Congresso em Foco

Sede do Banco Central em Brasília[fotografo]Reprodução[/fotografo]

Calote de bancos socorridos por FHC é sete vezes maior que o total recuperado pela Lava Jato

15.10.2019 08:09 176

176 respostas para “Calote de bancos socorridos por FHC é sete vezes maior que o total recuperado pela Lava Jato”

  1. Fernando Luis disse:

    Agora, que vocês vêm com essa notícia? Na época não ficaram calados? A Lava Jato não veio para acabar com a corrupção, a intenção é outra. Diga-me, por que Aécio Neves e outros corruptos do PSDB continuam soltos? O fato é que os irresponsáveis do Brasil elegeram o que de pior existe. E o laranjal do PSL, que elegeu Bozo e outras figuras corruptas? Cadê o Queiroz?

  2. Kratos - A Força da Direita disse:

    Eu não imaginava assistir em minha vida um brasileiro idolatrar , ladrão , corrupto, assassino etc e ao mesmo tempo criminalizar e destilar seu odio àquele povo que veio da europa , do oriente etc… e sobrevivendo a guerra construiu muito desse país maravilhoso… Esses imigrantes geraram e distribuíram riquezas , formaram suas familias e muitos deles que hoje formam a classe media , sao atacados impiedosamente por esses ruminantes seres de esquerda.. Enquanto no Brasil esse tipo de ser deploravel nao conseguiremos nada …

  3. Luiz Gonzaga disse:

    Este é o fhc que o jagunço da justiça poupou das investigações????

  4. simpson bonner disse:

    A Lava a Jato recuperou 3.8 bilhões de reais??????
    Só para não ser processada pela justiça americana a Petrobras teve que pagar 1.5 bilhões de dolares ou 6 BILHÕES DE REAIS mais o acordo para indenizar os acionistas que compraram ações da Petrobras na bolsa de Nova York foram mais 4.5 bilhões de dolares ou 18 BILHÕES de reais é o “lavajatismo militante” da mídia esconde esse rombo que Miro é dalagnol fizeram aos cofres da petroleira, maior que a roubalheira

  5. Daniel Silva disse:

    Quais seriam as consequências se o governo deixassem os bancos quebrarem? Acho que seriam irreparáveis! E o valor de 28 Bilhões é o Valor atualizado? Se nem o principal eles pagaram vão pagar juros e atualização monetária? É Dinheiro perdido a divida deve ser extinta já que na constituição ninguém poder ter penalidade perpétua!

  6. Ariel disse:

    Mas e o PT ? E o Lula?

  7. Danilo Grespan disse:

    Se o que 2 bancos devem à União é o mesmo que a Lava Jato recuperou, imagine então o montante que os países comunistas, que prometeram pagar os empréstimos que a petezada fez com nosso dinheiro, ainda nos devem… (e não vão pagar)

  8. mauricio disse:

    Nada foi recuperado devido governo e banqueiros estarem de mãos dadas para saquear o país. certo FHC ?

  9. Luis Magri disse:

    O PROER nao usou dinheiro publico esta reportagem e´ omissa. Pior o dinheiro que foi pra CUba ,Venezuela ,Angola etc que virou po e este sim e´ dinheiro publico Sr Fruet

  10. Régis disse:

    E os donos dos bancos ficaram pobres?

  11. Evandro disse:

    É muito engraçado mas com esse papinho repetitivo do PT pelos pobres e pelos pobres , esses são os primeiros a serem rapelados …. O pai de um grande amigo juntou economias a vida inteira para comprar sua casinha pelo Bancoop e foi sacaneado perdendo tudo.. Tambem tiveram coragem de montar um grande esquema de tomar $$ até de aposentados .. O eleitor petista ou é desinformado ,ou mal intencionado pois dá apoio à esse delito que deveria ser tipificado como hediondo ..

    • Werde Gomes disse:

      E os milhões de cidadãos que foram pesados na época da ditadura nos escândalos da Harpa, Coroa Brastel, e posteriormente com a quebra do Comuns, Auxiliar, Econômico, Bamerindus, Nacional etc? E vc aí falando de Bancoop? E do tipo que fica indignado com o “tripeques” enquanto a casa do Paulo Preto no Guarujá vale várias vezes o “tripeques”. Indignação SELETIVA?

  12. Surfista Trabalhador disse:

    Salvam os bancos com o NOSSO dinheiro e suor e o que eles dão em troca? 15% de juros ao mês no cheque especial…esse povo merece….

  13. Surfista Trabalhador disse:

    Esse é o bom e velho liberalismo. Estado máximo para mim e mínimo para os outros.

    Bolsa família é esmola…mas dar centenas de bilhões para bancos é pra salvar o país. Nem levo mais a sério esses hipócritas.

  14. Marcelo Martins disse:

    Muita gente hoje critica o Proer mas se o governo federal não tivesse feito o que fez na época, muitos correntistas teriam perdido toda as suas economias que estavam nesses bancos falidos! E depois culpariam o governo por não ter feito nada!
    É sempre assim!
    O que eu acho errado foi o governo ter vendido somente a parte boa desses bancos falidos para os outros bancos. Quem comprassem tudo, a parte boa e a parte ruim! Agora o governo está com esses abacaxis na mão!
    Mas o pior mesmo foi os governos petistas terem emprestado bilhões para Cuba, Venezuela e outros países africanos, dando como garantia de fiança, o próprio governo. Ou seja, eu empresto, e se o cara não pagar, a garantia sou eu mesmo! Ridículo isso!
    O BNDES emprestou o dinheiro, não está recebendo as parcelas desses países caloteiros, e o governo federal é o fiador disso tudo! Só por essas operações de empréstimo, de altíssimo risco, Lula, Dilma, Guido Mantega e mais todo mundo envolvido nisso merecem 30 anos de cadeia!!!
    Isso sim é um crime de lesa pátria!

    • Surfista Trabalhador disse:

      Não é simples.assim….quantas pessoas foram presas? Zero. Quantos bancos fraudaram?…

      Só na cabeça de um minion é simples um troço desse.

  15. Rodrigues disse:

    Com todas as lambanças perpetradas pelos “governos” PT, PMDB, PSDB e base de sustentação deste sistema tão perverso, FHC e companhia insiste ainda em se manifestar e, por certo vai continuar mesmo sem “calar a boca” como se tivesse autoridade para criticar quem quer que seja. Será que alguém tem dúvida de que, aquele que um dia foi chamado de príncipe dos sociólogos sempre foi na verdade um sapo. Na sua época, houve quem asseverasse que tudo o que ele ensinou nas universidades, ele desaprendeu. Ele teve a coragem de dizer que não conhecia Bolsonaro. Será que vivia/vive em outro planeta?

  16. Honneur Monção disse:

    FHC sabe o mal que fez e, se deixarem, fará pior ainda. É o velho comunistão sem causa, disfarçado de gente boa. Aguardo, ansiosamente, o dia em que poderei comemorar sua chegada ao reino de Satanás…

  17. Yankee Doodle Dandy disse:

    Esses 2 bancos não foram ajudados pelo governo FHC. FORAM FECHADOS. O governo federal assumiu o passivo porque senão todo o sistema financeiro iria quebrar. Nós EUA o banco Lemman quebrou e o governo deixou quebrar. Depois, vendo a besteira que fez teve de gastar mais de 750 bilhões de dólares pra salvar o sistema financeiro que estava entrando em colapso.

  18. AracnotroN disse:

    Há vários anos falei que o FHC foi o maior arrombador da economia nacional.
    Ok! Ele fez a URV e que se transformou em REAL. Mas para isso, teve que privatizar (leia o livro Privataria Tucana) e dar aporte absurdo aos Bancos que deram verdadeiro calote.
    No Brasil, os apadrinhados sempre saem na vantagem.
    O REAL está ali segurando a inflação, mas ao equiparar ao dólar e para o Banco Central manter essa valorização (e assim segurar o aumento medonho dos preços mensais), o custo foi alto, gerando uma dívida pública estratosférica.
    O buraco é mais embaixo.
    Basta ver por quanto foram privatizadas as grandes empresas, como a Vale.
    Mas como o MP e Justiça adoram os Tucanos, estão aí até hoje… viva o Brasil.

  19. carlos rodrigues dos santos disse:

    REGISTRE-SE , O PLANO REAL, FOI IMPLEMENTADO NO GOVERNO , PRESIDENTE SR. ITAMAR FRANCO, E, O MINISTRO DA FAZENDA , A FRENTE DO PROCESSO, SR. RUBENS RÍCUPERO, CAIU NO GOVERNO PORQUE FOI FLAFRADO PELA ANTENA PARABÓLICA , FALANDO SOBRE O PLANO REAL ” O QUE É BOM AGENTE FATURA ,O QUE É RUIM JOGA-SE FORA” , HOJE PARABÓLICA NÃO FUNCIONA MAIS, E NÃO CAIU , UM SENADOR GRAVADO PEDINDO PROPINA , E PROPINA DEVIDAMENTE LOCALIZADA E APREENDIDA, AO MESMO TEMPO UM PRESIDENTE OUVIDO EM ESCUTA AUTORIZADA , LEGAL, TAMBEM EM FLAGRANTE DELITO, NEM GOSTO DE LEMBRAR DO DEPUTADO ASSESSOR DO PRESIDENTE NAQUELA IMAGEM GROTESCA, CORRENDO E SENDO FILMADO COM UMA MALA DE DINHEIRO. TAMBÉM , FILMADO COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. DAÍ NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA, NEM LUGAR PRA CONSTRUIR TANTOS PRESÍDIOS QUANTO NECESSÁRIOS.

  20. carlos rodrigues dos santos disse:

    O que esperar para nossos filhos , netos e futuras gerações , o sistema é podre , corroído , assaltantes de bancos. em confronto com as policias, e assaltantes de bcos. e do povo , de gravata soltos e viram doutores, pior não ha muita esperança quando vemos governador entregando medalhas para soldados , por bravura contra bandidos , presidente, governador e prefeito em formatura de cadetes. Nunca os vi , na formatura de professores, visitando ou entregando medalhas para os professores por meritos, que formam cidadãos , que forjam o futuro da nação , com uma caixa de giz, e uma abnegada força superior para ajudar nossos filhos a terem oportunidades no futuro . Ontem tive um fio de esperança quando assisti a uma deputada novinha , com todo respeito, Tabata amaral, no programa Roda viva , dando uma sentença, só ha futuro neste PAÍS , PELA EDUCAÇÃO..

  21. Fernando Alecrim disse:

    A manchete da matéria dá a ideia de que houve prejuízo no socorro aos bancos pelo PROER, criado pelo Ministro da Fazenda Pedro Malan, com o auxílio de sua competente equipe econômica, cujo Programa PROER foi elogiadíssimo no mundo inteiro. Nunca houve esse tal prejuízo (diferente dos desvios do Mensalão e do Petrolão). O dinheiro usado pra auxiliar os bancos em dificuldades retornaram ao sistema financeiro, seja pelos juros pagos pelos empréstimos do PROER a quem adquiriu estes bancos, seja pela manutenção da saúde financeira do sistema bancário, evitando-se o calote de milhões de depositantes e devedores, que apesar de saberem que seu banco estava quebrado se sentiram garantidos e dormiram tranquilos, sem fazerem a chamada “corrida aos bancos”, em que todo mundo corre pra sacar seu dinheiro da conta primeiro e com isso muitas vezes concretizam a falência da sua instituição bancária, ou, no limite, de todo o sistema financeiro. Será que a jornalista que assina a matéria já ouviu falar em “multiplicador bancário”? O fato é que pra escrever sobre crise bancária tem que entender tecnicamente do assunto. Então, eu sugiro que os jornalistas candidatos à seção de Economia leiam sobre multiplicador bancário, necessidade de ajuda do BACEN a bancos em dificuldades, a diminuição nos depósitos compulsórios pra aumentar a liquidez bancária, etc. em livros de Macroeconomia como aquele dos dois grandes professores do M.I.T. nos anos 90, Rudiger Dornbusch e Stanley Fischer, da editora McGraw-Hill. Dois grandes mestres que estudaram de perto o “Brazillian Case” (a crise bancária que levou ao PROER).

    • Surfista Trabalhador disse:

      Você é banqueiro? Não né? Então te orienta. Cada banco salvo devia trazer retorno ao país, e não cobrar 13% ao mês de juros.

  22. Julio Santos disse:

    lamentável, FHC além de colocar o Gilmar Mendes no STF, ainda pegou o dinheiro do povo para dar a banqueiros, e o sujeito ainda tem a coragem de ficar na imprensa criticando outros presidentes, deveria primeiro olhar para seu umbigo.

  23. Ivan disse:

    Já aviso que não sou direita e nem esquerda, mas que porcaria de comparação entre recuperação de bancos com força tarefa da lava jato, se não tem notícia forte não publica nada ou apenas passa a informação sobre o calote.

    • Surfista Trabalhador disse:

      Não sou nem de direita nem de esquerda, mas tem muito cabimento a comparação, já que dizem que a LJ apurou o maior escândalo de corrupção da história…

  24. Fábio disse:

    E tudo vai continuar como está. Guedes e o atual governo foram eleitos para proteger o interesse dos bancos. Nada de cobrar dívidas antigas ou aumentar a tributação sobre o lucro. Que o povo pague toda conta da crise

  25. carlos rodrigues dos santos disse:

    Meu Deus, já não me lembrava de tantos descasos e descalabros no setor financeiro, Pois Bem , lembro bem do Bco. Nacional, acreditem o Governo Liquidou o Bco.Nacional,mas as agencias todas , a parte boa, virou Unibanco. sei por que tinha algumas ações do Bco. Nacional, procurei informações no Bco. Central, e a informação me foi passada com maior descaso. mesmo assim não me lembrava de tantas perdas no sistema financeiro, me causa , até ânsia de vômito, quando lembro de casos mais recentes , os do Banco Votorantim , de um pequeno grupo nacional, que vendeu 48% de suas ações para o Bco. do Brasil , cinco dias depois pelo mesmo valor adquiriu a Aracruz papel e celulose. mas sempre ha coisas piores , ai me lembro do Bco. Panamericano, daquele senhor que joga aviaozinho na TV. pois é , vendeu 48% do Bco. para a Caixa econômica federal, um bco. que todo sistema financeiro se negou a comprar quando colocou auditoria la dentro, aí pela primeira vez percebi que se faria alguma justiça , quando bloquearam todos os bens do Grupo do Sr. Aviãozinho, mas de repente e visita o ex presidente , hoje residente em Curitiba , na PF, e logo , surgiu um acordo , ai entrou o Proer, o outro apelido qualquer e surge do nada o BTG PATUAL, e se utilizando do credito do fundo dos bcos. desembolsou , melhor adquiriu um passivo de 400 ,milhões , enfim virou sócio da Caixa econômica federal, no remanescente banco. e negocio feito liberou todo o patrimônio , do grupo do Bau., que trocou a o pipa do vovô não sobe mais, e passou a jogar aviãozinho de 100 na tv. , e perfumar nossas tvs, todos os dias coma Jequiti, nosso País não tem respeito, a dignidade do brasileiro foi pra lata do lixo.

  26. Paulé disse:

    Uma das matérias mas sóbrias e assertivas que leio do GFSP UOL, parabéns à Jornalista Marina Barbosa, apesar de dolorido, nos informa. Uma dica os políticos disputam a polarização e não vem pra cima do meu voto ou de caras como eu, não me rendo à escoria tucana, muito menos ao PT e agora ao PSL. A politica tupiniquim vem sangrando a Nação ha 30 anos, começa com o Sarney, passa pelo Collor, depois FHC que se criou com o plano do Itamar Franco e culmina com o impendimento da Dilma. Os políticos confundem dinheiro do contribuinte com dinheiro de ninguem, aliam tudo à ineficiência e ma gestão, com ‘tratos’ …veja as escolas publicas, a saúde, e a própria maquina gelatinosa, pesada, emperrada do Governo em todos os espectros, Federal, Estad e Munic. até quando teremos que suportar isso. ?

  27. patriota de aço disse:

    A direita é assim, acham um absurdo dar 80 reais para uma mãe alimentar seu filho, mas dar bilhões aos bancos e não cobrá-los não tem problema, estão salvando os sofridos empresários milionários donos do capital, são uma piada mesmo!!!

  28. Henrique Fontana disse:

    Bolsonaro está acabando com a farra bancária, NEGOU empr´stimo do BNDE para Itau e Bradesco com juros de 5.5% ano, aí usam este crédito para te emprestar com juros mais alto, cheque especial, emprestimo pessoal etc…

  29. Henrique Fontana disse:

    Banco Nacional QUEBROU, esquece recuperar, o banco economico pagou 12b e parcelou 7b em 180x, estão pagando.
    Gustavo Fruet chamando atenção um caso que não tem o que fazer, só quer chamar a atenção, pilantragem, Fruet foi o pior prefeito de todos os tempo de Curitiba fez 1 mandato só, foi escorraçado da prefeitura e agora é dep fed. a cada ano pior.

  30. Sim Senhor disse:

    E acho que deve ser umas 10 vezes menor que os empréstimos feitos a outras nações a juros de 3,1%ou a banqueiros a 4%… o desvio é irrecuperável….

  31. Joao Melo disse:

    Os grandes bancos, seja como instituições financeiras ou fundos de investimento, detém hoje 47,5% da dívida pública em suas mãos! Quase metade de todo o estoque da dívida está nas mãos de bancos privados e instituições financeiras imperialistas que querem sugar para si as riquezas nacionais.

  32. Joao Melo disse:

    Agora dizem que foi Dona Maria, aposentada, que quebrou a previdência. O empresários salafrário apoiados por políticos idem, foram os responsáveis pela CAOS que hoje estamos passando, claro, que o PT com seus correligionários bandidos jogaram a última pá de cal.

  33. Joao Melo disse:

    Desejaria saber qual foi a porcentagem que o PSDB recebeu nas transações de ajuda aos bancos privados.

  34. Dura_Realidade disse:

    Então levou décadas de dívidas e juros de empresas para com a União para equipararmos com oque o Lula e o PT assaltou dos nossos cofres com corrupção…
    Realmente, o Petrolão não era para iniciantes…

    • Werde Gomes disse:

      Será por isto que durante os Governos do PT o Brasil atingiu o mais alto patamar Econômico e de respeito na sua história ? Até por isto foi vítima da guerra econômica imposta pelos Eua que patrocinou o golpe de Estado através da espionagem e do conluio com a gangue lavajatista entreguista.

  35. Sergio Cides disse:

    A maior piada é o tal “jornalismo independente”. Jornais foram criados para defender pontos de vista do dono. No tempo do império tínhamos jornais republicanos e monarquistas, abolicionistas e escravagistas, etc. Nas democracias, os jornais defendem as posições políticas/sociais do dono. Nas ditaduras (de esquerda e de direita) os jornais só publicam o que o Grande Líder permite… Portanto esse negócio de jornalismo “imparcial/’ ou “independente” é conversa mole.

  36. Hipolito Herrera disse:

    Pelo que me lembro uma das diretoras do Banco Nacional era parente do FHC.

  37. RENATO LADEIA disse:

    Essa história dos bancos não pode ser contada como uma simples corrupção. Na realidade os bancos estavam quebrados, pois habituados com uma inflação ou melhor hiperinflação, quebraram quando passamos a ter índices civilizados de aumentos de preços. O que fazer? Deixar os bancos quebrarem e deixar a economia entrar em colapso? Isso mesmo. Os bancos quebrariam um atrás do outro e desacreditariam o sistema. O povo todo iria retirar suas economias e não haveria dinheiro. Além disso, muitas empresas e pessoas físicas perderiam suas economias de uma hora para outra. Quando apresentaram uma proposta para acabar com a inflação para o Tancredo Neves, ele descartou, pois ficou com medo da quebradeira dos bancos. Enfim, as coisas não são como parecem.

    • Werde Gomes disse:

      Não são só os bancos que tinham que quebrar, mas sim, TODO o sistema financeiro parasitário e apátrida baseado na extorsão do trabalhador PRODUTIVO através dos juros e da especulação. Era a oportunidade de estatizar todo o sistema financeiro porque o fim da picada é um país ficar escravizado pagando juros a banqueiros particulares. Procure saber quem foram os sanguessugas que criaram este sistema de juros no passado que vai ficar mais fácil de entender porque ele beneficia quem não TRABALHA DE VERDADE.

  38. José Lima disse:

    Parabéns ao Deputado que estuda e expôs a nudez alheia…

  39. Ricardo Binno disse:

    Ele faz parte da orda que voltou ao país no final do período militar! Maldita abertura politica!

  40. Fábio Fonseca Fonseca disse:

    Isso o site UOL não pergunta nas entrevistas que fez com o digníssimo Fernando Henrique!

  41. Silas Costa Ferreira Junior disse:

    Que comparação rídícula e descabida! Devem ser os “jornalistas” lulopetrankas tentando lançar uma cortina de fumaça para esconder o Petrolão! Aliás, se esse tal calote é de fato cobrável/recuperável pelo governo, por que o megagênio de garanhuns não fez isso quando ele e sua quadrilha mandaram no país por quinze anos?

  42. julio disse:

    O interessante é que os argumentos usados na época para que a opinião pública aceitasse o programa de ajuda aos bancos (PROER), foram os mesmos usados para convencer a população da necessidade de uma reforma dura no sistema previdenciário, como a aumento do tempo para se aposentar, idade de 65 anos, aposentadoria integral mais difícil de conseguir, etc…etc… “se não houver ajuda aos bancos, todos os correntistas serão afetados com a falência do sistema financeiro, e perderão suas contas corrente”. Era o que mais se ouvia na época… OU SEJA, PURO TERRORISMO. Qualquer semelhança com a reforma da previdência, não é mera coincidência.

  43. JJ Binotto disse:

    Será que existe um povo mais idiota do que o Brasileiro ???

  44. Elison Soares disse:

    Os colarinhos brancos não são nem incomodados pela justiça, agora vai um cidadão comum deixar de pagar alguma conta que a justiça e os órgãos INcompetentes batem à porta imediatamente!

  45. Marisângesiel de Oliveira disse:

    Essa farsa jato só destruiu, alguém me diga o que foi edificado por essa operação? Está aí a prova do que se tornou a PF na operação de hoje envolvendo o partido do presidente.

    • Evandro disse:

      Se eu tivesse essa esse seu raciocinio iria organizar uma manifestacao na Paulista em prol da devolucao dos recursos recuperados dos delitos. O pais jamais dara certo com brasileiros como vc que transigem com o crime .

  46. JJ Binotto disse:

    É só tirar dos pobres que esta tudo resolvido ……
    E ooo vida de gado …..

  47. JJ Binotto disse:

    PSDB manda quem tem juizo obedece …..”melindrar”……hahaha..

  48. JOTAT10 disse:

    Que boa reportagem é essa, palmas, é isso mesmo o que os BANCOS dos Amigos do FHC levaram pra cobrir os rombos dos seus Bancos é um dinheirão milhões de vezes esse do LAVA JATO inclusive esse Ministro da Justiça fez parte daquele PROER que salvou o BCO BAMERINDUS, BANCO NACIONAL, BCO OPPORTUNITY, MARKA, sem falar da Falcatrua do BANESTADO, tudo ficou por isso os Banqueiros faleceram os donos, a família não pagou o prejuízo, seus familiares estão numa boa, não foi arrastado os seus patrimônios pra pagarem o que o BANCO CENTRAL cobriu as dividas dos mesmos, e o FHC e sua CUPULA TUCANA daquela época, são hoje donos de Consultoria inclusive na VALE DO RIO DOCE e também muitos deles tem um Bco que esta na mira do LAVA JATO mas o O CHEFÃO da PF faz vista grossa pra fazer uma Operação da PF partidária encima deles, mas esse fato ai não interessa as grandes mídias, agora ele estão encima de um adversário do mesmo partido do seu chefe pra tira-lo da vida da política, como fizeram com o maior KARMA deles o MITO METALÚRGICO, esse é o nosso Ministro da Justiça, um cara ardiloso, quero ver outras Mídias falarem disso. https://media3.giphy.com/media/3fih4j56geHMmAFHNy/giphy.gif

  49. Marshal disse:

    Daí eu te pergunto: onde e, principalmente, como estão os donos desses bancos que faliram? Vivendo com dificuldade, batendo ponto de segunda a sexta em alguma cidade brasileira, contando dinheiro para pagar boleto?

  50. Evandro disse:

    Brasileiro é idiota , memoria curta .
    A unica diferenca entre o PSDB e o PT , é que o tucano aparece de banho tomado , cabelo alinhado e bem vestido .

    • ruyaguas disse:

      Isto esta virando uma Corinthians e Palmeiras. O futuro dirá que lugar na historia reserva para FHC e que lugar reserva para dupla Lula / Dilma.

  51. walter junior disse:

    o melindrado FHC… sem falar que o seu filho era casado com a filha do Magalhães Pinto, dono do Banco Nacional. Uma treta familiar , como todas no Brasil, em que a famiglia Cardoso saiu mais rica e o povo saiu perdendo

    • JJ Binotto disse:

      Infelizmente cada governo garante o futuro se seus amigos e familiares , foi assim com Sarney,Collor,FHC,Lula , Dilma e agora o Bozo .
      E zé povinho que se Lasque.

  52. timão disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- brasileiro e otario.vivem se degladiando nas redes socias.todos os politicos do brasil.não prestam.

    • Sim Senhor disse:

      Mas alguns são piores que os outros… até hoje, apesar de já ter me filiado ao PT não consigo perdoar empréstimos a juros de 3,1% a outras nações enquanto financiamentos imobiliários faziam juros de 12%+TR e para cobrir o déficit usou o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador)

      • Werde Gomes disse:

        Estes que viraram as costas para o PT, como Helio Bicudo e Ciro Gomes ou você, tem a solução para se manter no poder e conseguir mudar um país que tem 500 anos de governos de “elite” ENTREGUISTAS no poder? Se o Lula fizesse um milimetro a mais do que fez, teria sido derrubado. Ou você acredita que ele queria “governar” ao lado de figuras como Sarney, Collor, Maluf e outros do PMDB? sem este pessoal e sem as travas necessárias garantindo os eternos privilégios dos Eua e do sionismo internacional, Lula teria sido derrubado mais rápido que a Dilma.

        • Evandro disse:

          Esse ruminante nem deveria ter assumido , porem apenas não foi deposto em 2005 justamente por seu grande irmao siames PSDB ter segurado a onda..

        • Sim Senhor disse:

          Fui filiado do PT, paguei mensalidade e tudo… Ficar no governo para fazer o mesmo dos outros e até pior(pela irresponsabilidade)… O que muda… Dizer que é de esquerda?

        • Sim Senhor disse:

          Puro do jeito que é… O homem mais honesto do mundo realizaou financiamentos a juros de 3,1% a outras nações para assim fugir do Tribunal de contars e se perpetuar no poder… e … PT nunca mais…

        • Sim Senhor disse:

          Lula não fez nada para ajudar a democratizar ou mesmo para diminuir diferenças…. É traiu a todos que compraram botons e camisetas do PT… É pior dividiu o país, em cores e raças, plantando ódio entre brasileiros

  53. H PAULISTA disse:

    O filho do “comunista fernando henriuqe” é casado com uma mulher da família Magalhães.
    Porque não confiscar os bens particulares dos ex diretores???!!!!
    Em quaisquer pequenas empresas é assim que funciona.

    • SóObservo disse:

      Sujeito que acha que FHC é comunista precisa consultar um psiquiatra. Com urgência!

      • Sim Senhor disse:

        E quem acha que luLLa é pai dos pobres e tirou os pobres da miséria também….

        • SóObservo disse:

          E onde eu falei de Lula no meu comentário? Vocês com essa psicose em cima do Lula, até quando não se fala dele vocês querem enfiar ele na estória…

          • Sim Senhor disse:

            Tem o mesmo que tem a lava-jato com desvios de bancos do governo FHC. Tem sentido comparar o que foi recuperado de desvios de FHC e o que foi recuperado dos desvios Lula… Como lava-jato recuperaria o proer… Mas mesmo assim foram trilhões desviados… É muito pouco

  54. hotmail msn disse:

    A pergunta que não quer calar. Como se pode esperar algo de “melhoria na gestão” do Brasil, quando a cada direção, nos deparamos com “esqueletos” de governos anteriores, não resolvidos, ou equacionados? As Obras públicas inacabadas ou superfaturadas, é outro ” cemitério” de esqueletos, inacabados, e mal cheirosos…Com as gerações atuais e futuras, nem com 150 anos, não acertam o passo do Brasil. Continuaremos 3ros mundistas, em queda livre….salvo melhor juízo…a conferir…

  55. Renato Silveira disse:

    Vai um cidadão ou pequeno empresário dever para o governo. Qualquer governo, cai na dívida ativa e tem sua vida/negocio super prejudicado.

  56. vladimir santiago disse:

    Não vão atrás deste dinheiro, é mais fácil acabar com a aposentadoria do trabalhador. Estes mesmos bancos, através de seu representante, o Guedes, é que patrocinam a desnecessária reforma da previdência e que se beneficiam da rotação da dívida interna, com juros mui amigos (operações compromissadas). Ainda querem a capitalização para lucrar ainda mais. Imposto que é bom, não pagam.

  57. Jeferson Furtado disse:

    Com o início do Plano Real e o fim do ciclo inflacionário, o sistema bancário teve de se adaptar e cobrar mais pelos serviços dos clientes. Alguns estavam tão quebrados que não tinham mais essa capacidade. Bancos, sejam grandes ou pequenos, não podem quebrar. Se isso acontecer, contamina todo o sistema bancário e por fim toda a economia. Se o governo não agisse rápido, poderia ter acontecido um colapso da economia, tudo por que não se socorreu esses bancos. Hoje o Banco Central monitora de perto as instituições financeiras para que não seja pega de surpresa, intervindo ou forçando uma venda ou fusão com uma instituição maior.
    Na época, era a solução que tínhamos disponível. Era uma fase de ajustes e não poderíamos mais arriscar com solavancos na economia e na volta da inflação.

    • Luiz Vaz disse:

      Meldeus! Há esperança!!! Jeferson, parabéns!!! Finalmente alguém que lê e entende as notícias e não somente engole o que é dito ou vomita alguma asneira baseada em ideologia. Nem deveria ser motivo de parabenizá-lo, mas aparentemente foi o único a comentar que sabe do que está falando. Abs

    • Carlos Henrique Rodrigues disse:

      Meu filho, mesmo que isto que você diz é fato, não implica que os “banqueiros” quebrados não deveriam ter todos os seus bens confiscados e estarem na cadeira cumprindo pena por crime financeiro. Afinal nós contribuintes é que pagamos esta conta. Ou não ??

      • Jeferson Furtado disse:

        Não confunda socorro a instituições financeiras com impunidade aos seus gestores. Esse pessoal se utilizava de dinheiro de terceiros para benefício pessoal, por meio de fraudes. Por mim, prisão perpétua para esses criminosos do colarinho branco.
        Agora, deixar quebrar um grande banco e arrastar todos os outros pro buraco lesando milhares de pessoas (sejam ricos ou pobres), é o certo ? E a confiança no sistema bancário, como é que fica ? O banco se financia com dinheiro dos poupadores. Com o povo guardando dinheiro em casa, comprando dolar, como acha que a economia ficaria ?
        Não esqueça que o Banco Economico ficou 8 meses FECHADO !!! Imagina o desespero de todos os correntistas.
        Hoje temos o Fundo Garantidor de Crédito, dinheiro arrecadado dos proprios bancos para cobrir até um certo limite qualquer liquidação extrajudicial de um banco.
        No passado era necessário uma resposta. Vivíamos um período de transição de uma economia sem controles. De 1950 a 1995, só tivemos 3 vezes inflação anual abaixo de 2 dígitos. Nossa moeda não valia nada.
        No momento que houve o fortalecimento de nossa moeda, tivemos que fazer diversos ajustes na economia. O PROER foi um deles.

        • Werde Gomes disse:

          A Economia só se estabilizou no Brasil com o tal plano Real, porque os EUA e o sistema financeiro internacional quiseram assim naquele momento. Não existe mágica que transforme um país do dia para a noite sem MANIPULAÇÃO. Esta lorota de “plano real” jamais daria certo com os “comunistas” no poder, já que qualquer movimento em prol da economia NACIONAL, seria amplamente boicotado pelo stablishment INTERNACIONAL. O Governo Dilma é um ótimo exemplo de como estes canalhas destroem países ATRAVÉS DA GUERRA ECONÔMICA, quando lhes interessa. Há livros e documentários na internet narrados até mesmo por agentes desestabilizadores estadounidenses, onde eles narram com detalhes como fazem para afundar países que são contrários à sua ideologia. Varrer o capitalismo parasitário do mundo é tão importante quanto foi importante varrer o comunismo, afinal, ambos são almas gêmeas, onde uma maioria é escravizada em prol de uma minoria. Até por isto lutaram juntos na 2a guerra, para manter tudo como sempre foi.

    • Werde Gomes disse:

      Ou você trabalha em bancos ou deve ter algum interesse em defender esta corja. Não é possível que alguém que não seja diretamente beneficiado por este CRIME contra a Economia popular defenda esta sujeira. Isto não existe. Quer dizer que um empresário ou um lojista pode quebrar e afundar junto com seus funcionários e suas famílias, mas, os bancos, podem ROUBAR e MANIPULAR o que quiserem para ganhar sempre mais, e não podem ser punidos. Esta é a “democracia capitalista” promovida pelo eixo do terror eua-inglaterra-sionistas, aquela que defende a privatização do LUCRO e a “democratização” do “prejuízo. NENHUM tubarão grande no Brasil ou nos Eua foi preso ou teve seus bens confiscados por toda a sujeira de 2008, aquela que quebrou o mundo, que não se recuperou até hoje. Há inúmeros relatos de que muitos diretores do Lehman , da Aig e tantos outros saíram com os bolsos cheios e dezenas ou centenas de milhões de dolares em ações. O sistema financeiro e a escória apátrida que o controla, agem de forma parasitária desde SEMPRE. Por isto que quem combate o sistema financeiro angaria o ódio eterno e temos exemplos notórios ao longo da História. O sistema financeiro prega o LUCRO para o particular e o prejuízo para o “governo”, que em última análise é “democratizado” para ser arcado pelo contribuinte.

  58. José Zeca Pereira disse:

    Mas só o Lula foi preso … por que será, né? rsrsrs

  59. Oscar de Melo disse:

    Os que votaram incondicionalmente no PSDB até com dependente químico, são os mesmos que hoje, juram de pés juntos que uma família de milicianos é honesta.

    • ruyaguas disse:

      Apenas para esclarecer, quando o PROER foi criado no governo FHC destinava-se impedir a falência os bancos que estavam insolventes e que iriam quebrar toda a economia brasileira como aconteceu com com a Argentina. Isto salvou a economia brasileira em 1995, já a questão do voto do PSDB é uma questão de coerência politica e uma escolha social democracia ao invés do socialismo bananeiro do Petista. Se for para falar de dependência química lembro que o álcool também o é , e mesmo assim muitos continuam votando num conhecido alcoólatra e que se encontram presentemente preso em Curitiba.

      • Paulo Siqueira disse:

        A questão é justamente essa, presos em Curitiba e soltos, nunca investigados ou punidos, por desvios 10 vezes maior no Banco Central.E ainda tem o maior de todos, o escândalo do Banestado que nunca foi pra lugar algum, desvios d US$ 100 bilhões, mas os 3,8 Bi da Lava à jato é o único a cair no gosto dos paneleiros

        • Sim Senhor disse:

          Meu fio a investigação era sobre a PeTrobrás e não sobre Proer… e pode ficar transquilo que os valores recuperados também são dezenas de vezes menor que os empréstimos a outras nações a juros de 3,1% usando o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador)…

        • Werde Gomes disse:

          E quem livrou a cara de todo mundo no caso banestado é o mesmo caipira entreguista que persegue o Lula em prol dos seus patrões nos Eua.

      • Werde Gomes disse:

        Apenas para esclarecer. O fato de falência de bancos afetar a Economia como um todo, não tem o condão de manter os marginais do sistema financeiro livres de punição. Os mesmos tipos que vem aqui defender os bancos, são os mesmos que aplaudem a destruição de empresas nacionais e o fim de milhões de empregos, querendo punição somente para os “outros” e nunca para seus bandidos de estimação. Se fosse para o Governo injetar dinheiro para salvar banqueiros pilantras, deveria ter ficado com o controle de TODOS os bancos. Ou a tal “democracia capitalista” gosta de privatizar o lucro e democratizar o prejuízo para o contribuinte arcar ? O PT deveria ter agido de forma muito mais contundente com os parasitas do sistema financeiro e botar para TRABALHAR DE VERDADE, estes engomadinhos que vivem de juros, herança, dividendos, aluguéis e enchem a boca para dizer que “trabalham”, algo que muitos sequer fizeram algum dia na p … da vida.

        • Bé Ps disse:

          EU JÁ VÍ QUE O SENHOR ENTENDE DO RISCADO. ASSIM, ME TIRA UMA DÚVIDA: BANCO SÓ QUEBRA DO BRASIL POR ROUBO. ENTÃO JÁ TINHA UM MONTE DE BANCOS QUEBRADOS, QUE ACONTECEU COM OS BANDIDOS QUE ESTAVAM GERINDO ESTES BANCOS???
          O SENHOR SABE ME EXPLICAR?
          ESTOU MUITO CURIOSO…….

          • Yankee Doodle Dandy disse:

            Bancos quebraram quando da implantacao do plano real porque os depositos a vista nao eram remunerados e os bancos aplicavam no overnight. Quando a inflação caiu e acabou a ciranda financeira alguns bancos mal geridos quebraram,

          • ezequiel-sp disse:

            Ai cabe tb um parêntese. Nessa época FHC acabou, ou pelo menos diminuiu muito os especuladores que Nada produzem e só ganham dinheiro no mole. No governo petista eles vieram aos montes. Fato é que hj não temos mão de obra produtora e temos bastante mão de obra especulativa que nada produzem Não gerando empregos. Simples..

          • Werde Gomes disse:

            O mesmo que aconteceu com os controladores do Lehman, da AIG , da Mac, Mãe e tantos outros sanguessugas que manipulada o mercado de su prime nos Eua, ou seja, NADA. Eles quebram as instituições e ficam mais ricos ainda. Um novo mundo passa por um conflito final contra o império do parasitismo financeiro apoiado no tripé do eixo do terror eua-inglaterra-sionistas. Este conflito está em pleno curso com países efetuando intercâmbios financeiros com moeda própria, excluindo o dólar apatrida. Este, e outros mecanismos de guerra econômica, estao levando o eixo ao colapso. A nova rota da seda e a integração da Eurasia são golpes fatais no império especulativo. A derrota clamorosa do eixo do terror na Síria, os recuos no Irã, na Ucrânia, na Coreia do Norte, na Venezuela e derrotas que se aproximam no Equador, na Argentina e em Hong Kong, onde o movimento terrorista orquestrado pela CIA e congêneres vai naufragando, podem trazer ao mundo uma conquista que já tarda mais de 70 anos.

      • Omar disse:

        Cadê a meritocracia? Privatizam os lucros e socializam os prejuízos?

      • AracnotroN disse:

        Discordo. Quebra a economia porquê?
        O Banco Central sempre tem reserva (como as internacionais) e jamais iria quebrar.
        A justificativa foi salvar os apadrinhados e assim, tentar liquidar a dívida junto aos poupadores. Mas foi um verdadeiro roubo de dinheiro público.
        Veja como estão essas famílias, Daniel Dantas, etc… nem tocam mais no assunto.
        Elite é elite.

      • Bé Ps disse:

        EU JÁ VÍ QUE O SENHOR ENTENDE DO RISCADO. ASSIM, ME TIRA UMA DÚVIDA: BANCO SÓ QUEBRA DO BRASIL POR ROUBO. ENTÃO JÁ TINHA UM MONTE DE BANCO QUEBRADOS, QUE ACONTECEU COM OS BANDIDOS QUE ESTAVAM GERINDO ESTES BANCOS???
        O SENHOR SABE ME EXPLICAR?
        ESTOU MUITO CURIOSO…….

      • Gildo disse:

        Tú nao tens vergonha mesmo….nem vermelho ficou…

      • Honneur Monção disse:

        Os dois são a mesma matéria fecal fedorenta e cheia de vermes…

      • Lúcio Gomes disse:

        eh, eles estavam insolventes porque apostarão na sacanagem na ganancia do mais sempre mais, fernandinho já tinha distribuido muito dinheiro ( emenda da reeleição, privataria tucana, o que era ajudar os irmãos que o apoiarão?), ah hoje ajuda continua
        quebrou a previdencia, que tal uma previdencia privada, os meninos dos juros espetaculares agradecem. o pato que skat não queria pagar era o imposto que o bebâdo fez eles pagarem, imposto este que barateava a tua gasolina, eles nunca querem pagar nada não é, voce que pague seus iptu, icms, iss, ipva, pedágios, irpf
        o que queres mais pagar? só pra te lembrar aquilo que era demagogia pra ganhar votos não acabou e nem vai acabar, muito pelo contrário vai ter 13º, como é bom mentir

    • Igor Pricandi disse:

      Há aqueles não nunca foram tucanos, não são bolsomínios e tão pouco petistas. Mas te pergunto, qual partido fez alguma coisa para punir corruptos? Sabendo que Magalhães Pinto não era somente um banqueiro, era também político. Mas reitero a pergunta, qual partido fez alguma coisa concreta para punir corruptos? Qual partido fez alguma coisa para que tudo não acabasse no STF após uns 50 anos de processo e todos os recursos possíveis fossem julgados? A resposta meu caro é nenhum. Não tem essa de partido santinho. Não tem partido mama teta. A única coisa em que são diferentes são no discurso. Se o rachid do Bozo filho com o tal do queiroz foi de 1,2mi, o do deputado petista na mesma assembléia foi de 49 milhões. Onde estavam PSL e PT na mudança do COAF para o BC? Estavam juntos e misturados. Cansa ler Bolsomínio detonando tudo à sua esquerda. Cansa ler petista detonando tudo à sua direita. Cansa ver tucano pagar de santo no centro. A única diferença real entre a direita e a esquerda é que a esquerda mente muito melhor. Acordão do supremo, enterro de anão e cabelo de freira ninguém viu, ninguém verá.

  60. Eu já falei e volto a falar, o Fernando Henrique Cardoso e o Lula são farinhas do mesmo saco, ou vocês não se lembram dos tempos de militâncias deles nas portas das fabricas e nas Centrais Sindicais em São Paulo. Eles só não estão até hoje no mesmo partido porque quando eles resolveram criar um partido, divergiram no nome, o Lula queria Partido dos Trabalhadores, o vulgo PT e o FHC queria outro nome, foi quando eles se separaram, porque prevaleceu o nome escolhido pelo Lula, devido ter mais prestígio perante as Centrais Sindicais. A roubalheira do Lula ele aprendeu nos governos de Fernando Henrique Cardoso, o FHC por ser um intelectual ia comendo pelas beiradas e o Lula como um semianalfabeto comia de uma vez e se lambuzou todo. Tanto é verdade que o FHC se enriqueceu tanto quanto o Lula, o FHC comprou um apartamento milionário em Paris. Por isso, a Polícia Federal tem de ir em cima dele para saber da onde veio esses milhões para ele comprar este apartamento milionário em Paris. Com certeza o FHC vai ter de prestar contas com a Justiça. Quanto isso, eu não tenho dúvida nenhuma.

    • Marquito Maia disse:

      Não se esqueça do Sarney e cia.!! Quanto à possibilidade do FHC prestar contas à Justiça… huum… acho melhor o senhor esperar sentado!! E o mais importante: cadê o Queiroz?!

    • José Zeca Pereira disse:

      O Lula defendia os interesses dos metalúrgicos contra as multinacionais montadoras e fabricantes de peças, enquanto o FHC passeava em Paris …

    • José Zeca Pereira disse:

      Em tempo: a Lava Jato livrou a cara do FHC para “não ferir suscetibilidades” e eleger o Alkmin, com ajuda da Massonaria. Tiro no pé: deu zebra.

    • Josiel Cavalcante disse:

      Fala sério!! Você realmente acredita no que está dizendo???

    • H PAULISTA disse:

      Exatamente isso sim João Guilherme.Parabéns!!!

    • Evandro disse:

      Exato Joao , voce apenas esqueceude acrescentar que a unica diferenca entre o PSDB e o PT é que o tucano tem boa aparencia, se veste bem , toma banho e cabelos alinhados . Já o petista são mal encarados, , aquela coisa de desmazelo com a higiene pessoal, desgrenhados, aparentando alergia a sabonetes e afins. Cabelos desalinhados, barbas desarrumadas , roupas supostamente sujas compondo cenario desolador. Ambos frequentam a sujeira e o esgoto , frequentados por ratos.

      • Marisângesiel de Oliveira disse:

        Comentário bem baitola. Faz a sobrancelha, faz. Vai que pinta as unhas.

      • Werde Gomes disse:

        Exatamente por estes motivos que a antiga classe média que frequenta o MESMO esgoto, mas, gosta de viver de aparências, sempre apoiou o P$db e odiou o PT. Foi por isto que esta parcela da população que vive de herança, aluguéis, aplicações financeiras e sonega impostos sempre que pode, sempre virou a cara para o PT, mesmo quando o Brasil atingiu o mais alto patamar de sua História. Esta antiga classe média que odeia pobre admira os ladrões cheirosos e com “pinta de bacana”, mas, jamais admitiria um metalúrgico num “tripeques”, afinal, pobre não tem direito a galgar degraus na escala social.

        • Evandro disse:

          Eu não sei a quem o Sr. esta se dirigindo pois entendo que nao leu direito meu comentario . PT e PSDB sempre foram siameses mas um é o canalha imundo e o outro é o ladrão perfumado como vc bem citou.. Agora eu lamento profundamente que sua desinformação chega a ponto de “dignificar” um ruminante de um lesa patria, ou melhor , varios, e “criminalizar” por ex varios imigrantes que passaram fome , vieram de uma guerra e construiram suas vidas com dignidade. Ou voce é muito desinformado , ou é um fanatico que pleiteara os recursos recuperados dos delitos. O fanatismo gangrena o cerebro , cuidado.

          • Werde Gomes disse:

            Como não sabe? acabou de vestir a carapuça. kkkkkkkk. Não sou eu que dignifica ninguém, são os atos de cada um . Por isto o Lula é dignificado no mundo civilizado e odiado por esta parcela da classe média FRUSTRADA aqui do Brasil, que odeia pobre, para se sentir “rica”.

          • Evandro disse:

            Aonde é esse seu mundo “civilizado” ? kkkkkk . No sertao do nordeste onde o povo miseravel é cooptado por esses ruminantes? É na turminha dos sindicalistas e a boa parte dos desservidores publicos que mamam na teta do povo pobre e miseravel? Quem mais odeia pobre do que seu idolo e cumpanheiros que saqueram a nacao matando milhares de brasileiros na fila do SUS sem remedio e terapias ? Vc sabia que seu idolo do sertao , tomava Romanee Conti 2003 enquanto espoliavam a nacao? Vc tem que ler muito para debater comigo , muito desinformado ou esta bravo por perder a teta…

          • Werde Gomes disse:

            Além de ler passo parte do ano visitando países que você sequer sonha conhecer. A admiração pelo Lula na Europa, na Ásia e na África e descomunal. Como bom pé de chinelo da classe média, vc quer acreditar que o apoio dele se resume ao Nordeste do Brasil. Se vice não sair do eixo Disney_ Nova Iorque, onde os pés de chinelo da classe média vão amealhar sua “cultura”, vc vai continuar com estas ideias que herdou do papai e da mamãe de classe média. O SUS nunca funcionou tão bem quanto no Governo Lula e agora está sendo destruído pelos golpistas que querem privatizar a Educação e A Saúde nos mesmos moldes do lixo do sistema estadunidense e totalmente contrário ao europeu. Quanto ao Lula tomar boas safras vinícolas, trata-se de costume usual entre chefes de Estado. Quem não pode tomar e classe média FRUSTRADO que acha que é rico. Estes nunca vão provar certas coisas além do Rivotril e da Fluoxetina. Nunca dependo de Governo. Nasci em berço de puro e aumentei meu patrimônio pq tive OPOTUNIDADE. Por isto não sou FRUSTRADO como muitos pés de chinelo da classe média que odeiam pobre.

          • Evandro disse:

            Veja , não ouso sonhar em ser um semideus como o Sr, ainda mais da paleolitica esquerda .Sou um humilde conhecedor deassuntos e posso asseverar que vc necessita urgente de um apoio psicologico e/ou ate psiquiátrico. Uma carga de odio e magoa como a sua ,principalmente atacando e rotulando quem estiver em sua frente nao faz nada bem à saude , conduta essa que vem em linha com sua transigência com pessoas amorais.

          • Werde Gomes disse:

            Nao ousa sonhar ou não pode sonhar? Quem odeia o próximo são os pés de.chinelo frustrados da classe média. Estes sao os verdadeiros amorais que querem viver de aparências e apontar seu dedo sujo para os outros. Conheco VARIOS deste naipe e sei muito bem o que ha por tras desta classe media que critica o PT.

          • Kratos - A Força da Direita disse:

            Gomes deixa de dizer bobagem vacilao. Voce não sabe se sou pobre ou rico..Agora aprenda uma coisa comigo , quem conhece o mundo nao propaga , quem tem grana mesmo tambem não propaga.. Ou seja , vc deve ser um daqueles sindicalistas ou aspones que perdeu sua boqueta kkk.Vc idolatra corrupto ,assassino e ladrão mas tem odio e inveja daquele imigrante que saiu de uma guerra e construiu familia aqui no Brasil , gerou e distribuiu riqueza aposentou-se e tem alguma casinha de aluguel… deve estar lendo muito a Chauí , uma xarope..kk

          • Edison Sampaio disse:

            Dou-lhe razão, Evandro: PT e PSDB são irmãos siameses, têm a mesma orígem. A diferença é mesmo a aparência e os costumes. E a volúpia por dinheiro, que no PT aflorou com mais força.

          • Evandro disse:

            O PT joga mais pesado pois saqueia até os coitados que compraram casinhas pelo Bancoop , sao capazes de tomar R$ 50,00 do aposentado . O PT rouba até o deficiente , o cego e o bebado..A ordem é rapelar.

      • Marquito Maia disse:

        Aff, quanto preconceito destilado, Ratos, digo, Kratos… Eduardo Suplicy, Fernando Haddad, José Eduardo Cardoso, Luisa Erundina, Marta Suplicy (antes de virar a casaca) etc. não são mal-encarados nem nada parecido… Aliás, o “presidente” eleito já foi do partido do Maluf, agora do PSL etc., ou seja, igualmente frequentador dos esgotos, digo, corredores de Brasília!! Pra não falar do Queiroz, né? Haja paciência…

        • Kratos - A Força da Direita disse:

          Agradeco sua concordancia pois com milhares de filiados vc citar apenas 5 ou seis exceções ,apenas confirma meu racioocinio.
          E mesmo assim , fui varias vezes infiltrado em reunioes do PT e alguns desses que vc citou podem ter muito $$ porem mal jambrados, não cuidam da barba e recebem o povo de chinelo surrado . Esse é o petista.
          Rato é aquele seu ídolo que nem mesmo para cangaceiro serve .
          Lampião tambem era bandido mas era macho e honrava as calças que vestia.

    • SóObservo disse:

      Me mostre uma foto sequer do FHC “militando” na porta de fábrica ou em central sindical. Enquanto Lula estava sendo preso na porta das fábricas FHC era pesquisador do CEBRAP. Você fala que os dois divergiram na hora de fundar um partido, mas FHC entrou no MDB em 1974 a convite de Ulysses Guimarães, e Lula criou o PT em 1980. FHC só saiu do MDB em 1988, pra fundar o PSDB. Que você ache os dois farinha do mesmo saco ok, só não minta pra justificar seus argumentos.

    • ruyaguas disse:

      Comparação ridícula, veja o CV de FHC, doutorado, professor em universidades da Europa e dos EUA, autor de vários livros de sociologia e que fala fluente mente 4 línguas (português, francês, inglês e espanhol e o de Lula ex metalúrgico que parou de trabalhar a mais de 30 anos e só vive da politica, segundo grau incompleto, analfabeto funcional comete erros de português básicos, não gosta de ler por preguiça e se orgulhava de não ter estudado e ter chegado a presidência da republica. Quanto a criação do partido, estude mais um pouco, vc comete erros básicos pois o PT foi fundado em 1980 oriundo do movimento sindical já PSDB só foi fundado 8 anos depois em 1988 oriundo de um racha dentro do antigo MDB. Vai estudar um pouco antes de inventar estas historias de botequim que é só dar um google e caem por terra. Quanto a quem é mais rico eu não sei, mas o FHC tem de onde mostrar como conseguiu o seu dinheiro já que foi professor nas maiores universidades do mundo ocidental e até trabalhou para órgãos ligados a ONU. Já o Lula foi politico a vida toda, nunca fez outra coisa nos últimos 40 anos o certo é que foi ele entrar na presidência e milagrosamente ele e sua família prosperaram repentinamente. Por ultimo porque FHC não esta preso e Lula esta na cadeia ? Porque que o PT que esteve 16 anos do poder não conseguiu acusar o FHC de roubo ou enriquecimento ilícito ? Pensa nisto !!!!!

      • O que adianta o FHC ter doutorado nos Estados Unidos, ser sociólogo e ter escrito livros, se ele tem sangue comunista nas suas veias, ou você já esqueceu que ele foi um dos mentores do Foro de São Paulo.

      • Edison Sampaio disse:

        É verdade que FHC tem mesmo esse currículo fantástico, mas o Pixuleco tem mais de 300 condecorações, inúmeras outras honrarias, mais de 35 títulos de Doutor Honoris Causa, além de outros 36 títulos desses que ainda não foram homologados. E ainda tem o título de ex-Presidente encarcerado por ladroeira.
        Bem, de fato isso nos custou muuuito caro e ainda estamos pagando por cada um desses negócios, mas título é título. Portanto, o Pixuleco não é pouca bosta, viu?

        • Werde Gomes disse:

          E os pés de chinelo da classe média que criticam o Lula, que títulos tem para se comparar ao Lula? Onde estão localizados nos livros de Historia? Quem se lembrará destes FRUSTRADOS poucos dias após terem deixado este mundo. O que dizer do Lula que se tornou uma Lena Viva, um Homem que veio do sertão e hoje é reconhecido como ícone mundial da História do século XX e XXI. Viagem o mundo e vejam quem é o presidente brasileiro que todos congecem ao redor do Planeta. A classe media morre seca porque o metalurgico semi alfabetizado é infinitamente superior a ela em todos os sentidos.

          • Edison Sampaio disse:

            (kekeke!!!)
            Acalme-se, colega. Falei dos títulos do Pixuleco, comprados com nosso dinheiro e disse que ele não é pouca bosta. Portanto, só elogios eu fiz desse traidor da Pátria.

    • Chico Uderson disse:

      FHC nunca teve apartamento em Paris, assim como o Lula nao teve esse enriquecimento que querem que voce acredite, lembre, o neto dele de 7 anos morreu em um hospital de pobre no ABC. PARE DE ACREDITAR EM FAKE NEWS, SE NAO TEM CERTEZA, NAO ESPALHE! Isso esta destruindo o que resta da democracia no Brasil.

      • Eu como aposentado que recebe acima do piso, posso falar tanto do Fernando Henrique Cardoso e do Lula, que os dois são dois safados que usaram até os aposentados para se eleger e quando chegaram ao poder só fizeram perseguir os aposentados. A história está aí é só você fazer pesquisas e saberá quem é o FHC e o Lula, desde dos tempos deles pelas fabricas no ABC Paulista. Por isso, eu não estou sendo injusto com eles e nem falando mentiras sobre eles.

        • Werde Gomes disse:

          E como aposentado que “recebe acima do piso” você se considera um “magnata da classe media” , do alto de suas 5 pilas por mês? Um “bacana” que vê os trabalhadores de cima para baixo com sua “fortuna exotica” kkkkk.

          • Não, eu merecia ganhar muito mais do que ganho, até porque comecei a trabalhar com quatorze anos de idade. Para fazer uma faculdade saia às 18Hs para a faculdade e voltava para o trabalho depois que saia da Faculdade, isso porque , a empresa exigia quem tinha função de chefia tinha de ter curso superior e como tinha muito serviço a empresa não queria saber se eu estava fazendo faculdade ou não, mesmo ela exigindo curso superior para a chefia, ela queria era que o serviço saísse. Diferente desses vagabundos que nós temos na política, principalmente na era petista no poder que só foi roubalheira do dinheiro público.

      • O Lula fez pior que o Fernando Henrique, ele na sua campanha prometeu que iria acabar com o fator previdenciário que o FHC criou, ele não acabou. Mas quando ele chegou à presidência ele fez pior que o FHC. O Lula dava um percentual pra quem recebia um salário mínimo de aposentadoria e dava a metade para quem recebia acima de um salário mínimo, diferente do FHC que o percentual era igual para todos. Essa injustiça do Lula fez com que quem se aposentou com quatro salários mínimos, hoje não recebe nem dois salários mínimos.

    • Sim Senhor disse:

      FHC escapou porque é outra investigação não tem nada de PeTrobrás com ele e o prazo já caducou… apesar que acho que deveria ser feito para a exposição da verdade..

    • Werde Gomes disse:

      E esta parcela da classe média que critica os dois, o que faria se tivesse a mesma oportunidade? Onde acham que vão chegar destilando toda esta hipocrisia. Eles fizeram o que TODOS os presidentes do mundo fazem (exceto o Mujica), valem-se de seus privilégios. E quem diz que os generais da ditadura não enriqueceram, não podem esquecer que eram tacanhos e ignorantes e que muitos empresários da ditadura cívico militar os usaram como escada para enriquecerem, o que no frigir dos ovos, não muda NADA.

  61. ezequiel-sp disse:

    Por outro lado, os Bancos devem à União, de INSS, mais de 120 bilhões. Não é uma farra? Seja qual for o governo….

    • Marquito Maia disse:

      “BRASIL? FRAUDE EXPLICA.”

    • Werde Gomes disse:

      Pois é, eu nunca vou parar de rir desta parcela de classe média batedor de panelas que acreditou na FARSA da Lava Jato que só beneficiou os eua e os sionistas que controlam aquele país. O sistema financeiro e os parasitas apatridas que o controlam sugando as Nações, levando 450 BILHÕES ao ano do Brasil, somente de juros da dívida, e os pés de chinelo “preocupados” com o sítio, os pedalinhos e o tripeques do Guaruja. O gado engolindo pacifico a destruição da previdência e dos direitos trabalhistas e os bancos enchendo os bolsos. Enquanto existirem pobres de direita se juntando aos ricos para pisar nos pobres, não há solução. a classe média ainda não entendeu que o inimigo não são os “comunistas” imaginários e sim o 1% que lhe pisa na cabeça e lhe faz de trouxa.

      • JOSÉ OSCAR ROCHA disse:

        Me diga amigo, porque o Lula que ficou 8 anos no governo e a
        Dilma mais outro tanto não resolveram este problema criado pelo FHC e entregue ao Lula quando este assumiu o governo. Porque você agora critica o Bolsonaro ou o seu governo como se ele fosse o responsável por este crime financeiro. O Bolsonaro e a Lava Jato estão colocando na cadeia (jaula) os principais atores que deixaram de lado a solução deste problema, ou você acha que está errado isto? Olhe o passado do petismos amigo, Mensalão, desvio da Petrobras, empréstimos para Cuba e outros países, prejudicando a economia brasileira, a saúde, a educação e a segurança ao invés de criticar aqueles que patrioticamente estão tentando resolver este problema.
        O Lula para voce, assim como o PT, são inocentes neste crime praticado em 2003. Tenha a santa Paciência, veja o que seu partido e seus membros fizeram com o Brasil para depois criticar alguma coi

      • ezequiel-sp disse:

        Eu só vou te perguntar uma coisa. Responde se quiser. Quem foi o pai dos banqueiros? Ele não teria a oportunidade de não sermos mais pisoteados? O que ele fez? Se aliou aos banqueiros..Simples assim..Ou seja. O problema veio aumentando por conta disso. Abraços

        • Werde Gomes disse:

          Realmente Lula agiu bem aquem do esperado contra os banqueiros. Aí eu te pergunto se um de nós estivesse no lugar dele, teria conseguido fazer melhor? se por muito menos deram um golpe de Estado na Dilma, o que aconteceria se Lula mexesse com o sistema financeiro? Um presidente brasileiro só pode fazer isto de posse de bombas atômicas, com Forças Armadas coesas e que lutem pelo BRASIL e não pelos Eua, como fazem as nossas atuais em sua maioria. Um presidnte que queira fazer isso , tem que montar uma Aliança Militar com os Brics, Irã e todos os países que não são vassalos do sionismo internacional, para evitar um atque da OTAN. O que o Lula pode fazer quando os Eua reativam uma frota no Atlântico sul, que estva desativada desde o final da 2 aguerra e ameaçam o Pre sal, sem Forças Armadas que possam resistir. Basta ver o que acontece com a Venezuela, ou o que aconteceu com a Alemanha, quando seus presidentes decidiram enfrentar os bancos e o sistema financeiro parasitario apatrida internacional.

      • Ricardo Binno disse:

        É pq vc acredita em papai noel, mula sem cabeça e saci pérerê! E tbem quie o Lula ta preso injustamente né Zé Ruela?

        • José Oliveira disse:

          Que grande capacidade argumentativa essa sua, hein?
          Contraponha, conteste, derrube com argumentos sérios as alegações do Werde Gomes e, não com platitudes que nada têm a ver com o que ele argumentou!
          A mediocridade e o cinismo são mesmo a prova cabal de baixa capacidade intelectiva.

      • JOVEMPANETONE disse:

        Desculpe, cara, mas você só enxerga o que quer enxergar…. os seus amiguinhos vermelhos emprestaram a fundo perdido 56 bilhões para Republiquetas socialistas e caloteiras. Fora a roubalheira nas próprias empresas brasileiras. Você acredita que seu padrinho se preocupava com esses 450 bilhões aí que você falou???

        • Beto Ribeiro disse:

          Acha mesmo que, da maneira grotesca e primária; claramente ideológica e antolhada que escreves. alguém lhe dará credito? …

          • Jean disse:

            Desculpe, mas o texto do cara é bem escrito, articulado e perfeitamente inteligível para quem é minimamente alfabetizado. Acontece que ele usa sentenças longas, com muitas vírgulas e recursos de linguagem, aí os leitores de revistas de consultório e gente que se informa pelo grupo de zap da família não dá conta de entender mesmo.

          • Beto Ribeiro disse:

            Achismos, conjecturas, síndrome de Pitonisa aí é mato , né?.. Lição: Julgar às pessoas sem conhece-las, é primário! … Gênio, eu critiquei o conteúdo do texto, não a qualidade.. Vc tem sérios problemas de interpretação. espero que não sejas advogado, pois, és bem fraquinho de argumento!

        • Werde Gomes disse:

          O que os “vermelhinhos” fizeram, oa “azuizinhos” dos eua fazem há DÉCADAS. TODOS os países europeus e os Eua emprestam dinheiro a países menos desenvolvidos para CRIAR MERCADOS E GERAR RELAÇÕES COMERCIAIS. Os mesmos alienados que criticam O PT por emprestar dinheiro a Cuba ou países africanos, algo que gerou BILHÕES de dolares em serviços de engenharia NACIONAIS e milhões de empregos diretos e indiretos no Governo Lula, são os mesmos que fingem que não percebem porque os eua FAZEM A MESMA COISA no Oriente Médio e mundo afora. E foi justamente pelo fato do Brasil começar a agir como país GRANDE E INDEPENDENTE, gerando sua própria esfera de influência, formando uma frente sólida no âmbito dos BRICS, que os Eua utilizaram a GUERRA ECONÔMICA CONTRA O PAIS. Os Eua já tinham dados de espionagem que mostravam corrupção na Petrobras há DÉCADAS e só resolveram utiliza-los quando lhes convinha, para apoiar , MAIS UMA VEZ, um golpe de Estado para jogar o Brasil de volta no buraco colonial.

        • Evandro disse:

          O fanatismo escurece o discernimento e gangrena o cerebro. Esse povo do PT ou é desinformado (vamos ser elegantes) ou é mal intencionado (boa parte) ou fanatico ( restante) . O que esperar desses seres que sao capazes de crer que os recursos recuperados da Lavajato cairam do ceu. Kkkkk

          • Jean disse:

            Mal intencionado é quem se apressa em chamar de petista qualquer um que não coloque no pt a culpa por tudo de ruim desde os tempos de Adão e Eva…

          • Evandro disse:

            Sinto muito Jean mas a capivara do PT é extensa . Esses caras dão guarida toda e qualquer ato que atenta a contra familia e a sociedade brasileira
            Apenas um unico exemplo : é o unico partido , se é que podemos chamar assim , do universo que é contra combater o crime .. Imaginemos quem ele representando ali no legislativo ..Preciso citar mais alguma coisa … ?

      • Sergio Cides disse:

        Quem mata um anão tem a mesma pena de quem mata um gigante… O fato de Lula ter “roubado menos” não o torna menos sujeito à pena aplicada aos larápios mais vorazes que conseguiram roubar mais do que ele. Pés de chinelo preocupados com o sítio e o pedalinho e os tripeques do Guarujá elegeram legitimamente esse aprendiz de feiticeiro que não passa um dia sem fazer uma bobagem, assim como os grandes iluminados e intelectuais, um dia, votaram em Dilma…

        • Sim Senhor disse:

          LuLa roubado menos… o sujeito é o responsável pelo maior escândalo de corrupção da história da humanidade… o dinheiro recuperado… tem o que não foi e nem nunca será recuperado… sem falar em centenas de bilhões emprestados a outras nações a juros de 3,1%…

          • Werde Gomes disse:

            É mesmo? E onde estão estas centenas de bilhões que o Bozo disse que ia mostrar no tal “escândalo do BNDES”? Ele não colocou o presidente do banco para fora porque estaria acobertando “falcatruas do PT” ? Então, onde estão as tais falcatruas que o Bozo demente, que só fala asneiras, ia mostrar e não mostrou até hoje ?

          • Sim Senhor disse:

            Estão nas refinarias e portos…

          • Sim Senhor disse:

            Só não vê quem não quer…. emprestando a juros de 3,1% e captando a juros de 18% esta conta jamais fecharia equilibrada…

        • Werde Gomes disse:

          E a classe média sonegadora, aquela que não recolhe o Esocial da doméstica, aquela que suborna o policial para não levar multa, que passa a mão na cabeça do filhinho que cometeu crimes “menores”, enquanto fo filho do pobre apanha e fica preso ? Que pena deve ter? A diferença é que os intelectuais não são FRUSTRADOS como os classe média que queriam ser ricos mas, NUNCA vão ser e tem bronca de pobre, para se sentir “diferenciado”. O sonho do classe média é ter dinheiro e o sonho do intelectual é ter conhecimento. isto faz toda a diferença. e quando o intelectual é rico, aí ele se torna o maior pesadelo, porque coloca os classe média no seu devido lugar, que é do ladinho do pobre que tanto odeiam e desprezam.

      • Sim Senhor disse:

        As dívidas dos bancos não vem desde o glorioso governo dos trabalhadores que sacava dinheiro do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e emprestava a outras nações a juros de 3,1%…. foram centenas de bilhões emprestados a fundo perdido…

      • Ricardo disse:

        Bobinho, aonde vc ouviu falar de 450 bi, se a dívida externa do Brasil é bem menor que as reservas em moedas e títulos internacionais? A dívida que preocupa os cidadãos do País em que vc vive mas não o entende é de quase 3 tri, e o governo PT foi responsável por elevá-la de 850 bi (final do gov PSDB) para 3 tri (impedimento de dilmanta) Os juros de 450 bi são pagos a bancos daqui, não a agiotas internacionais, o que, claro, também é ruim. Mas o Proer foi o seguinte: vários bancos iam quebrar de qqr jeito e iam dar o calote nos correntistas, ruim para o tesouro e para a Nação mas menos ruim para os correntistas que iam perder muito mais (claro que vc não estava no meio deles, já que não possui nada) Certamente vc gostaria de pertencer à famigerada classe dos 1% que possuem alguma coisa. Mas para se tornar vidraça tem que labutar muito, muito, e isto não é a sua praia.

    • ed disse:

      E o “novo velho” DESGOVERNO, fez de tudo para o trabalhador PAGAR ESSA CONTA DOS BANQUEIROS SONEGADORES, através dessa “reforma da previdencia !…para isso foi que eles ELEGERAM O BHOZO QUE AHI ESTÁ A SERVIÇO DELES !…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Newsletter Farol Político

Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder

assine

Receba notícias também via