Coronavac tem eficácia de 100% em casos graves, diz Butantan

O governo de São Paulo e o Instituto Butantan apresentaram nesta quinta-feira (7) os resultados as pesquisas com a Coronavac. Também nesta quinta o Butantan iniciou as tratativas com a Anvisa para garantir autorização do uso emergencial da vacina.

Na apresentação sobre os resultados dos testes, o Instituto Butantan informou que a vacina teve uma eficácia de 78% na fase final de testes no Brasil. Para casos graves e moderados, a eficácia foi de 100%. Ou seja, nenhum dos vacinados na fase de testes desenvolveu casos graves da doença.

No anúncio, o governador de São Paulo, João Doria, adotou um tom épico em seu discurso e disse que a Coronavac é a vacina do Brasil, feita por São Paulo para os brasileiros.

O governor ainda pediu aos servidores da Anvisa que façam uma análise técnica do pedido e que não se submetam a interferências ideológicas que possam atrapalhar o processo.

Apesar de menos eficaz que outras vacinas como a da Pfizer e da Moderna (com 95% de eficácia), o produto desenvolvido pelo Butantan está acima dos 50% esperados pela Anvisa para a aprovação de uma vacina contra a covid-19, e seira uma opção segura e econômica par aplicação na rede pública de saúde.

A vacina, que teve os resultados de testes atrasados seguidas vezes, deve ainda passar pelo registro na agência reguladora. A expectativa do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) é que a primeira dose seja aplicada ainda em 25 de janeiro.

Doria, que tem na Coronavac um trunfo político para suas ambições em 2022, apresentou ontem um plano para prefeitos das 645 cidades paulistas. Nele, o estado prevê aumentar os postos de vacinação de 5,2 mil para até 10 mil, e ampliar o horário de aplicação, incluindo finais de semana. A expectativa é que 18 milhões de doses sejam aplicadas até o dia 28 de março.


> Governo zera imposto para importação de agulhas e seringas
> Prefeito de cidade no PR que tomou posse na UTI morre de covid-19

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!