Preso em regime domiciliar desde abril, o deputado Paulo Maluf (PP-SP) infringiu uma das condições impostas a ele para não ficar atrás das grades e tentou falar com um “ministro” pelo telefone nessa quarta-feira (8). Porém, Maluf ligou por engano para o jornal Valor Econômico. O telefonema ocorreu no mesmo dia em que a Mesa Diretora da Câmara resolveu adiar mais uma vez a decisão sobre a cassação de seu mandato.
Segundo o Valor, o deputado ligou cinco vezes para um número de celular do jornal que acreditava ser de um “ministro” entre as 8h45 e as 9h24 de ontem. Ao ser atendido pela repórter, Maluf demonstrou surpresa ao perceber que havia se enganado. “Esse número não é do ministro?”, insistiu.
De acordo com a reportagem, em pouco mais de um minuto de conversa, Maluf não chegou a especificar com qual ministro gostaria de falar. Afirmou que se sentia bem, que estava em uma sessão de fisioterapia, e brincou dizendo que não era fácil transformar um carro velho em uma Ferrari novamente.
A Vara das Execuções Criminais do Fórum Criminal central de São Paulo, responsável por fiscalizar e estabelecer as regras do regime domiciliar do deputado, informou ao jornal que o deputado não poderia fazer ligações, pois deve seguir “as mesmas restrições que teria se estivesse cumprindo sua pena no regime fechado”.
Leia também
“O habeas corpus concedido em caráter liminar assegura ao deputado o direito de cumprir sua pena em regime domiciliar apenas em razão de seus graves problemas de saúde”, disse o Tribunal de Justiça.
A própria defesa de Paulo Maluf demonstrou surpresa ao tomar conhecimento do telefonema. “A defesa esclarece que tem orientado que Maluf rigorosamente não mantenha contato com pessoas não autorizadas, salvo situação excepcional e de urgência, que deverá ser imediatamente comunicada ao juízo de execuções na sequência”, disse ao Valor o advogado Marcelo Turbay.
Novela de sete meses
A reunião da Mesa Diretora para definir o futuro de Maluf deve ser realizada na próxima terça-feira (14). Ontem integrantes da Mesa pediram vista (mais tempo para analisar o processo), para permitir que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), consulte a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.
Essa é a segunda vez que a decisão foi adiada apenas nesta semana. Segundo os advogados de Maluf, a Câmara tomou uma decisão acertada em adiar a decisão, para dar ao presidente e ao corregedor da Casa – Maia e Evandro Gussi (PV-SP), respectivamente – mais tempo para consultar o STF antes de tomar uma decisão definitiva.
“Vai haver uma conversa entre o presidente do Legislativo [Maia] e do Supremo Tribunal [Cármen Lúcia], também, acredito, com o próprio ministro [Edson] Fachin para poder esclarecer algumas questões”, disse Turbay após o fim da reunião. De acordo com Gussi, corregedor da Câmara, a decisão da perda de mandato é “muito complicada de se compreender”.
A apenas alguns meses para o fim da legislatura, a situação sobre o mandato de Maluf já se arrasta há pelo menos sete meses, desde dezembro do ano passado, quando o deputado teve sua prisão determinada. Ele se entregou à Polícia Federal (PF), em São Paulo, em 20 de dezembro de 2017, um dia após o Supremo determinar o início da execução da pena do ex-prefeito de São Paulo. Ele foi condenado a sete anos e nove meses de prisão por lavagem de dinheiro. A sentença também incluía pagamento de multa e a perda do mandato como deputado federal.
Maluf só foi afastado do cargo em fevereiro, no início do ano legislativo e seu suplente, Junji Abe (MDB-SP), assumiu a cadeira. Contudo, a Câmara protela uma decisão definitiva desde então.
Desde que começou a cumprir a pena, há quase oito meses, Maluf ficou preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, mas teve prisão domiciliar concedida pela Justiça por causa de sua saúde debilitada. Maluf chegou a ser internado após passar mal na prisão. Ele cumpre a sentença em sua casa, em São Paulo, desde abril.
Veja a reportagem do Valor Econômico
Maluf continua influindo na vida pública. Provavelmente deve receber visitas ilustres regularmente em sua mansão, onde nada lhe falta. Raposa velha da política, provavelmente tem dossiês segurando o rabo de muita “gente boa”.
Cadê o judiciário, tão severo com o Lula? Esse corrupto faz deboche e fica por isso mesmo?
A foto dele é a cara do Brasil atual, o Brasil do golpe, da perseguição ao PT e ao Lula!
Aproveitando o ilustre Albert Einstein, outra verdade verdadeira dele é esta: “Duas coisas não tem fim, o Universo e a estupides humana, a primeira tenho dúvidas”, aplica-se a muitos homo sapiens, incluindo vc.
Quanto a desinformação cara, é apenas mais uma falha desses Gestores Públicos péssimos e por absoluta falta de gigantescos investimentos na alta qualidade de Ensino, desde o maternal até centros de pesquisas de tecnologias de ponta, apesar de termos uma das mais altas carga tributária do planeta com retorno medíocre para a sociedade.
Extremamente desinformado, mas todos aqui são a favor da vida de um ser humano.
Excelente argumentação, sai do nada e vai a lugar nenhum. Quanta limitação numa pessoa só!. Aqui todos são a favor da vida de um ser humano.
Você também, tua mãe deveria ter abortado você.
A menina ficou nervosa….
Ah cara, quando se trata de “matar” um ser humano indefeso, fico muito macho!!!.
Aqui todos jamais são a favor de matar um ser humano sem a menor chance de defesa, isso é crime, matar e jogar uma criança fora, acorda meu!.
e transformar um carro velho em ferrari só para quem tem plano de saúde pago pelo contribuinte
e tem gente que acredita em brasileiro e brasileiro político
Quem disse que preso não tem direito a falar no Celular, o que mais tem a bandido com celular comandando o crime
Mais uma “gigantesca falha da Segurança Pública” no nosso país. Preso só tem um direito: que é o DIREITO DE NÃO TER NADA., ele tem uma dívida com a sociedade e precisa ficar trancado até o último dia de pena, só e simples assim!.
Será que ele estava tentando ligar para o Gilmar Mendes?
Na verdade não deveria haver dificuldade em cassar um mandato que, aliás, no caso do deputado, a cassação já foi definida pelo STF. O que há é um odiável corporativismo, um segura o outro para ninguém cair. Quando o sujeito é importante no grupo a grande maioria vira as costas pera quem os elegeu na certeza da reeleição, por esquecimento ou por ignorância.ignorância do eleitor.
O Paulo Maluf já é um homem idoso e muito doente. Colocar um homem no estado em que encontra na cadeia, é uma tremenda falta de humanidade. Que deixem o homem em casa, para que assim possa ter uma passagem mais tranquila, juntamente com seus familiares. Ele cometeu todos os erros como político, o mais grave foi a corrupção e o desvio de dinheiro, Deveriam empreender todas as ações no sentido de repatriar todos os valores desviados, isso sim, é de suma importância, e muito melhor que coloca-lo na cadeia novamente, e o dinheiro ficar para sua família.
Bandido também fica velho, e nem por isso ficará impune. Segundo teu raciocínio, o cara pode aprontar tudo e assim que envelhecer não precisa mais ficar preso, ele vai desfrutar os últimos dias no conforto do produto do butim amealhado. Reveja seu conceito por favor.
Não é assim. Para mim o mais importante é conseguirem repatriar o dinheiro desviado por ele. Essa é a consciência que precisamos adotar. A cadeia para ele, já no fim da vida, pouco importa. A família dele vai aproveitar do dinheiro. Agora se ele perder todo o dinheiro desviado, e reverter em prol do País, que pode ser para a Saúde, Educação, Segurança Pública ou moradia. Essa é uma prática que deveria ser adotada pelo Poder Judiciário, qual seja, confiscar todos os valores que o bandido desviou.
Meu amigo. Vamos ser complacente com um idoso e doente como o Maluf. Vamos usar da misericórdia e perdoa-lo!!!!
E vai ficar por isso mesmo? Cade aquele senhor se arrastando . Alias que teatro ridiculo. Só em chamou mais a atenção o verdadeiro palácio que ele e o clã moram.
Será que foi por engano?
CAMBADA DE POLITICOS LADRÕES CORRUPTOS TRAFICANTES QUADRILHEIROS. DUVIDO QUE TODOS QUE ESTÃO EM PRISÃO DOMICILIAR SEGUEM A RISCA AS LEIS. KKKKKKKK SÓ O GILMAR MENDES MESMO KKKKKKKK
só nos mesmos…
Tava ligando pro gilmar dar um jeitinho né?
Em prisão domiciliar usufruindo do dinheiro roubado dos cidadões honesto que são obrigados a pagar altos impostos para isto. Gostaria muito de saber para qual ministro o sujeito vai ligar e para pedir o que? A justiça desse país é uma piada e sem graça.
pra voces que sao contra o aborto;
quanto mais ignorantes nascerem mais perpetuos os corruptos estarao no poder.
nao adianta ir pra internet protestar.
ahhh deletaram o grupo do Bolsonaro com 1 milhao de followers…e dai? sao 138 milhoes de ignorantes votando.. Seu um milhao de internautas nao ganharao as eleicoes…
Precisamos de lei favoravel ao aborto sim.
Tua mãe deveria ter abortado você,
Sabe quel eh o seu problema? Voce eh uma moça rwligiosa. Voce nao é suficientemente inteligente para entender que um pais com mais de 220 milhoes de pessoas jamais ira para frente quando 90% sao retardados como voce.
Cointinie acreditando nas estorinha que o Padre te conta….e veja sua vida passar sem voce jamais ser feliz. Aborto é melhor que deixar uma criaça sofrer pelo resto da vida. E só pra voce saber existe milhares de clinicas espalhadas pelo brasil. Feliz de quem tem acesso a elas.
Completamente irresponsável e sem noção!.
Totalmente irresponsável e sem noção!.
Nossa família é absolutamente a favor da vida de um ser humano!
Se e’ domiciliar nao e’ prisao!
Eu respeito os mortos. Eu respeito o Maluf.
Desculpe Bala, não entendi de imediato, pelo contrário:parabéns!.
E daí?? Esse, ao menos, está em prisão domiciliar. Aquele outro, o Lula, está em prisão fechada e dita regras a todos, recebe visitas e têm vários benefícios na cadeia, tal qual esses traficantes que comandam o crime mesmo dentro das prisões!
Nada que esses políticos façam deveria causar indignação em nós, afinal dormem majestosamente no luxo e na corrupção, fruto do nosso voto inconsequente e da falta de acompanhamento dos mandatos desses senhores. É duro admitir que erramos, e que cada eleição deveria ser o momento da redenção ,da mudança e da alternância das pessoas que não corresponderam às promessas feitas, porém, depois de cada uma delas nos deparamos com a reeleição de figuras maculadas por ações contra o povo e o país. É bom lembrar “povo omisso, políticos sem compromisso”.
Aí temos a prisão por ‘questões humanitárias’ concedida pelo Toffoli, advogado do pt. Afinal, todos se lembram que o chefe do partido dele e o Maluf são amigos de infância, tendo se unido para eleger o Haddad em São Paulo
Deve ser atendido na cadeia até o ultimo dia de pena, ou morrer que seria mais interessante!.
Partindo desse safado, não se pode acreditar em nada !
Para que tanta algazarra? Maluf não é do PT. Portanto, sua “prisão domiciliar” não pode ser tão rigorosa.
Este senhor deveria ter vergonha na cara porque rico já era pra que roubar tanto do povo…Agora fica ai dando uma de coitadinho se fazendo de doente mas pra roubar esta ótimo tinha que estar na cadeia não em casa ,,Bandido tem que ficar na cadeia …….agora no Brasil é diferente bandido rico fica em casa como se fosse bnzinho …..
Nem chame de senhor. É ladrão, vagabundo, criminoso.
Assim como a maioria dos políticos.
Não tenho orgulho do meu país, ao contrário, hoje sinto vergonha de ser brasileira. É um sentimento ruim porque não posso mudar isso. Também não sou otimista como os felizes que acham que as coisas estão mudando para melhor, eu acho que nada vai mudar enquanto o povo viver na ignorância, sem a luz do estudo e continuar votando em por obrigação.
Realmente nesse país o crime compensa. A vida toda viveu como um rei com o dinheiro roubado. Na cadeia consegue um jeitinho de ficar em casa e ainda quebrar as regras de sua detenção para falar com um “ministro”.
É o país da vergonha. Que “ministro” ainda teria coragem de falar com um sujeito desses o ajudando a quebrar as regras da detenção.
Será que ele só queria pedir uma pizza????
Todos os ministros
kekeke!!! Acertou na mosca!
Como deixam um marginal destes a solta só nossa justiça benevolente, roubou milhões e fica rindo da cara do povo.
verdade Brasil pais onde não temos JUSTIÇA para ricos..