O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, publicou um vídeo em seu Twitter na manhã de hoje (1) afirmando que a paralisação de policiais militares no Ceará é ilegal, mas é preciso valorizá-los.
> Assembleia do Ceará votará proposta que proíbe anistia a PMs
“A solução do problema passa, realmente, pelo fim da paralisação ilegal dos policias, que está sendo lá objetivo de diálogo com o governo do estado. Os policiais têm que ser valorizados, mas a paralisação é algo que a Constituição não permite”, disse.
Ceará: Gov Federal agiu rapidamente para proteger a população; policial tem que ser valorizado,mas a greve da PM é ilegal e deve ser interrompida;a responsabilidade para resolver é do Governo do Estado;a exploração política do episódio dentro e fora do Ceará não ajuda a resolver. pic.twitter.com/GKetHuqiZa
— Sergio Moro (@SF_Moro) March 1, 2020
O ex-juiz afirmou também que a exploração política do episódio não ajuda nas negociações. “Agora, nós temos que parar de explorar politicamente, tanto dentro do estado do Ceará, quanto fora, essa situação. Esse tipo de exploração política do episódio não ajuda”, defendeu.
Crise de segurança
Na sexta-feira (28), o governo federal prorrogou o decreto de Garantia de Lei e da Ordem (GLO) em vigor no estado nordestino por mais uma semana, a pedido do governador do Ceará Camilo Santana (PT).
O adiamento do prazo ocorreu um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ameaçar não renovar o decreto e cobrar Camilo pela solução do impasse com os policiais militares. “GLO do Ceará vence amanhã e a gente espera que o governador resolva esse problema da polícia militar do Ceará e bote um ponto final nessa questão, porque GLO não é pra ficar eternamente atendendo um ou mais governadores”, afirmou em live.
Segundo Camilo, a prorrogação é “uma medida necessária pela continuidade do motim de parte dos PMs, que tem provocado insegurança e o aumento da violência em nosso estado”. Durante o motim, pelo menos 170 pessoas morreram no estado. Os números contabilizam apenas as mortes que aconteceram entre os dias 19 e 24 de fevereiro, depois disso, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará disse que não fará mais divulgações diárias, apenas mensais.
> Deputado vai acionar PGR e Conselho de Ética contra Cid Gomes
> Reajuste de Minas desmoraliza outros governos, diz PM que negocia no CE
Nós temos a “bancada da bala” que enana os policiais se dizendo serem seus representantes, temos um presidente e família politica que enganar a policia dizendo que são seus representantes, como pode todos esses políticos nunca trabalharam para ter politicas publicas melhores pra PM? pq nenhum deles nunca pediu por exemplo plano de saúde pra PM e suas famílias? Volto a repetir, PMs vcs estão sendo enganados, esses politicos que dizem representar vcs só aparecem pra defender ações desastradas de um ou outro policial, quando pega policial enforcando uma gravida, ou defender ações desastradas que leva a morte da menina Aghata, ai eles fazem proselitismo. Ao que parece eles querem que todos policias se tornem selvagens, e não parte da sociedade civilizada.
Como SEMPRE… o ESPETACULAR SUPER MINISTRO DOUTOR SERGIO MORO está corretíssimo!!!!
Devem sim ter direito a reivindicações, e quando o diálogo não resolve, tem o direito de parar sim. No Brasil só quem tem cargo público, nem de carreira são, recebem altos salários e outros benefícios, e oprimem toda a população do país, incluindo as forças policiais, que protegem até a vida desses com altos salários e cargos de deuses. Que está na minha de frente são os que menos ganham, e os que menos aumentos recebem. Alegam que não tem como bancar aumentos das classes trabalhadoras, mas tem para concederem-se aumentos absurdos, acima da inflação e cumulativo.
Tem que parar sim! Em todos os estados, por tempo indefinido.
Se alguem não sabe, há alguns anos, a PM de Brasília, o soldado, recebia quase 8 mil reais mensais. Hoje deve ser mais. Só porque é Brasília? Tinha uma PEC circulando na época que igualava os salário de todos os estados do país, mas provavelmente foi arquivada e esquecida.
O salário mínimo do país deveria estar hoje em torno de 5 mil reais. Mas o povo conforma-se com a migalha que dão. Povo passivo, é povo orpimido.
O Brasil era pra ser a maior potência econômica do mundo, desbancando EUA e China, apenas usando o Nióbio, de carona, o grafeno. Mas o povo não tem noção do falei aqui, e continuará ignorando, e idolatrando.políticos, e o Brasil, será eterna colônia das potências e subdesenvolvida.
PM não pode entrar em greve nunca! O que se poderia fazer é atrelar os reajustes de salários a outras categorias que têm sim direito de greve. Há países com esse sistema. Por outro lado a PM deveria ser extinta, fundindo-se com a polícia civil como em inúmeros outros países.
Vladimir.. concordo que os policiais militares mereciam MUITO melhores condições… no entanto. quando eles prestam seus concursos eles SABEM que a Constituição proíbe que sua categoria entre em greve.
Devemos respeitar bons policiais sim, mas não policiais criminosos como os amotinados.
Polícia???
https://uploads.disquscdn.com/images/5ed2dd454359c475aac84bfb16ae958fec1aa01095b7f715e0de4222920c97fb.jpg