“Se eles podem aprender a odiar, eles podem ser ensinados a amar, porque o amor ocorre mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.”
Nelson Mandela
Muitos acreditam que a prisão de jovens infratores, assim como é feito com adultos, vai reduzir a violência no país. Este tem sido o debate em torno da PEC 171/93, que prevê a redução da Maioridade Penal do Brasil para 16 anos.
Todos somos afetados pela violência e queremos sua diminuição. O problema é que, devido à falta de informação, às vezes se usa um remédio que tem o efeito contrário ao esperado. É o que pode acontecer caso não saibamos conduzir bem este debate e a decisão legislativa.
Nos últimos anos, em nosso país, nunca se encarcerou tanto. Temos a terceira maior população carcerária do mundo. Apesar disso, nunca houve uma tão forte sensação de insegurança. A verdade é que o Brasil é um dos países que possuem a menor idade para o ato infracional: 12 anos. Em outras palavras, qualquer criança ou jovem, a partir dos 12 anos de idade, pode ser punido, inclusive preso. O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, não usa esse termo, mas é disso que se trata. A tão propalada impunidade é mentirosa, é falsa.
Leia também
Essas “medidas sócio-educativas”, que podem ser chamadas de punições, vão da advertência à internação compulsória. E, apesar de todos os problemas das casas de internação, da falta de investimentos por parte do governo e das dificuldades pedagógicas, a taxa de reincidência entre os jovens infratores é de 20% – contra 70% do sistema penitenciário adulto. Sim, 20% de jovens reincidindo ainda é um número alto. Mas será que a melhor solução é inscrevê-los na “Escola Superior do Crime”, onde a taxa de reincidência é de 70%? Ou não seria mais eficaz investir nos abrigos e casas de internação, investir mais em educação e cobrar a aplicação do ECA – que é uma belíssima lei e que não é cumprida em sua integralidade? Os mais novos, para utilizar um termo do senso comum, são mais “recuperáveis” que os adultos.
PublicidadeNesse momento, muitos podem estar preocupados com aqueles jovens de 16, 17 anos que cometem crimes hediondos. Em primeiro lugar, eles são exceção – apenas 0,5% dos casos. Em segundo lugar, podemos analisar, dentro do próprio ECA, a hipótese de alguém que cometeu um homicídio com 17 anos ter uma internação socioeducativa maior, que não acabasse dali a um ano, quando ele atingisse a maioridade penal. Nós estamos abertos a discutir alternativas, mas nunca no âmbito da redução da maioridade penal, do Código Penal.
O controle e o acompanhamento pelos juizados da Criança e do Adolescente é que precisam ser aprimorados. A solução pelo castigo violento e pelo confinamento não é solução: é agravamento do problema.
Porque você não pede para sair e desapareça da face da terra, não fizeram nada em 14 anos, tá com peninha de bandidos leva eles para tua casa.
Menos ladrões, corruptos, traficantes, menores bandidos, esquerdistas caviar e mais brasileiros decentes em todos os setores e segmentos dssse país, principalmente na política.
Infelizmente EDUCAÇÃO, nunca passou na cabeça de político algum como investimento, ou seja, educação se cria cidadão, á qual se pensa por sí só e este mesmo cidadão tem opiniões e dificilmente é influenciado! Por isso a educação atual está um caos, querem gerar mais e mais alienados para serem todos manipulados! E sim, educação apropriada e de primeiro mundo consertaria em muito este bandidos hoje que se encontra o Brasil, mas infelizmente pela tamanha proporção que já se encontra o números de bandidos, leis mais severas devem ser tomadas para começarem a corrigir este problema, até digo que alguns casos pena de morte, infelizmente chegamos a este ponto! Por culpa de políticos!
todos que sempre insiste nessa tecla, o Brasil apesar de muitas criticas melhorou bastante na educação, hoje o brasileiro tem mais oportunidade tem, boa parte da população já sabe ler e escrever, mais oportunidade para fazer uma faculdade e outra apesar de tudo somos um pais mais rico do que anos atras, logico o brasil deve sim investir pesado na educação, te pergunto com todo esse investimento feito na educação a violência diminuiu? Pelo contrario ela aumenta cada vez mais, ninguém vira ladrão por ser pobre mas sim porque muitos pensa que o crime compensa, por causa de uma massa ideológica que diz que o criminoso é uma vítima da sociedade, as leis devem ser mais rigorosas e tirar esses infratores e separa-los da sociedade
e de onde saiu esses dados milagrosos? do PT? falta de credibilidade!
Edit:
PS.: A maioria das crianças internadas em instituições NÃO SÃO CRIMINOSAS! se calcular apenas dentre as detidas por cometerem crimes creio que esse valor se inverte!
Muito bom, deputado! A lei já existe, basta cumpri-la. Entretanto, é mais fácil convencer a população que a maioridade penal, solução simples que não requer muito trabalho nem raciocínio, resolve tudo e que a fonte da sensação de insegurança é a ausência de leis e não o descumprimento delas. Além do mais, há evidentemente a invenção de um perigoso fantasma que habita na mente coletiva, que no caso são os menores infratores, que nada mais são do que exceções.
E por favor, se lhe for possível, trate de postar mais aqui. Seria interessante vê-lo abordar diversos assuntos com mais frequência e fomentar discussões importantes.
Chico, se você realmente estivesse preocupado com a educação, não teria ajudado desviar da mesma, 11 MILHÕES para a militância e causa Gay.
Quem quiser saber detalhes é só procurar no youtube, de sorte que o Bolsonaro denunciou ao contrário seria por debaixo dos panos, é do seu feitio..
Também nesse vídeo, tem André lázaro afirmando que demorou 3 meses para saber onde ia a língua no beijo de crianças, para apologia e uso no kitgay…
https://www.youtube.com/watch?v=rhFnCHXOSEM
Essa quadrilha de esquerdistas que está há 12 anos no Poder, fora de uma quantidade enorme de Medidas Provisórias “defendendo” os pobres, vítimas de uma sociedade “injusta”, nada mais fizeram.
Arrecadaram bilhões e sumiram com o dinheiro. O que não gastaram em propaganda dos feitos não feitos, roubaram.
São mentirosos e ainda por cima hipócritas.
Bandido não tem idade…
Se tem idade para assaltar, e enfiar um revolver na cara da sociedade, TEM IDADE também para responder pelos seus atos.