Pedro Paulo Rezende *
Especial para o Congresso em Foco
O Alto Comando do Exército vai garantir a ordem institucional e não permitirá qualquer aventura promovida por inconformismo ideológico de candidato, seja qual for o resultado das eleições. Segundo um oficial que integra o colegiado, há um compromisso moral dos integrantes do organismo com o comandante da força terrestre, o general de exército Eduardo Villas Bôas. É um pacto que está acima da preferência política individual dos oficiais superiores, forjado pelo respeito a alguém que colocou como missão final de vida assegurar a transição da Presidência da República a um eleito dentro da normalidade constitucional.
Villas Bôas sofre de uma doença degenerativa motora grave. Os sintomas assemelham-se aos da esclerose lateral amiotrófica (ELA), ou “doença de Lou Gehrig”. A síndrome desencadeia um processo de paralisia progressiva, que repercute na respiração, na fala e na deglutição, mas mantêm inalteradas as condições mentais do paciente.
O Alto Comando do Exército concentra os 16 oficiais de posto mais alto na organização (incluindo o comandante), o de general de exército, mais popularmente conhecido como general de quatro estrelas. Cabe a eles assessorar o comandante, estabelecer as políticas e resolver os temas comuns da força terrestre.
Leia também
No último mês, todos os candidatos a presidente foram convidados a visitar os comandos militares. A rotina dos encontros abrangia uma exposição dos programas de cada força (incluindo também a Marinha e a Aeronáutica). No caso específico do Exército, era sempre reiterada a garantia de que o resultado das urnas será respeitado. Para o general Villas Bôas, a doença exigia um esforço extra para participar dessas reuniões.
PublicidadeHoje, as condições de saúde do comandante do Exército são tão graves que começaram a afetar os seus despachos com os oficiais do Alto Comando, que para poupá-lo passaram a tomar algumas decisões sem consultá-lo nos assuntos mais rotineiros. Quando há necessidade de sua presença em solenidade ou para receber alguma autoridade estrangeira ou nacional, a medicação é reforçada para suportar o sacrifício extra.
Democracia sob tutela militar
Os militares ganharam força no atual governo e não há qualquer exagero na afirmação de que as Forças Armadas hoje tutelam a frágil democracia brasileira. Vários fatores contribuíram para esse processo, que também colocou o comandante do Exército no papel de fiador da continuidade de Michel Temer na Presidência da República.
[newsletter-pack newsletter=”345554″ style=”default” si_style=”default” show_title=”0″ heading_style=”default”][/newsletter-pack]
O primeiro deles veio do processo de impeachment de Dilma Rousseff. O então presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, manteve contato estreito com o comandante do Exército até a cassação da chefe de Estado e a condução definitiva de Temer para o Palácio do Planalto. O objetivo era impedir confrontos entre os partidários contra e a favor do governo.
Depois, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou a abertura de dois inquéritos contra o presidente recém-efetivado. Embasou seus pedidos a partir de gravações feitas com consentimento do Ministério Público, por Joesley Batista, executivo da JBS, em uma visita fora da agenda, no meio da noite, ao Palácio do Jaburu. Um assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures, ainda foi preso em flagrante com R$ 480 mil em notas marcadas entregues por Batista.
Temer distribuiu benesses no Congresso e escapou. A Câmara negou autorização para que ele fosse investigado, o que o obrigaria a deixar o cargo, alegando que ele responderá pelos seus atos criminalmente após deixar o Planalto. Durante toda a polêmica sobre o assunto, Temer contou com as bênçãos de Villas Bôas. A razão era simples: para os militares, era melhor ter um governo fraco do que governo nenhum.
Até junho deste ano, o general Villas Bôas manteve uma rotina semanal: compartilhar e analisar os dados obtidos pela inteligência da força sobre a conjuntura institucional com a cúpula do Exército em Brasília e, por meio de teleconferência, com os comandantes de área. O objetivo desses encontros era avaliar os fatos na perspectiva do papel constitucional das Forças Armadas, que inclui “a defesa da pátria” e a “garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem”.
[better-ads type=”banner” banner=”347545″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]
Nessas reuniões forjou-se o consenso – e aí está o “pacto” – de que uma ação de intervenção militar só se justificaria em um quadro de completa falência das instituições nacionais. A informação de que tal possibilidade chegara a ser cogitada pelo Exército nacional era um segredo que veio a público em 15 de setembro do ano passado, em uma conferência do secretário de Economia e Finanças, general de exército Antonio Hamilton Martins Mourão, na Loja Maçônica Grande Oriente de Brasília.
A quebra do pacto de silêncio foi o primeiro sinal de dissenso na força. Mourão passou para a reserva em fevereiro, depois de perder o comando militar do Sul e passar um tempo em um cargo importante, mas burocrático. Hoje, ocupa o posto de vice na chapa do candidato do Partido Social Liberal (PSL), o deputado Jair Messias Bolsonaro.
Apoio envergonhado
Dentro do Alto Comando, Bolsonaro é considerado um “mal menor”, mas enfrenta certas restrições. Os generais de exército não perdoam seus pecados de juventude. Por outro lado, alguns temem que um eventual governo do Partido dos Trabalhadores (PT) leve à radicalização da esquerda.
— Não vamos deixar que o país se transforme em uma Venezuela — disse um integrante do colegiado ao Congresso em Foco.
Os quatro-estrelas não esquecem que, quando estava na ativa, Bolsonaro planejou explodir bombas em quartéis da Vila Militar do Rio de Janeiro e destruir a Adutora do Guandu para protestar contra os baixos salários dos militares. Condenado em 1987 a 15 dias de cadeia pelo Conselho de Justificação (primeira instância da Justiça militar) e expulso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ele pediu passagem para a reserva e iniciou sua carreira política.
O general Leônidas Pires Gonçalves, que chefiava o Ministério do Exército, enviou o processo para o Superior Tribunal Militar (STM) solicitando o agravamento da pena por indisciplina e deslealdade. Ele queria expulsar e cassar a patente de capitão de Bolsonaro. Em 1988, o pedido foi negado, por falta de provas, por 9 a 4 votos. Os ministros seguiram o parecer do relator, general de Exército Sérgio Ary Pires, que considerou a punição aplicada pelo Conselho de Justificação correta.
Ary Pires era desafeto de Leônidas e se empenhou em minimizar as acusações. Em depoimento ao Centro de Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, o tenente-brigadeiro Cherubim Rosa Filho, que participou do julgamento, confirma a punição por indisciplina dada pela primeira instância.
Contra esse passado transgressor do candidato do PSL, porém, os generais contrapõem a questão da corrupção nos governos de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, revelada pelo escândalo do mensalão e pela Operação Lava Jato. O atentado contra Bolsonaro em Juiz de Fora, no dia 6 de setembro, acirrou ainda mais a rejeição ao PT e à esquerda em geral. Em resposta, Villas Bôas convocou uma reunião do Alto Comando, que deixou claro o repúdio da força terrestre ao ato.
A partir daí militares da reserva que integram a campanha de Bolsonaro, como o general Augusto Heleno, que tem bom conceito entre os ex-colegas de farda, começaram a se aproximar do colegiado. Apesar disso, a cúpula manteve o pacto de silêncio em respeito ao comandante do Exército. O general de Exército Geraldo Antônio Miotto, comandante militar do Sul (CMS), é um dos principais defensores dessa atitude de ponderação, e aos poucos, sua ascendência se torna mais forte entre os colegas, principalmente diante da ausência, cada vez maior, do comandante da força.
Villas Bôas, o El Cid
Um oficial do Alto Comando comparou a obstinação de Villas Bôas à do mítico herói espanhol El Cid Campeador, alcunha de Rodrigo Diaz de Vivar, herói da reconquista espanhola. Ele se tornou um símbolo do guerreiro cristão na luta contra os mouros.
[better-ads type=”banner” banner=”345191″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]
Conta a lenda que, ferido de morte, El Cid manifestou seu desejo de continuar combatendo. Sua mulher, a princesa Ximena Díaz, vestiu o corpo do marido com sua melhor armadura, colocou-o sobre o cavalo para que, mesmo depois de morto, ele comandasse suas forças contra os inimigos da cristandade. A realidade foi bem menos romântica. Ele morreu em 1099, de causas naturais, e logo em seguida os mouros retomaram o Principado de Valência que El Cid conquistara e governou.
Neste ponto, Villas Bôas ultrapassou o famoso herói. Semiparalisado, ele continua como fiador da ordem institucional e não há quem o substitua, dado o imenso prestígio do comandante nas tropas do Exército. Elas veem com maus olhos os generais que deixam comandos militares e seguem para a Esplanada dos Ministérios.
Enquadram-se nessa categoria o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen; o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna (visto como um subordinado do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann); e o assessor da presidência do Supremo, Fernando Azevedo e Silva, escolhido pelo ministro Dias Toffoli para ser a interface entre os militares e o Judiciário.
* Pedro Paulo Rezende, um dos jornalistas brasileiros com maior experiência na cobertura da área militar, já trabalhou nos jornais O Globo e Correio Braziliense e foi o correspondente brasileiro da mais importante publicação jornalística do setor, a Jane’s Defence Weekly. É colaborador dos sites DefesaNet e Congresso em Foco.
Por que os militares querem ver o PT pelas costas
Documento atesta que matar era política de Estado durante a ditadura militar
Aos que desconhecem: as FFAA não existem para governar, existem para defender o país de agressões externas e/ou intervir internamente quando as Instituições estiverem colocando em risco a paz social, mediante apoio popular e com respaldo da CF, também são os únicos lembrados a darem total apoio em situações de “catástrofes naturais” com toda sua capacidade e logística, e também preparados a dar a própria vida para salvar a dos outros.
TROLL!!!
Bem, às vezes, em nossa juventude, cometemos atos dos quais nos arrependemos hoje. A indisciplina é um desses atos que “maculam” muitos jovens. No entanto, isso não significa de modo algum que o jovem indisciplinado, impetuoso e ousado não evolua para alguém mais ponderado e digno de confiança. Creio que Bolsonaro tem evoluído nesse sentido. Milhares também têm essa mesma visão. Prova disso é que se elegerá Presidente. Além do mais, o Brasil de hoje não permite retrocessos e exige mudanças positivas. Prova disso foi a renovação substancial no Congresso e nas Assembléias.
Bolsonaro, evidentemente, terá enormes dificuldades para passar o Brasil a limpo, mormente por sua falta de experiência em gestão pública, mas nada que uma boa assessoria não possa resolver. Basta-nos a sensibilidade dele, o desejo de alavancar o Brasil econômica e socialmente. Não votei em Bolsonaro, mas creio que ele, pelo menos, iniciará o processo de mudança para melhor. Temos que botar fé. E ele (o Bolsonaro) é que se cuide, pois o Povo está de olho!
Em qualquer hipótese, porém, a esta altura do campeonato, mil vezes antes Bolsonaro do que o maledetto Partido dos “Trabalhadores”. Que Deus nos livre e guarde de tamanha desgraça, aliás, porque se Haddad for eleito, fica provado que não foi um romano, mas um nosso antepassado brasileiro quem roubou o manto de Cristo (kekeke!!!).
Nossa que medo de elegir o Haddad! Da ate risada se nao elegir nosso candidato, ‘o povo ta de olho’ para ter um guerra civil! Risada de novo!
Desgraçá vai ser elegir um cara racista, rei do nepotism e corrupto que pelo mundo todo criticam ele por ser um cara radical e sem experiencia apos 30 anos no Congresso e nunca resolveu nada!
Realmente, vai ser bem mais fácil resolver os problemas do Brasil com Haddad que com esse cara radical da direito de um partido chamado Partido Socialista LIBERAL!!!
Deus nos livre!
HADDAD EM BREVE O PRÓXIMO PRESIDENTE DO BRASIL!!!
DESDE QUE AS URNAS NÃO SEJAM VIOLADAS
Em vista da conturbada eleição, normal (e até bom) assegurar a posse AO ELEITO (e não a esse ou aquele eventualmente eleito).
Ganhe quem ganhar, o posto é do eleito, simples assim.
Para aqueles que insistem em enaltecer o lula, dizendo que ele foi vítima de golpe, que é perseguição política, que o Juiz Sérgio Moro está a serviço da ‘ direita “, basta ver as delações de ex companheiros traídos pelo presidiário incluindo seu EX AMIGO DO PEITO, O PALOCCI, que resolveu abrir a boca e contar o que sabe..Delúbio Soares, ex tesoureiro da quadrilha petista que foi o primeiro canalha condenado pelo Mensalão, foi deixado de lado pelo molusco. Depois foi a vez de vários outros, Lularápio é tão sem-vergonha que atribuiu á finada esposa, pessoa semi analfabeta que ELE NUNCA DEIXOU FALAR, BALBUCIAR UMA PALAVRA QUE FOSSE EM TODAS AS SUAS APARIÇÕES JUNTO COM ELA, atribuiu a ela aquisições de apartamentos triplex( lavagem de dinheiro de propinas extorquidas da Odebrecht (a empreiteira mais sórdida e podre do país e do planeta) sem contar ” administração de aluguéis forjados pelos rábulas do molusco tentando fazer de idiota o Juiz Moro. Poderia escrever muito mais, mas encerrarei com a aquisição dos caças Grippen, suécos, com o molusco e um de seus filhos( o que esse cérebro de ameba entende de aviões-caças ?)intermediando a compra onde extorquiram centenas de milhões de dólares…QUEREM MAIS? O QUE MAIS PRECISA DE PROVAS? TEREM SIDO FILMADOS CONTANDO DINHEIRO E GRAVADOS? ELES SÃO BANDIDOS PROFISSIONAIS. AL CAPONE SÓ FOI CONDENADO PELO IMPOSTO DE RENDA PORQUE NÃO CONSEGUIRAM, FBI E POLÍCIA LOCAL LIGA´-LO ÀS EXECUÇÕES…Por flar em execuções, até hoje a família de Celso Daniel vove com medo. E Toninho do PT, que era prefeito e também foi morto? TÁ BOM PRA VCS ?
OS BOSTANAROS DEFENDENDO O GOLPE DE NOVO E SABEM MUITO BEM QUE SE O LULA ESTIVESSE SOLTO E O DESGOVERNO DO TEMER E BOSTANARO FAZER DE TUDO PARA COLOCAR O LULA NA CADEIA SEM PROVAS, QUEM SERIA O PRÓXIMO PRESIDENTE SERIA O LULA SIM, ESSE BOSTANARO SERIA UM POLITICO DE UMA PIADA COMO SEMPRE FOI PELOS ÚLTIMOS 30 ANOS QUE NÃO FIZ NADA, SO ROUBAR!!!!
Salvaram AL,parabéns exército brasileiro!
SALVARAM SHIT!!!
Se o exercito não esta ai para defender a democracia, para defender a constituição e o direito de cada cidadão pra que serviria o exercito?vou além , tentativas de golpes ou de interromper eleições deveria ser considerado traição a pátria e condenado a morte.
Se vc não conhece minimamente as funções, nobres e constitucionais do exército, é porque você É UM PÉSSIMO CIDADÃO…ESTUDE, VERIFIQUE AS AÇÕES SOCIAIS QUE ELES PROMOVEM EM RECANTOS ONDE NENHUM POLÍTICO VAI OU TERIA CORAGEM DE IR E DEPOIS ME FALE…
O que vc falou tem haver com que eu disse? Não critiquei trabalho sociais do exército, crítico a fala de alguns graúdos de lá de dentro que acham que podem derrubar democracia por um ” bem maior’ , e de outros “cidadãos” que são doido por mais uma ditadura militar
PARA DE MENTIR SATANÁS, PESSIMISMO CIDADÃO E VOCÊ MENTIROSO APOIADOR DO GOLPE CONTRA O BRASIL, QUE VEM AQUI MENTIR NA CARA DO POVO QUE A SOLUÇÃO E MAIS VIOLÊNCIA DO EXERCITO CONTRA O POVO!! MENTIRA DESCARADA PORQUE NÃO EXISTEM EVIDENCIAS ALGUMAS QUE ISSO FUNCIONOU NA HISTORIA DO BRASIL? NUNCA!!! MENTIROSO DESGRAÇADO!!!
O SENHOR ESTA CORRETÍSSIMO SIM!!!
Perdôo o que disse, amigo, pois quem não lê, nada sabe, nada ouve e nada vê. Antes de proferir bobagens em público, leia o artigo. Vosmicê comenta sem ler. Saiba que nossas gloriosas Forças Armadas são a fortaleza inexpugnável do Brasil, o nosso baluarte. Sem elas, colega, desde Jango estaríamos extintos como Nação livre, democrática.Não vá pela cabeça distorcida da esquerda. Leia, estude. Abrçs!
Que eu me lembre derrubaram jango em um golpe depois passaram mais de 24 anos sem eleições, censuram livros e calaram jornalistas, não existia liberdade de opinião e expressão, isso se chama ditadura, não sei que baluarte ele é mas não da democracia brasileira, antes disso já tinham apoiado o golpe de getulio vargas,tem muita gente que idolatra os estados unidos, ta aí, eu acho imaginável uma golpe militar nos estados unidos ou um general americano botar em cheque a democracia de lá.
Não adianta. Enquanto tivermos golpes esse país não anda. Não é o Exército que tem que garantir p… nenhuma. É a Constituição!!!!!!!!!! Quando é que vamos aprender???????
Pra seu governo as forças armadas são GARANTIDORAS DA ORDEM SIM…ELES DEVEM CUMPRIR O ESTABELECIDO NA CARTA MAGNA E SÓ INTERFEREM QUANDO A ORDEM ESTIVER EM PERIGO…ESTUDE MAIS E TENHA MAIS EDUCAÇÃO…
Para de mentir satanás, O exercito Brasileiro não faz nada de bem em Rio para parar o crime,então porque você vem aqui mentir na cara do povo que os militares são os “garantidores da ordem” quando não sabem fazer nada, so ganhar um salario por fazer nada!!
Repito: não são as FFAA que garantem posse de presidentes. Assim como não é a maçonaria ou a torcida do Corinthians. É a Constituição. Estude mais.
Quanta gente desocupada pronta para dar um golpe. Deus nos acuda dessa gente!!!!
Desocupado é seu morubixaba, o bebado e ladrão do lula, seus filhos que parasitaram o país e enriqueceram graças |às ações do pai, felizmente PRESO E COM PENAS QUE SERÃO AUMENTADAS QUANDO FOREM JULGADOS OS OUTROS PROCESSOS…BOM DIA…
CALA A BOCA GOLPISTA TRIADOR DO BRASIL!!!
Não entendi a necessidade do pacto. Não é so obedecer a Constituição, ou alguém estaria armando um golpe?
Parece que estão sim!!!
Foi exatamente isto o que pensei. Qual a necessidade de pacto do alto comando do Exército para respeitar a nossa Constituição? E as demais fardas, será que também precisam fazer pacto para se submeterem à nossa Carta Magna?
Desde quando um traidor do exercito igual o BOSTANARO merece ser Presidente do Brasil, especialmente apos ser um racista que pratica NEPOTISMO toda hora?
Eu pelo menos não acho que uma pessoa assim merece ser Presidente para depois colocar o Brasil em outra DITADURA!!! DEUS NOS LIVRE DELE!!!!
Um plataforma anti-PT não e um pingo de evidencia que ele vai arrumar o Brasil não, todas mentiras igual o TEMER E O AÉCIO PO, chega disso, HADDAD 2018, para voltar as esperanças!!!
Já comeu teu pão com mortadela hoje, petralha rapineiro?
CRIMINAIS CORRUPTOS SÃO VOCÊS IGUAL O BOSTANARO QUIS MATAR COLEGAS NO EXERCITO POR MAIS DINHEIRO!!! CORRUPTOS LADRAS QUE SE ACHAM MELHOR QUE OS DEMAIS HIPÓCRITAS MENTIROSOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Qual é a graça ? Você é um sujeito da esquerda festiva, o pior vermelho que existe, tipo Maduro e tantos outros…FIQUE ONDE VC ESTÁ, SEJA EM QUE PAÍS FOR…BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO PARA DESESPERO DE VOCÊS…
hahah chora mais! Bolsonaro PRESIDENTE SEU PETRALHA IMUNDO
O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL NA HISTORIA DO PAIS-LULA!!!
O pior cego é aquele que não quer ver…VÁ PARA VENEZUELA E VEJA COM SEUS OLHINHOS DE ” ESQUERDINHA CAVIAR ” O QUE SEUS “CUMPANHERU ” FIZERAM COM O PAÍS E O POVO QUE PASSA FOME, VIROU REFUGIADO E O MADURO FUMANDO CHARUTO IMPORTADO E COMENDO DO BOM E DO MELHOR E MAIS CARO NA TURQUIA…ACORDA.
AGORA VOCÊS SIM ESTÃO ABUSANDO E MENTINDO DO LULA PORQUE??? SE ELE NÃO E CANDIDATO A PRESIDÊNCIA???
Não seja modesto !!! “O maior ladrão do mundo” !!..o molusco não é fraco não, causaria inveja até no Alcapone ! …Bolsonaro presidente e fora esquerda pra Cuba que os pariu !
Eu acho que o senhor deve estar falando do AÉCIO PO, O TEMER, o DO BOSTANARO!
HADDAD 2018!!!
Não, me refiro ao seu bandido de estimação mesmo !
IGNORANTE ANIMAL TEM OITO ANOS QUE O LULA SAIU DA PRESIDÊNCIA!!!!!!!, O BOSTANARO TEM 30 ANOS NA POLITICA ROUBANDO E FEZ O QUE? NADA, SO FICOU BEM RICO SO ISSO!!! SE ELE CONSEGUIR A PRESIDÊNCIA (QUE NÃO VAI!!!) O QUE VAI FAZER? NADA DE NOVO, SO ROUBAR E FICAR BEM MAIS RICO QUE AGORA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Bolsonaro ROUBANDO ? Roubando o quê ? Você é um sujeito sem noção,, deve ser da esquerda festiva, a ESQUERDA CAVIAR QUE PREGA UMA COISA E FAZ OUTRA…PT foi o partido que mais desviou da sociedade com seus cambalachos. Basta ver os molusquinhos, um deles que catava bosta de elefante no zoo paulista e com as eleições do molusco mor passou a ser SÓCIO DA GAME CORPS. Isso sem contar as delações de EX amigos, traídos pelo lularápio, palocci & caterva, todos com milhões e milhões de patrimônio através das ” famigeradas firmas de PALESTRAS “, da qual o pinguço participava…Molusco, o seu mestre vai levar brevemente mais duas condenações, a de Brasília referente a aquisição dos jatos para a Força Aérea Brasileira…Quer ajudar seu partido de esquerda? Leve comida para seu mentor na cadeia JÁ QUE CACHAÇA NÃO É PERMITIDA…ADEUS…
CLARO ROUBANDO, COMO FICOU MILIONÁRIO CEGO IGNORANTE?
JÁ ESQUECEU QUE QUANDO ERA MILITAR O BOSTANARO DEU UM GOLPE NO PROPIO EXERCITO PARA GANHAR MAIS??? ELE E DOIDO POR DINHEIRO FÁCIL, PORQUE TRABALHAR POR ELE, ELE NÃO GOSTA NÃO, GOSTA E ADORA DE DINHEIRO FÁCIL!!!
Desde quando um X9 bêbado, ladrão, chefe de uma quadrilha criminosa e preso, tem o direito de se meter nas eleições ?
O Lula não esta-se metendo em nada já que vocês golpistas colocaram ele na cadeia sem provas imbecil!!! AGORA VOCÊS SIM ESTÃO ABUSANDO E MENTINDO DO LULA PORQUE??? SE ELE NÃO E CANDIDATO A PRESIDÊNCIA????
Sem provas ? OU VOCÊ É A NARIZINHO DISFARÇADA POR ESSA ALCUNHA OU VOCÊ BEBE MAIS DO QUE O MOLUSCO…
AGORA VOCÊS SIM ESTÃO ABUSANDO E MENTINDO DO LULA PORQUE??? SE ELE NÃO E CANDIDATO A PRESIDÊNCIA????
AS PROVAS SO SERVEM PARA O LULA MAS PARA O BOSTANARO COM MILHÕES DE IMOVEIS SUJOS NÃO???
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK