Pedro Sales*
O senador e líder do governo no Senado Jaques Wagner (PT-BA) disse, nesta terça-feira (7), que acredita que os 34 brasileiros na Faixa de Gaza devem retornar amanhã ao Brasil. A informação já tinha sido adiantada pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Na semana passada, o chanceler conversou com o ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e afirmou que obteve dele a garantia de que os brasileiros poderão cruzar a fronteira. Ainda assim, os brasileiros seguem fora da lista de pessoas autorizadas a deixar Gaza, na fronteira com o Egito.
“Eu diria que está pré-hiper confirmado. Como tudo lá é surpresa, só dá para confirmar quando estiverem dentro do avião nacional”, explicou Wagner. “Evidentemente que o chanceler Mauro conversou com o chanceler do Egito e de Israel e todos se comprometeram. Eu acho que agora está batido o martelo que eles saem amanhã”.
Leia também
Para o senador, a liberação é atribuída ao “bom senso”. Ele salientou, ainda, que “já era para ter deliberado bem antes”. Jacques Wagner destacou também que a demora no resgate dos brasileiros em Gaza já causava certa angústia, uma vez que o país foi um dos primeiros a realizar missões de repatriação, mas ainda lidava com esse entrave diplomático entre Egito e Israel.
“Na verdade já havia até uma angústia do nosso pessoal. Nós [Brasil] já trouxemos bolivianos, argentinos. Sei lá quantas mil pessoas já vieram, que optaram por sair de Israel, que evidentemente é mais fácil do que sair de Gaza. O Egito tinha medo de abrir a tal da porta que poderia ter mais imigrantes para lá. Então, foi toda uma negociação feita pela diplomacia”.
Os 34 brasileiros em Gaza embarcam no Aeroporto do Cairo, a quase 40 quilômetros da região em que estão. Jaques Wagner detalhou a logística do resgate. “[O avião] Tá no Cairo. Quando eles estiverem saindo, eles decolam no Cairo. Param no aeroporto a 30, 40 quilômetros da porta, onde eles saem. Vão ser transportados de ônibus e lá eles embarcam no avião”.
Operação Voltando em Paz
O Brasil repatriou 1.204 brasileiros nos oito primeiros voos da Operação Voltando em Paz. Além desses resgatados na área de conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, também embarcaram nos voos 44 animais de estimação. Os brasileiros em Gaza, por outro lado, não puderam voltar e agora esperam embarcar nesta quarta-feira (8).
A primeira aeronave em missão de repatriação chegou ao Brasil em 11 de outubro, quatro dias depois da deflagração do conflito no Oriente Médio, após ofensiva do Hamas no festival de música eletrônica Universo Parallelo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 5 mil pessoas já morreram desde o início da guerra.
*Estagiário, sob supervisão da editora Iara Lemos
Deixe um comentário