O juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato em Curitiba, foi convidado para integrar o governo de Jair Bolsonaro ainda durante a campanha eleitoral. Segundo o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, a interlocução foi feita pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. “Isso (o convite) já faz tempo, durante a campanha foi feito um contato”, disse Mourão.
O general participa, na manhã desta quinta-feira (1º), do encontro entre o presidente eleito e o juiz federal para discutir a eventual participação de Moro no próximo governo. O magistrado chegou por volta das 7h30 ao Rio de Janeiro para a reunião. Durante o voo, em entrevista ao “Bom Dia, Brasil”, Moro disse que vai ouvir Bolsonaro e saber se há compatibilidade entre suas propostas e a do futuro presidente.
O superministério oferecido a Moro contempla as estruturas da Justiça, da Segurança Pública, da Transparência e Controladoria-Geral da União e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Este último integra hoje o Ministério da Fazenda.
Um dia após sua eleição, Bolsonaro disse em entrevistas a emissoras de TV que o convidaria para ser ministro da Justiça, agora, ou do Supremo Tribunal Federal (STF), assim que abrir a próxima vaga. “Fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”, respondeu o magistrado na terça-feira.
Leia também
Delação de Palocci
Durante a campanha eleitoral, quando foi convidado a integrar o governo Bolsonaro, Moro tomou uma decisão que provocou protestos no PT. Ele quebrou o sigilo de parte da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci, que fez acusações contra os ex-presidentes Lula e Dilma e outros integrantes da cúpula petista. A delação, fechada pela Polícia Federal, não foi aceita pelo Ministério Público.
PublicidadeAdvogados do ex-presidente Lula já se movimentam para contestar a imparcialidade de Moro em processos envolvendo o petista, que cumpre pena de 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em Curitiba, após decisão do juiz paranaense ter sido confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Advogados ouvidos pela Folha de S.Paulo alegam que, só de se encontrar com Bolsonaro para analisar um convite para participar do governo, Moro deve se declarar suspeito para julgar casos envolvendo Lula. O presidente eleito fez da bandeira antipetista e dos ataques a Lula alguns dos seus principais motes de campanha.
Suspeição
“A atuação de um juiz não pode ser pautada por interesses pessoais. Um juiz que confessa possuir aspiração política colidente com casos a ele submetidos não pode julgá-los, sob pena de colocar em dúvida a imparcialidade de sua atuação”, afirmou ao jornal o advogado Andrei Zanker Schmitt. “Suspeição significa suspeita. O cheiro de parcialidade já é motivo para o afastamento de um juiz”, acrescentou.
Ao chamar Moro, Bolsonaro pretende reforçar seu discurso de combate à corrupção. No ministério, o presidente eleito quer dar carta branca para o juiz atuar no enfrentamento do crime organizado e da lavagem de dinheiro. Se for confirmado no ministério, Moro terá poder para inibir o tráfico de drogas e armas nas fronteiras e sobre a Polícia Federal, hoje no Ministério da Segurança Pública.
No governo, o juiz terá força para articular politicamente com o Congresso a aprovação do pacote de 70 propostas de combate à corrupção produzido pela Fundação Getúlio Vargas e a Transparência Internacional.
Moro tem audiência marcada para interrogar o ex-presidente Lula no próximo dia 14 no processo do sítio de Atibaia (SP), no qual o presidente é acusado de ter recebido propina da Odebrecht, da OAS e do pecuarista José Carlos Bumlai em forma de obras no imóvel. Também está previsto para as próximas semanas o julgamento da ação penal em que o ex-presidente é acusado de ter recebido um imóvel para o Instituto Lula como propina da Odebrecht.
Доровчик! -смотри
Мы сделали канал в t.me с бездепозитными бонусами – [url=http://bonusregistraciya.tb.ru/] бездепозитные бонусы россия[/url].
Бездепозитные бонусы – бонус от игровых клубов и БК, которые новенькие получают без депозита.
Раз в неделю будем добавлять новые [url=http://t.me/bonus_registraciya]бонусы[/url].
Развлекательный канал: @new_bonuses
Главное: http://t.me/new_bonuses
Производители шин, в соответсвии с международными требованиями, клеят на протектор новой шины наклейку (стикер), на которой в виде специальных значков указывают к какому классу относится данная шина по топливной экономичности, шумности и водоотведению для обеспечения устойчивости автомобиля на мокрой дороге https://servishin.ru/catalog/gruzovye-shiny/kama/kama-nr-201-31560r225.html
На начальной стадии разработки дизайн-проекта дизайнер разрабатывает эскизы для Ваших помещений и предлагает Вам различные варианты перепланировки квартиры https://olga-filippova.ru/nochnoy-klub-ibitsa
Moro e o Bostanaro dois corruptos tramando para ficar no poder e representar os criminosos elites no poder igual o Temer e o Aecio po! Agora quem vai ficar BILIONÁRIOS são esses dois corruptos-MORO E O BOSTANARO!
Suspeição SIM, SO PARA OS CEGOS NÃO!!!
TUDO DOMINADO SIM E O GOLPE SEGUE EM ANDAMENTO!!!
Safadeza sem limites. A sorte está lançada!
“Advogados veem juiz sob suspeição”
E daí?
A próxima notícia vai ser “Militantes petistas fazem movimento contra Moro”
E o kiko?
Honestidade nunca foi a questão. Seu comentário legitima o golpe
Que golpe? O estrago que o PT fez?
Não, aquele “grande acordo nacional, com Supremo, com tudo”
Alô politiqueiros corrompidos de todos os naipes, ainda dá tempo de sumirem do país para não serem pegos e levem também os empreiteiros corruptores. Tratem de ir logo e fiquem por lá até morrer, isso se a interpol não trouxer vcs prá cá para apodrecer no xilindró.
ELES OS ADVOGADOS É QUEM DEVEM SER COLOCADOS SOB SUSPEIÇÃO.Estavam acostumados a mandar e desmandar “os reis da cocada preta”, como se isso fosse continuar eternamente. Os advogados junto com a OAB estavam viciados por um sistema em que sistematicamente desmoralizavam a polícia e o próprio JUDICIÁRIO E DO POVO. Temos ainda que tirar dos tribunais juizes que libertam presos por pressões políticas.
Moro no Ministério da Justiça é um golaço, sendo o esperneio da esquerda corrupta o maior sinal disso.
Imaginem Moro tendo a oportunidade de controlar os órgãos de combate à corrupção e fazer projetos de lei para endurecer nosso direito penal? Será o terror do establishment.
E a narrativa do PT que se dane. Irão atacar Moro e Bolsonaro sempre mesmo, então se deve agir pensando no Brasil, não nos defensores da delinquência política. Bolsonaro chegou ao poder justamente por agir corretamente, sem dar bola para o que a esquerda dizia.
Vamos torcer para que dê certo.
Correto! Transparência…..BNDES….Agencias reguladoras….sindicatos…verbas federais para os Estados nas áreas da saúde, educação e segurança…putz!!! Corre que ainda dá tempo ir para Venezuela > BSB Brasília CCS Caracas Preço final Tudo incluído! R$6.773 American Airlines