Mesmo sendo o foco de pesquisas, livros e documentários nos últimos anos, a guerrilha do Araguaia permanecia como um dos episódios mais obscuros (e sangrentos) da ditadura militar. Um dos casos, até então inédito, chama a atenção. Um militar encarregado de fuzilar uma guerrilheira se apaixonou por ela. Eles se beijaram pouco antes da execução. Mas isso não o impediu de cumprir a tarefa (leia abaixo).
“Ela ficou me olhando nos olhos, chorando. Eu não aguentei e chorei muito. Caí em prantos. Ela chorava, mas ficou firme, de pé, aguardando sua hora. Tirei a arma e apontei pra cabeça”, relatou o militar Robson, um dos entrevistados do livro “Borboletas e Lobisomens – Vidas, Sonhos e Mortes dos Guerrilheiros do Araguaia”.
Circunstâncias desconhecidas do conflito, como este caso, foram elucidadas pelo jornalista, historiador e professor Hugo Studart no livro lançado nesta terça-feira (17), em Brasília.
Studart chegou à conclusão de que 77 pessoas foram mortas no conflito: 29 guerrilheiros em confronto, 22 executados por soldados, um “justiçado” pelos guerrilheiros, 15 camponeses e 10 militares.
O jornalista se debruçou sobre o assunto por quase 10 anos, vasculhando mais de 15 mil documentos, cruzando dados oficiais e testemunhais e conversando com mais de 150 pessoas.
Leia também
Durante a ditadura, um grupo de militantes do PC do B se embrenhou na floresta amazônica, entre o Pará e o Tocantins, e começou um foco de guerrilha contra o governo militar. A intenção era criar um território independente. Mais de 4 mil homens das Forças Armadas foram mobilizados para exterminar os cerca de 100 integrantes do movimento.
Áurea e Robson
Um militar, de codinome Robson, foi destacado para fuzilar a guerrilheira Áurea Eliza Pereira, de codinome Áurea. Ela havia sido capturada por homens do Exército, e estava magra e doente. Depois de três dias de interrogatório, ele acabou se apaixonando pela militante. Robson não teve o sobrenome divulgado no livro.
Quando recebeu a ordem de fuzilar Áurea, Robson titubeou. A chamou para “tomar uma cerveja e dançar a noite inteira”. Naquela momento, a guerrilheira já estava dentro de um buraco, onde ocorreria a execução. Ela chorou e pediu para que ele não lhe desse esperanças.
Robson baixou a escada para Áurea sair do buraco. Os dois se beijaram e se abraçaram, chorando. Então o militar sussurrou no ouvido dela: “agora você vai ter que descer”. Ela desceu.
Os dois se olharam nos olhos durante todo o tempo. E então ele a alvejou.
“Quando um homem sabe que é sua última refeição, ou o último beijo, ele fica comovido e aproveita. Mas quando é o último beijo de uma mulher, ela se entrega inteira. Nunca conheci uma mulher com tanto amor quanto a Áurea”, relatou o militar em depoimento ao livro. Ele diz que se apaixonou por ela e “quer acreditar” que ela se apaixonou por ele.
…
Leia o trecho do livro “Borboletas e Lobisomens – Vidas, Sonhos e Mortes dos Guerrilheiros do Araguaia”, de Hugo Studart:
O beijo da morte
Ainda havia um pouco mais de uma dúzia de guerrilheiros vivos. De acordo com a pesquisa, seriam eles quatorze sobreviventes, em ordem alfabética: Áurea (Áurea Eliza Pereira); Beto (Lúcio Petit da Silva); Chica (Suely Yumiko Kanayama); Daniel (Daniel Ribeiro Callado); Dina (Dinalva Conceição Teixeira); Lia (Telma Regina Cordeiro Corrêa); Lourival (Elmo Corrêa); Manoel (José Maurílio Patrício); Maria Diná (Dinaelza Santana Coqueiro); Peri (Pedro Alexandrino de Oliveira Filho); Tuca (Luiza Augusta Garlippe); Valdir (Uirassu Assis Batista); Val (Walquíria Afonso Costa) e Vítor (José Toledo de Oliveira).
Foram caçados implacavelmente por cerca de 250 homens do Exército,guiados por cerca de sessenta camponeses recrutados na área. Um a um, foram sendo abatidos. Ou presos, interrogados e executados. Áurea foi presa em fins de março, ao lado de um camponês chamado Batista, que aderira à guerrilha. Foram ambos capturados pelo camponês Adalberto Virgulino – em troca de oitocentos cruzeiros e de um maço de cigarros, de acordo com Elio Gaspari, em A ditadura escancarada. Batista foi enviado para Xambioá. Áurea, por sua vez, foi levada para Marabá, em local conhecido por Casa Azul, à beira do rio Itacaúnas, onde os comandantes militares instalaram-se para coordenar toda a repressão à guerrilha. Áurea carregava um bebê, uma menina de três meses. Também estava magra, extremamente debilitada, com malária, a pele tomada por pústulas de leishmaniose, há muitos meses sem menstruar.
Um sargento da equipe de operações especiais Jiboia, codinome Robson, foi encarregado de interrogá-la e, depois, executá-la. Era louro, olhos azuis, barba e cabelos longos, como os de roqueiro. Era assim que andavam os militares da área de informações: disfarçados de universitários rebeldes. Ele já havia executado alguns guerrilheiros; Áurea seria mais uma.
Ela permaneceria entre seis e sete dias na Casa Azul. Foram três dias de interrogatório. Somente conversas amenas, garante o militar em narrativa à pesquisa. “Não havia qualquer necessidade do uso da violência”, explica.
Ele relata que tentou reanimá-la, usando uma técnica de interrogatório que busca estabelecer a empatia com a prisioneira. Ele contou sua própria história pessoal. E seus conhecimentos sobre as organizações de esquerda. Ela contou sua história. No movimento estudantil e sua história no Araguaia. Também relatou alguns episódios específicos da guerrilha. Sobre onde estavam escondidos os camaradas, àquela altura, não havia quase nada a relatar. Já estavam quase todos mortos, e aqueles ainda vivos, perdidos na mata, dispersos uns dos outros, certamente pulando de choupana em choupana em busca de comida, tentando encontrar alguma rota de fuga. Em nenhum momento renegou suas opções ideológicas. Disse ainda que sentia muito ódio de ter sido renegada pelos próprios companheiros – referindo-se ao fato de não ter sido uma das eleitas de Osvaldão.
Então veio a ordem de executar a prisioneira. Havia um buraco, de 3x3m, com 2,5 m de profundidade, dentro de uma das construções daquela instalação militar. Áurea foi levada para lá em um final de tarde. Desceu a escada de cordas para dentro da cova. Robson tergiversou, pensou em adiar a execução.
“Áurea, você quer tomar cerveja comigo e depois dançar a noite inteira em um desses botecos à beira do Itacaúnas?” – indagou.
Só então a guerrilheira chorou:
“Não me dê falsas esperanças, porque depois você não vai poder cumprir” – teria dito a guerrilheira, de acordo com as lembranças do militar.
Ainda assim ele insistiu. Baixou a escada e ela subiu, bem devagar.
Então ele perguntou:
“Você quer me dar um beijo?”
“Você faria isso por mim?” – teria respondido a guerrilheira.
Eles então se abraçaram, de acordo com o militar. Um abraço apertado, forte, longo. Ele, aos 25 anos, então lhe beijou a boca. Ela, aos 24, teria correspondido. E assim teriam ficado por muito tempo, se abraçando e se beijando, adiando ao máximo a chegada da hora da morte.
“Quando um homem sabe que é sua última refeição, ou o último beijo, ele fica comovido e aproveita. Mas quando é o último beijo de uma mulher, ela se entrega inteira. Nunca conheci uma mulher com tanto amor quanto a Áurea” – relata o militar.
Em determinado momento, o militar se afastou um pouco e disse à guerrilheira, ao pé do ouvido, algo como “agora você vai ter que descer”.
Ela então desceu a escada, resignada, bem devagar. Eis o relato do executor:
Ela ficou me olhando nos olhos, chorando. Eu não aguentei e chorei muito. Caí em prantos. Ela chorava, mas ficou firme, de pé, aguardando sua hora.
Tirei a arma e apontei pra cabeça. A gente se olhava o tempo inteiro nos olhos e chorava. Hoje tenho certeza de que me apaixonei por ela e quero acreditar que ela se apaixonou por mim. Minha vontade era fugir com a Áurea, sumir no mundo. Mas estávamos em lados opostos, ela sabia disso.
O militar chorava muito ao narrar este episódio. Num dado momento, me apontou o dedo indicador e disse: “Quando escrever sobre ela, trate-a com todo respeito, pois ela morreu com dignidade e coragem. Foi a mulher mais doce que conheci na vida.”
Áurea foi retirada do buraco por outra equipe e enterrada no novo cemitério de Marabá, cerca de 1 quilômetro distante da Casa Azul.
Se está na net, só pode ser verdade.
To chorando de soluçar, este foi um dos relatos mais fortes que eu vi até hoje da guerrilha e do regime militar brasileiro.
Mesmo eu sendo uma pessoa de direita, fiquei com pena da moça. Realmente, pagou por sua escolha e foi embora com a sua convicção até o fim. Sem dúvidas, teve coragem! Aurea, mesmo eu sendo divergente de você em termos ideológicos, sinto muito pelo seu sofrimento. Espero que você realmente esteja em paz. E espero também que o soldado fique em paz. Cumpriu o seu dever, mas teve humanidade em seu coração. Sem duvida, uma pessoa que devemos respeitar.
Se essa história é verdade o cara é só um sociopata, independentemente da ideologia. Simples assim!
Serto!!!!! Eleitores não votem no bolsonaro POIS o soldado vai beijar e matar vc e Bete caso entendo o seguinte “esta bem o socialismo é o ápice da política universal onde eu assino ou depósito meu salário !?!?!?!?!? Cadê o talão para que eu o bom, não! O ótimo cidadão possa pagar e enaltecer o partido SOCIALISTA !!!!!!”
“Sabe, no fundo eu sou um sentimental. Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dosagem de lirismo ( além da sífilis, é claro). Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar, o meu coração fecha os olhos e sinceramente chora…” ( Fado Tropical – Chico Buarque de Holanda)
O que importa são os resultados finais, ou seja, as FFAA venceram, para a alegria das pessoas honestas e trabalhadoras da época a qual eu vivi cada dia. Viva 31 de Março de 1964.
Venceram? Será? Os terroristas chegaram ao poder.
Essa é a versão dele, ao meu ver fantasiosa para vender livros. A dela deve ser totalmente oposta a isso.
Não creio que se passou dessa forma. É sabido que as mulheres capturadas eram brutalmente interrogadas, estupradas não por um só mas por vários e ao mesmo tempo. Faziam-nas andar nuas usando salto altos, tudo pra quebrar a psique. Depois, matavam-nas E DESAPARECIAM COM SEUS CORPOS, COM TÉCNICAS DE ARRANCAR-LHES AS VÍSCERAS E PREENCHER O ABDOMEN COM PEDRAS, JOGANDO-AS NOS RIOS… isso quando não sucumbiam ao enorme sofrimento. ESSE PAPINHO DE APAIXONADO, QUE SE BEIJARAM, É CONVERSA MOLE, DE COVARDE QUE NÃO ASSUME O QUE FEZ E NÃO HONRA AS CALÇAS QUE VESTE. DEVERIA ESTAR PRESO HÁ DÉCADAS…QUEM AMA, NÃO MATA…
É uma infelicidade que ainda sobraram comunistas que hoje estão destruindo os conceitos de família, propriedade e liberdade.
Nessa época era guerra contra o comunismo, era o Exército matar os inimigos, ou depois morrer com a proliferação deles no Brasil, Ninguém ali era inocente. O Exército agiu muito fraco, pois os comunistas estão todos no poder, porque deixaram esses bandidos vivos.
la, nome verdadeiro, ele “codinome”. São reflexos da ditadura ou machismo?
Louro alto dos olhos azuis é o protótipo do ariano nazista, o beijo lembra Judas. O comportamento, a origem e o ideal são os mesmos de um certo candidato a presidente que como Hitler terá seus dias de glória para, algum tempo depois, ser rejeitado e condenado pela própria sociedade que o venerou.
Historinha improvável que só subsiste na mente de quem desconhece o mecanismo militar. Servi em 1975 e posso dizer o contato de soldados, cabos e sargentos com terroristas ou guerrilheiros eram sempre acompanhados de um superior, nunca solitariamente. Convenhamos, é improvável um executor retirar sua vítima de uma cova e beijar na frente de outras pessoas.
O tal Robson deve ter um sono fácil hoje em dia com seus remédios de tarja preta e com um lugarzinho garantido bem quentinho quando desencarnar, só não sei se terá uma última cerveja, uma última dança ou um último beijo.
As pessoas preferem esconder as facetas mais horríveis da historia, por suas ideologias ou interesses políticos.
Que coisa mais conveniente ter uma fonte que não revela o sobrenome, não tem CPF e por isso pode dar uma aura de fidelidade a absolutamente qualquer coisa que se queira escrever. Como é que alguém ainda cai na lábia da esquerda?
Livro fake news.
Parece até novela mexicana…
uma guerrilheira – um grupo de militantes do PC do B – intenção era criar um território independente. O que vocês acham que qualquer governo do mundo faria? O que Cuba, Espanha faz e fez com seus opositores, é guerra, burra, mas é guerra.
De fato não havia opção. Era gente armada lutando contra uma ditadura para tentar implantar outra, aos moldes cubanos.
” Áurea Eliza Pereira, de codinome Áurea”…cuma???? (parei nesse ponto…)
Pobre Brasil… Pobre brasileiro… O ódio, o rancor, o preconceito.
Vim aqui colher ódio nos comentários, volto com a mochila cheia. vlw
Ódio era o que movia aqueles jovens terroristas, defensores de uma distopia genocida. Era gente que odiava esse mundo e queria impor outro a força.
Eu constatei um fato, só correr os comentários. Tu colocou achismo, fonte?
Leia o arquipélago gulag do Soljentsin e os diários do Che Guevara para saber que tipo de gente eram esses guerrilheiros.
Sabe aquela propaganda que aprendeu na escola de que lutavam pela democracia? Não podia ser mais mentirosa. Queriam substituir uma ditadura por outra.
Lerei, mas acredito que você esta incorrendo no erro da generalização. Tomar a motivação de pessoas de lugares e épocas diferentes com base em ideologia como iguais.
Você se baseia no achismo!!!
É uma vergonha para o exército brasileiro e para os Presidentes militares a execuçao de prisioneiros. A lei internacional considera crime de guerra e crimes contra a humanidade. Mata-se em combate, mas nunca um prisisoneiro preso. Nas recentes guerras da Coreia e Vietnam, não havia ordens para matar prisioneiros. Nem do lado americano nem dos asiáticos
babaquisse
Gente desprezível, este tera de viver muitas vidas para pagar o seu carma , nojento
Que coisa fantasiosa. Se o livro fosse um romance, vá lá.
Nunca se sabe a verdadeira história, especialmente depois de décadas. A vida é cheia de nuances e é impossível representá-la toda em um texto. A pior coisa para a história é o viés de quem a relata, que pode ser político ou apenas comercial.
Parabéns ao militar por ter cumprido seu dever apesar do suposto envolvimento emocional com a prisioneira. Acho essa história meio forçada, quase que novelesca, mas o que importa é que foi uma comunista a menos nesse mundo.
E não se comovam com isso. Esses guerrilheiros eram capazes de todo tipo de selvageria e violência com quem não comungava de seus delírios. Eram feras dispostas a matar friamente, tudo em nome da insana causa comunista.
Sei! E os militares eram bonzinhos com suas torturas, tudo farinha do mesmo saco, ou talvez não
Qual a probabilidade de ser verdadeira a narrativa do escritor? acredito ser pura fantasia literária visando somente lucro com a venda dos livros.
Esse militar foi um grande covarde. Se aproveitou de uma mulher decrépita, faminta e já sentenciada a morte. O militar ainda pede que o escritor a retrate com respeito. Que hipocrita!
Isso parece mais uma versão barata Tupiniquim de A Lista de Schindler, quando o Haupsturmfüherer Amon Göthe se apaixona pela judia Helen Hirsch.
Não acredito nesta história. Mas pelo menos o final foi feliz.
Muitos não acreditam no Nazismo
O pior é muitos não saberem que o socialismo matou muito mais.
Pela sua lógica o genocídio nazista é justificado pelo genocídio socialista, meu caro os extremos são um câncer seja ele qual for, hoje que vejo em muitas redes sociais que toda atrocidade era justificada, era realmente necessário a prisão tortura e morte? Isso mostra que não havia democracia.
E o genocídio capitalista? Ficou de fora?
Que bobagem. Vive as benesses do capitalismo, na era de maior prosperidade material da história humana, e fica falando mal ainda. Compare os índices sociais de um século atrás com o de agora e volta aqui pra falar do “genocídio capitalista”.
HAHAHHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHA
Rindo da própria ignorância, maluco?
Não justifiquei nada. Só quis dizer que não existe heroísmo algum na guerrilha do Araguaia. Lutavam por um modelo autoritário.
Ata! Só olhar seus comentários apoiando a morte dos guerrilheiros, e democracia e julgamento?? Não há!!! Como crê que os fatos narrados são reais??? Seu olhar é para seus conceitos amigo…
Escreve de modo muito confuso, como deve ser seu cérebro.
Minha posição é simples e a mais democrática possível: os dois lados estavam errados e nenhum deles era democrata. Havia de um lado uma ditadura militar. De outro, jovens radicais armados que queria uma ditadura de esquerda.
Minha escrita é para grandes mentes, passar bem!!!
“Minha escrita é para grandes mentes, passar bem!!!”
Não engana nem a si mesmo. Leia e apareça.
Meu caro! Pelo menos não defendo tortura e morte. Não sou socialista e nem alienado,dou valor a vida e ao julgamento justo!! Eu não quero enganar a ninguém, tenho minha consciência limpa e tranquila. Quanta sua soberba, estou nem aí, eu busco a sabedoria holística. Mister Embotamento!
Pior são os que AINDA acreditam no comunismo.
Meu caro Comunismo, capitalismo, militarismo e “achismo” são câncer
ignorante é assim, mesmo.. coloca antolhos, zurra quando tenta falar alguma coisa e “não acredita na história”!
Não consigo sentir pena. Era uma terrorista e como tal foi tratada.
Terrorista? Que terrorismo ela fez? Terrorista que eu saiba é quem coloca bomba no Rio Centro. Isso sim é terrorismo. E esses não foram fuzilados. Não é? Eles são da tua turma.
Uma bomba no Riocentro contra dezenas de bomba, assaltos a bancos e joalherias, sequestro de diplomatas e todo tipo de subversão da ordem. Só o fato de querer instituir uma ditadura comunista nos moldes cubanos já constitui ato de terrorismo em si. E infelizmente não estava vivo naquele tempo. Mas se estivesse, certamente seriam sim minha turma.
Historia fantasiosa, cheia de buracos, não se sustenta.
trouxa….é do tipo q troca o beijo numa mulher pelo beijo na bunda de um milico….vai dormir pensando no teu milico…..HASTA LA VICTORIA
Vai ver que a bunda do milico não estava cheia de pústulas de leishmaniose….
hastla la victoria é a versao cubada do famoso heil hitler alemao. Vc deveria ter cuidado antes de invocar lemas de ideologias assassinas como nazismo e socialismo
Vai curtir teu passado, bobão senil. Fica com teus slogans e palavras de ordem vazias que não dizem mais nada prá ninguém…..
Só quem viveu aquela época pra entender que tinham BANDIDOS dos dois lados , pena que nossa imprensa é de quinta qualidade e esquerdista e só mostra o lado dos vencedores ( Dilma , José Dirceu , Luis Inácio , José Genuino etc etc etc ).
Luis Inácio nessa época era um simples torneiro mecânico, vá estudar história.
Mas a Dilma era terrorista e não teve o mesmo destino porque os militares foram uns frouxos.
E logo abandonou o disfarce de operário para se encostar no sindicato. A partir disso deixou de ser uma pessoa produtiva e levou uma existência parasitária.
É aí que vosmicê e engana. Lula, como ele mesmo se auto-intitulou, é uma IDÉIA. Portanto, é um ser imaterial e seres imateriais existem desde sempre. Conclusão: “naquela época” o Pixuleco já fazia muito mal ao Brasil.
Eu, que vivi naqueles tempos, conheci pelo menos cinco soldados profissionais que usavam cabelos e barbas compridos e todos sabiam que, estando na universidade,e sempre juntos, sem estarem em lista de aprovados no vestibular, só podiam ser infiltrados pelo governo prá colher informações.A maioria era boa pinta,sarados, estranhos mas aparentando bom mocismo. Até que um dia dois colegas que atuavam no sindicato foram presos e barbaramente torturados . Foram libertados, um deles , muioto inteligente, se formou e virou professor . O outro ficou com sérias sequelas e meio pirado.
Nesta época os militares, incitados por políticos que os rodeavam, como ACM e Sarney começaram a colocar bombas em bancas de revistas para incriminarem os “subversivos” e justificar a selvageria do DOI-CODI. Queriam coroar esta tática com mutio sangue em bombas que iriam colocar no Rio centro lotado. Deus deu uma ajudinha e fez uma das bombas explodir no colo de um deles. O outro , num tapa na cara da sociedade, foi promovido e vive até hoje. Isto é fato, sem opinião. Se acha que é mentira, pesquise para não falar bobagem.
Arthur, tenho um amigo cujo o pai (hoje falecido), foi policial durante este período…as vezes conversava com ele sobre o tema…era meio difícil arrancar alguma coisa dele, mas qdo ele tomava umas canas ficava mais maleável…uma vez falei com ele sobre o prédio do DOI CODI que fica no centro de SP, ele disse que era melhor morrer do que ir parar ali…palavras dele “o cara saia dali fedendo a cadáver, eles largavam o fulano na praça da Sé, (qdo eram soltos), e o cara nao sabia nem voltar p casa, esqueciam ate o nome”…foi um periodo obscuro do nosso pais e deve ter muita coisa que nao sabemos, e provavelmente nem saberemos
Triste que hoje um presidenciável acha que tudo isso foi correto, e quer voltar nesses tempos obscuros, e um bando que nem dessa época foi acha tudo bonitinho…
Talvez fosse melhor a ditadura proletária comunista ter vencido e assim não teríamos torturas, fuzilamentos, privação da liberdade. Ou se esses comunistas fossem tratados com humanidade tentando-se democraticamente convencê-los que o comunismo não presta, o que aconteceria?
“O comunismo não presta”. “Ter vencido”. Coitado, mais um desses limitados que acredita em papai noel.
Posso ser limitado mas tenho as minhas convicções e também tenho a cara limpa para me mostrar e não me escondo em nomes tipo Nova Esquerda demonstrando covardia próprias dos comunistas. Além do mais, procure conhecer a realidade de uma Coréia do Norte ou Cuba ao invés de ser doutrinado ou ficar doutrinando em salas de aula.
Por favor, conte também os últimos momentos do Tenente Carlos Alberto Mendes no Vale do Ribeira e também do soldado Mário Kosel Filho
Alguns se perguntam como o nazismo pode surgir e ter apoio da população. Basta ler os comentários abaixo que percebemos como isto acontece. Pessoas como um certo Wellington FM só aguardam a oportunidade de poder matar seus inimigos. Falta só oportunidade e a coragem. Assim que a oportunidade aparecer poderão dar vazão aos seus instintos. Oremos!
William, você é apenas uma criança e ainda não estudou suficientemente a História do Brasil. No futuro vc compreenderá.
Lembrando que o socialismo defendido pelos guerrilheiros conseguiu ser mais genocida que o nazismo.
Aliás, Stálin, um ídolo para aqueles jovens tresloucados, conseguiu matar mais que Hitler em seus gulags. Não tinha mocinho naquela ocasião. Era autoritário x autoritário.
2 faces da mesma moeda
Não só o nazismo. Che Guevara assassinava friamente em nome de um suposto ideal socialista.
Nazismo, comunismo e socialismo sao as 3 faces da mesma “moeda”, e acumulam tudo de ruim e podre da humanidade. Os 3 ainda tem apoio da populacao, principalmente os menos esclarecidos, pois vendem uma utopia, uma solucao rapida e facil para os problemas que o proprio cidadao tem medo de enfrentar
moeda de três faces deve uma confusão para pagar o busão é ou não é??? o trocador não vai aceitar….
Provavelmente ele digitou “moeda” entre parenteses justamente por isso…
Quando falta conteúdo, se apegam a semântica…
o problema não é a ideologia e sim de caráter de índole do humano,tomara que algum dia a questão ideológica seja um debate acadêmico sobre o passado negro da historia humana em que muitos se escondiam sob o manto ideológico de querer fazer o bem e só destruíam os seus desafetos.
Conheço relato da mesma guerrilha. Um militar se aproximou de uma guerrilheira e perguntou seu nome. A resposta foi “Nome de guerrilheira é…” tascou um tiro na cabeça do militar. Araguaia foi, infelizmente, uma guerrilha em nosso território. Como tal, houve atrocidades dos dois lados, o mesmo que ocorre no RJ.
É uma história horripilante de exploração da fragilidade de uma mulher esgotada pela fome e certamente em condições muito degradadas de saúde física e mental. E quem não estaria depois depois de meses, ou talvez até anos, como foi o caso de vários deles, vivendo numa floresta inóspita? É ignóbil e chocante que o Congresso em Foco tenha escolhido o tom romantizado, para recontar essa história fake desse livro estranho. É uma caso monstruoso, basta ter alguma sensibilidade e conhecimento histórico da situação, para ver. Uma mulher, magra e doente, como se lê na narrativa, que sabia certamente como os militares tratavam os guerrilheiros capturados, é levada para um interrogatório “ameno”. Por três dias, a mulher subnutrida e doente é submetida a esse interrogatório “ameno”. Então o livro faz entrar em cena a love story de pior gênero, com um galã publicitário (que na época provocaria náuseas a uma mulher guerrilheira, por ser o protótipo do imperialismo americano: ” Era louro, olhos azuis, barba e cabelos longos, como os de roqueiro.”). É um contra senso tão evidente que denuncia, para que souber ler, a qualidade do livro. Como alguém pode acreditar nisso, que “era assim que andavam os militares da área de informações: disfarçados de universitário rebeldes”? Só um tonto inventaria tamanha idiotice. Como alguém iria se disfarçar de universitário rebelde numa área em que o exército estava caçando e exterminando justamente universitários rebeldes? Vamos esperar e torcer para que os familiares dos sobrevivente processem esse explorador de memórias, e obrigue a recolher essa patifaria do mercado. Me desculpem, mas é repulsivo. Mas senso crítico minha gente.
Essa mulher se meteu no mato porque quis, em nome de uma utopia doentia (o socialismo) que deixou cem milhões de mortos no século passado.
Eram jovens tresloucados que lutavam contra uma ditadura em nome de outra, aos moldes cubanos. Em nenhum dos lados havia defesa democrática.
E daí que ela estava lá porque quis, seu imbecil? Isso lhe dá direito de matar, torturar, fuzilar? Vai ver se eu tô na esquina!
Ela estava em um grupo armado que queria derrubar o Estado. Como enfrentar esses terroristas? Com uma flor na mão e cantando a música “Imagine” do Lennon? Não seja imbecil. Era um cenário de guerra civil.
Falsa dicotomia. Tortura não é a única alternativa para lidar com qualquer criminoso, deixa de ser canalha.
Quem está falando de tortura? Não delire.
Como você mesmo disse, eram criminosos. Não podiam ser enfrentados com flores e a pomba branca da paz.
Falsa dicotomia. Uma bifurcação bem chula, por sinal. Não é “ou eu mato e torturo criminosos” ou “eu enfrento criminosos com pombas da paz”.
Há outros caminhos, como prender. Que tal? Colocar em buracos, torturar e executar NÃO É A ÚNICA, E NEM A MELHOR MANEIRA, DE LIDAR COM QUALQUER CRIMINOSO.
Então para de falar besteira e toma rumo, porque vc está desorientado, meu chapa.
Tortura não tem sentido prático, mas a execução de quem defende expropriação e genocídio é mais do que justa…
Justo é você ir para a puta que te pariu, e não tô falando da adorável senhora que te criou, mas da outra que te deu a ela! Sem vergonha desumano!
Acho que o comunismo deveria ser proibido pelas maldades e destratos que causaram a essa mulher e outros milhares que tentaram se opor ao governo iludido por esse utopia assassina
O que deveria ser proibida é a burrice. Essa é a verdadeira assassina.
É só olhar seu nick que vemos o que é burrice aqui.
Obrigada pela análise lúcida, Dulce. Como historiadora e sendo família da Áurea, me dói ver uma banalização rasteira como essa.
Após tanto tempo evocar esse tipo de história é algo cruel para os familiares dos terroristas e dos militares. Terroristas mataram. Militares mataram. Foi um período onde todos desrespeitaram a lei. Hoje muitas acusações sem prova são expostas nas mídias e algumas são até absurdas. Não há provas. Uma jornalista diz que foi presa em um quarto junto com uma cobra. Como saber se isso é verdade? O militar diz que beijou a terroristas antes de mata-la. Como saber se isso é verdade? Há muitos aproveitadores vivendo de criar factoides sobre o Araguaia, página infeliz da nossa história.
Eu conheço algumas histórias, como morador do estado do Pará naquele período.
Parei de ler quando li guerrilha contra o governo federal….depois disso o que houve é mera consequência! Se morreu é porque não era boa coisa! Parabéns ao EXÉRCITO BRASILEIRO!!!
Quando li esse teu comentário só pensei graças a Deus eu sou da esquerda….Deus me livre está do mesmo lado desse m… q leu a reportagem e mesmo assim prefere dar um beijo na bunda de um milico do q numa mulher….HASTA LA VITORIA seu trouxa
esquerdista dão é a bunda meu amigo.
esse Iuri é famoso em Franca. dá o rabo e faz chupeta em qualquer um. é só dar um pouquinho de pó ou mesmo uma bala juquinha!
Esquerdista se dá a bunda é por ideologia. você dá a sua por dinheiro. E não é muito.
O socialismo que estupidamente defende matou cem milhões no século passado. É um propagandista dos maiores genocidas da história humana.
Hasta la victoria é o slogan surrado da ditadura mais longeva do continente, muito mais assassina que a dos milicos no Brasil.
De fato, alfisico. Mais bonito é ler que o Comunismo matou mihões na Rússia; que a Venezuela deixa sua população comer no lixo; que Che assinou muitos… Isso que é bonito!
alfisico assim como vc eu tb dou graças a Deus ser de DIREITA, de ter servido ao nosso valoroso EB e sim, prefiro beijar a bunda de milico do que lamber bota desta esquerda nojenta que vc defende! E o fato da personagem ser ou não mulher é só um mero detalhe, pra mim, o que importa é que ela era guerilheira e assim como tal MERECIA MORRER. E é melhor vc começar a preparar a mala para Cuba pq BOLSONARO 2018!!! Quero ver esquerdopatas como VC batendo a cabeça na pareda. Um beijo na bunda!
Bolsonaro está a 30 anos, TRINTA ANOS, no Poder Legislativo. Diz aí quantos projetos de lei ele apresentou? Quais leis foram criadas por ele e que foi aprovada? Quais foram os projetos dele para segurança pública do país? O que foi que esse sujeito fez de benéfico ao país, porque a ele, sei que todos os filhos mamam nas tetas do Estado; o patrimônio deles multiplicaram e segundo órgãos competentes, é incompatível com a renda deles; responde a trocentos processos no STF, já foi até condenado; só fala abobrinha…o cara sempre foi um inútil e agora quer dar uma de salvador da pátria? Plano de governo dele é baseado no ódio e projetos paliativos inúteis também. Tem que ser muito ignorante ou cego para dar crédito aquele palhaço.
Deise sinceramente não sei quais projetos além da Castração Química ele apresentou, tb não sei das leias por ele aprovada, até pq quem aprova é o Congresso como um todo e não um único congressista. Vc pode chamá-lo do que quiser é um direito teu, só não pode chamá-lo de Corrupto, como o Lula e a Dilma que deram migalhas ao povo enquanto os seus asseclas dilapidaram os cofres públicos, bom, se pra vc quem vota em Bolsonaro é ignorante pra mim, quem vota em ladrão é tão ladrão quanto!
Pois eu lhe respondo em 26 anos no Congresso foram aprovados apenas dois projetos e se ele não consegue aprovar nada no Congresso em quase TRÊS DÉCADAS, que dirá no Planalto. Será mais um Temer comprando tudo e todos com o dinheiro dos cofres públicos. Como se chama alguém que tem imóvel próprio e recebe auxílio moradia ilegalmente; e os 200 mil da JBS que foram parar magicamente na conta dele e o patrimônio incompatível com a renda??? Homem de família que casou três, quatro vezes, e tem filhos fora do casamento; que prefere ver filho morto a ter um filho homossexual; que diz que mulher tem que ganhar menos porque engravida; que fala de estupro como se isso fosse recompensa: “Só não lhe estupro porque é feia”…
Você é a prova da minha teoria, não conhece nada de seu candidato, mas vai votar nele, única e exclusivamente porque apoia esses discursos de ódio. Lula, Dilma, Temer, Aécio…Quero mais é que se explodam, não tenho bandido de estimação e ainda sinto cheiro de carniça de longe.
Obrigado Deise pelos esclarecimentos e sim vou votar nele pois apoio os seus discursos. Volto a dizer quem aprova é o congresso e não o congressista, sendo ele de um partido pequeno é óbvio que é muito difícil aprovar algo, ainda mais agora, que estão todos contra ele, pois ele virou o foco da esquerda.
Me diga Deise quem no Congresso Brasileiro não recebe auxílio moradia? Os ministros do STF tb não recebem não? Acho uma imoralidade. Nenhum outro deputado recebe dinheiro para fazer campanha, o deputado Lindenberg do RJ não recebeu 700 mil, mas eu não vi vc mencioná-lo no texto, a referida deputada que não seria estuprada por ser feia (queixa crime merecida), ela defendeu o assassino do casal em SP Felipe Caffe e Liana Friendenbach, no entanto vc preferiu atacar o Bolsonaro que defende outras medidas.
Por fim, não acredito que seja o salvador da pátria que precisamos, mas se cumprir com a metade do que diz, já me dou por satisfeito para um 1 mandato. Se conseguir enxugar os ministérios como diz que irá fazer, já será um avança e tanto. Claro se não matarem ele antes disso, como fizeram com o Celso Daniel em Santo André.
cara Bolsonaro que é candidato, ele que se autodenomina o salvador da pátria, bom que ganhe para mostrar sua verdadeira face para essa turma de alienado politico.
Vc esta equivocado Marcus Fenix, ele não se auto intitula salvador da Pátria, mas vamos aguardar a eleição e se ele vencer, saberemos se irá cumprir o que disser na campanha. Não se esqueça que o ladrão do Lula prometeu mundos e fundos durante as suas campanhas, bom o resultado ta aí né só não ver quem não quer ou é alienado politico como vc mencionou.
Estou nem ai para Lula que fique preso se cometeu os delitos não tenho candidato, Bolsonaro enganador de massa…
Você está corretíssimo Wellington.
Esquerdistas são doentes