Em sua tradicional live semanal de quinta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro insinuou uma resposta ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Médico não abandona paciente, mas paciente pode trocar de médico”, disse o chefe do Executivo, em alusão à fala de Mandetta, que afirmou no início da semana que médico não abandona paciente.
> Entenda o que é o presidencialismo de contaminação
O presidente começou o vídeo afirmando que não falaria sobre a conversa do deputado federal Osmar Terra (MDB) com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Na ocasião, os dois debateram a possibilidade de substituição do ministro da Saúde. “Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu tivesse na cadeira… O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele…”, disse Onyx a Terra.
> Bolsonaro vai à padaria e ouve protestos: “Assassino”; veja o vídeo
Apesar de ter afirmado que não falaria do assunto, após defender novamente o uso da hidroxicloroquina, Bolsonaro mandou um recado ao ministro da Saúde: “Você tem todo o direito de trocar de médico, com todo respeito aos profissionais. Então repito: médico não abandona paciente, mas paciente pode abandonar médico”.
“Estou simplesmente vendo um paciente e dizendo que esse é o melhor caminho. Mas é normal também o médico falar que o caso é de cirurgia, e o paciente querer ouvir uma segunda opinião… Médico não abandona paciente”, havia dito Mandetta.
Presidente havia recuado
O chefe do Executivo pretendia demitir o ministro na última segunda (6), mas precisou recuar após forte pressão do Congresso, da ala militar do Planalto e das redes sociais. Como mostrou o Congresso em Foco, o medo de sofrer um processo de impeachment, como retaliação dos parlamentares, também pesou na decisão de Bolsonaro de manter o ministro.
Na noite de segunda, Mandetta admitiu que esperava pela demissão. Mas, diante do recuo do presidente, afirmou que continuaria seu trabalho. “Nós vamos continuar, porque continuando a gente vai enfrentar o nosso inimigo. O nosso inimigo tem nome e sobrenome: é o covid-19. Nós temos uma sociedade para tentar lutar, para tentar proteger. Médico não abandona paciente. Eu não vou abandonar”, disse o ministro da Saúde em coletiva à imprensa na segunda-feira.
Claro que o paciente pode w deve (se perder a confiança)trocar de médico.
Como nós brasileiros já trocamos DOIS presidentes, ir para o terceiro não está muito longe!!
# fora Pinóquio!!
O paciente não pode trocar de médico na UTI,, tem que estabilizar antes…
Exatamente, quero ver paciente sem pulmão e entubado falar, Bozo mostrando seu conhecimento médico.
Em tempos de pandemia, nosso presidente pensando em política e agradar seus seguidores. Lamentável a postura antiprofissional e o desserviço dele ao povo.
corretissimo
Caso o Presidente da República em exercício não compactue ou ache necessário a troca de qualquer ministro que o faça, porém, esse que está ai, não o fará!, o motivo é simples, ele sempre joga nos dois lados, uma hora fala um coisa e depois fala o contrário logo em seguida assim sempre estará ‘certo’.
Vai jogar no colo dos governadores e do ministro da saúde a recessão econômica que ocorrerá NO MUNDO TODO e não será exclusividade do BRasil.
corretissimo o seu raciocinio
Bozo é bipolar…
Pouco a ver com bipolar. É que os tutores dele o forçam a dizer o que ele na realidade não quer.
Ele é um sujeito totalmente inseguro, e se comporta como uma criancinha imatura e mimadíssima.
Quando quer alguma coisa é porque ele quer e quer, não tem maturidade nenhuma.
Bolsonaro é alguém que é facilmente irritável e assim sendo facilmente controlado, sem contar que ele acha que é a voz da razão, como você vai confirmar que tal remédio funciona no combate de uma doença se você não é médico ou alguém com pelo menos algum conhecimento da área, se ele realmente demitir o mandetta neste momento é o maior erro que ele poderia ter feito.
Perfeita a fala do PRESIDENTE!
Lamentável!
Verdade, não consegue ficar de boca fechada.
mentira tambem nao e bravata muito menos
ROBOT
perfeita fala quem cara palida – vc tambem quer matar velhinho para melhorar a previdencia???
Qual das falas dele? Qual o ponto que vc mais aprovou? Dizer que tudo, significa que não entendeu nada…