Congresso em Foco

[fotografo] Reprodução [/fotografo]

Teto de gastos deixará mais de 90 mil sem bolsa de pós-graduação, diz Capes

02.08.2018 17:46 4

Publicidade

4 respostas para “Teto de gastos deixará mais de 90 mil sem bolsa de pós-graduação, diz Capes”

  1. Nestor Oliveira disse:

    Esta matéria parece ser um achado de reportagem, algo momentoso de que podem se orgulhar os jornalistas de campo – algo como uma espécie de “o homem mordeu o cachorro”…Fábio Gois é um sujeito valoroso, tem muitos méritos. Mas na dicotomia de Millôr Fernandes, não esconde sua afinidade com um mero ‘press release”, embora se apresente como jornalismo ‘contra o poder’. (A matéria saiu agora à tarde em todos os meios), Pretender tanta repercussão para a escassez de recursos para bolsas de estudos e pesquisa de pós-graduação, apontando a culpa para a EC do teto de gastos pode não ser fake, o que de fato não é; mas para qualquer sujeito com o mínimo de senso crítico, que venha acompanhando as vicissitudes da crise fiscal, francamente: não passa de ‘press release’ não oficial, mas encomendado por um grupo de interesse que tem imenso poder e influência (“capital simbólico”, se chama). Como pode o jornalismo querer nos sugestionar ou mover ‘comprando a briga’ de corporações de pós-graduação e pesquisa, num ambiente intoxicado, conspurcado por carência agudas, trágicas mesmo, no tocante a recursos para saúde e educação, para ficar somente nestas? Como o jornalismo, com todo o respeito ao C&F, pode ter o desplante de dar destaque a um segmento como esses, quando faltam dentaduras, medicamentos, tiras para medicação de glicemia, gaze, esparadrapo, material de higiene nos hospitais; quando as filas para consulta e cirurgia no SUS são absolutamente desrespeitosas… Ora, querer esgrimir as carências estilosas da pós-graduação num país de 13 milhões de desempregados e outros tantos subempregados, ora, seria simplesmente patético se não beirasse o ridículo… Na verdade, se essa fosse a carência realmente importante, muito dificilmente se arregimentaria apoio necessário para contra-arrestar os objetivos da famigerada PEC… Politicamente, prefiro os jornalecos que esbravejam, para o Datena, nas portas dos pronto-socorros…

    • Congresso em Foco disse:

      Agradecemos pela crítica, Nestor, e pela ponderação com que ela é feita. Jornalismo online, para além das discussões sobre press release, sempre demanda o delicado exercício da combinação entre clareza, correção, responsabilidade e agilidade – sem que, em razão disso, o erro seja facilmente aceitável. Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Newsletter Farol Político

Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder

assine

Receba notícias também via