Congresso em Foco

Jovens preferem carreira pública ao empreendedorismo

15.08.2015 10:00 2

Publicidade

2 respostas para “Jovens preferem carreira pública ao empreendedorismo”

  1. Ronaldo santos cardeal disse:

    De uma visão puramente individual, para aqueles que não dispõem de alguma coragem para encarar o mercado como empreendedores, sim, ter o governo como patrão vale muito a pena! Mas de uma visão macro, de uma visão desenvolvimentista do país, essa procura crescente de jovens pelo serviço público decerto é algo preocupante. Tem gente que faria um bem muito maior à coletividade se pudesse se ativar naquilo que realmente sabe fazer, ou do que gosta. Infelizmente, neste ponto, o mercado brasileiro tb não ajuda. Tenho colegas tão competentes, com uma forte formação acadêmica e profissional, mas que por não encontrarem empregos minimamente razoáveis, acabam por seguir os caminhos do serviço público, em função do maior salário e da estabilidade. Neste caso, o SP se torna uma falta de opção e não exatamente uma opção.
    Por outro lado, sobre essa injeção de juventude nos quadros da administração, ainda demoro em ver os pontos positivos por algo que já explico. Como já disse, tem mta gente competentíssima e cm sólida formação ingressando no SP (e, em alguns casos, com boa experiência de mercado tb). Todavia, ainda vejo como gargalo o fato de a administração pública não saber aproveitar essas “cabecinhas”. Muitas vezes, o indivíduo tem um excelente know how, passa num concurso dificílimo, mas na prática é alocado em tarefas de média a baixa complexidade (o mais comum). Então, enquanto não houver mecanismos de tornar o serviço público mais eficiente na prática, com algumas experiências de gestão por desempenho ou por competências, o Estado ainda patinará, ainda que admita as melhores cabeças.

  2. Roberto Wolf disse:

    Com esta realidade seremos um Pais desenvolvido plenamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via