falei isso [que recusaria]? O presidente Jair Bolsonaro falou? Primeiramente, o senhor Macron deve retirar os insultos que ele fez à minha pessoa, primeiro me chamou de mentiroso, e depois, pelas informações que eu tive, que disse que a nossa soberania está em aberto, então, para conversar, ou aceitar qualquer coisa da França, que seja das melhores intenções possíveis, ele vai ter de retirar essas palavras e daí a gente pode conversar”, argumentou o presidente brasileiro.
Horas antes de o Palácio do Planalto confirmar a recusa, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que os recursos seriam bem-vindos. “Quem vai decidir como usar recursos para o Brasil é o povo brasileiro e o governo brasileiro. De qualquer forma, a ajuda é sempre bem-vinda”, comentou, ao participar de evento promovido pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi), nessa segunda-feira (26).
No final de semana, Salles havia feito menção à falta de recursos da União e dos estados, quando visitou o Centro de Operações Conjuntas instalado no Ministério da Defesa para coordenar as ações contra as queimadas. “Todos os entes federativos, não só a União, enfrentam já há algum tempo sérias restrições orçamentárias, portanto as atividades correlatas precisam ser feitas de maneira eficiente para que os recursos empregados tenham resposta na proporção daquilo que é empregado”, afirmou no sábado.
PublicidadeO ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também confirmou a rejeição da oferta de ajuda ao jornalista Gerson Camarotti, na noite de ontem. “Agradecemos, mas talvez esses recursos sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. O Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio em uma igreja que é um patrimônio da humanidade e quer ensinar o quê para nosso país? Ele tem muito o que cuidar em casa e nas colônias francesas”, disse Onyx ao blog.
*Com informações da Agência Brasil
>Deputados discutem projetos de combate ao desmatamento na Amazônia
É FAKE NIUS É FAKE NIUS ELE RECUOU QUER DIZER DESMENTIU KJKJKJJKJJK
Fala sério, esse cara não deve ter cérebro.
A França é uma tragédia se tratando de governo, o Brasil é o mesmo caso. Não existe nenhum vencedor nessa disputa de egos e interesses. As pessoas estão ensandecidas demais, a razão se tornou um mito da humanidade, a bizarrice corre solta pelos jornais e internet desse mundão perdido.
Um Pais estrangeiro declara pelas palavras do seu Presidente que parte do territorio brasileiro pode ser alvo de disputa internacional. Não tem preço, menos ainda 20,00 mil/$
Fiasco nas relações internacionais, na gestão ambiental, na gestão da educação, na moralidade, na economia, nos direitos humanos… até agora só atacou direitos previdênciários e trabalhistas. O saldo é MTO RUIM!
esse lixonaro se acha mesmo? primeiro critica publicamente a ajuda feita pela frança mandando ela refloresta seu pais, depois critica a mulher do cara, agora manda o mesmo pedir desculpas pra ele aceitar a ajuda!! parece aquela criança que é dono da bola, que quando perde o jogo fica todo nervoso e pega a bola e vai embora. esse cara é ridiculo de mais. mimado
Kkkkkkk! Faz-me rir bozo!!!!
Quem falou que o desmatamento da Amazônia era mentira foi o Bolsonaro e quem ofereceu a Amazônia para os americanos (Trump) foi o Bolsonaro. Não é o Macron que precisa pedir desculpas, mas o Bolsonaro aos brasileiros.
Estou em um universo paralelo, onde nada faz sentido algum.
Como a operação frajola da bandidagem vermelhinha, junto com a midia tosca e enlameada e mais o macron deram errada, a choradeira dos incompetentes é muito grande. Parabens Bolsonaro por não vender a soberania brasileira.
Joooooooorge, quer chicrete?
Sabem de uma coisa: é muito, mas muito engraçado mesmo um sujeito que bateu continências para a bandeira de uma outra nação, falar algo sobre “soberania brasileira”. É verdadeiramente hilário.
Estamos numa debiloicracria haha
Imagina vc chega no estacionamento e o mendigo te pede um trocado por “cuidar” do seu carro.
— Toma aqui 5 reais, mas vê se não gasta com cachaça
— O quê? Não quero mais seu dinheiro. Quem é vc pra dar lição de moral? Agora só pego essa grana se vc me pedir desculpas
Só pra constar, a Catedral dos caras pegou fogo justamente porque estavam em obras de restauração. Bem diferente do nosso Museu Nacional, que pegou fogo justamente por não ter grana nem pra trocar um interruptor.
nossa velho eles falam umas coisas muito sem nexo, tipo fica tao desesperados com a situaçao, que falam o que vem na mente, nada ver catedral com floresta!!!
Eles fazem esse discurso de cachorro louco pq sabem que sempre haverá imbecis que vão acreditar nessa ladainha de invasão, nacionalismo, etc .
Quem ofereceu a floresta pra ser explorada por madereiros e garimpeiros foi o próprio imbecil-mor. Aliás, foi ele que entregou o território brasileiro para que os gringos explorem a base de Alcântara e ofereceu Rondônia para base militar em possível invasão da Amazônia.
Repito. Falam essas pq sabem que sempre vai aparecer outro abestado para defendê-los.
Logo aparece um por aqui.
“…foi ele que entregou o território brasileiro para que os gringos explorem a base de Alcântara …”
E ainda tem o fato, é F-A-T-O, do governo se omitir sobre a grilagem de terras da União na Amazônia. Ou seja, as terras que são da União passam para as mãos de particulares sem que haja compensações financeiras. Um roubo, em outras palavras, e o povo é que paga.
kkkkkkkkk esse bossionáro é uma piada de muito mau gosto. Interditem esse cara já|! É completamente maluco
Esse mentecapto acha que todo mundo é gado dele?
Parabéns ao cidadão de bem” que elegeu essa abominação para a Presidência da República.