A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) vai apresentar nesta terça-feira (28) uma proposta de reforma tributária voltada para taxação de grandes fortunas. Leia a íntegra no final do texto.
O estudo denominado “Tributar os super-ricos para reconstruir o país” foi desenvolvido em conjunto pela Fenafisco, Associacao Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e Instituto de Justiça Fiscal. A coordenação técnica coube ao professor de Economia da Unicamp, Eduardo Fagnani, com propostas para modificar o sistema tributário nacional.
> Bernard Appy: PL de Guedes pode desviar atenção de reforma tributária ampla
O documento apresenta oito projetos que isentam os mais pobres e as pequenas empresas; fortalecem estados e municípios na repartição do bolo tributário e taxam as altas rendas e o grande patrimônio, onerando apenas os 0,3% dos mais ricos.
Leia também
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
Leia a íntegra.
Publicidade> Governo quer apresentar restante da reforma tributária em agosto
Taxar grandes, médias ou pequenas fortunas é de uma estupidez quase suicida. Aumenta a insegurança jurídica ao investimento e foi o passo inicial de todos os países miserabilizados pelo socialismo, seja ele de que tipo for. O objetivo tributário correto é a taxação sobre a renda, que nada mais é do que o lucro da operação capitalista. Taxar o capital tanto financeiro (investimentos) quanto humano (remuneração do trabalho) é fazer uma galinhada com a ‘galinha dos ovos de ouro’… Todo aquele que tem lucro não há de considerar um absurdo abrir mão de uma fatia desse lucro para fazer funcionar a estrutura de país que lhe permite obter tal lucro. Por outro lado, quanto maior for o lucro das empresas, maior será a remuneração dos seus empregados e maior será a fatia tributária que o governo pode arrecadar.
Os “Jênios” querem acabar com a capacidade e direito das pessoas em investirem na abertura e construção de empresas que irão gerar mais empregos…