Conheça as 30 cidades com mais mortes por covid-19 no Brasil

Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Fortaleza são, pela ordem, as cinco cidades brasileiras com maior número de mortes confirmadas por covid-19. A informação é do Painel da Covid, ferramenta do Congresso em Foco que reúne dados coletados junto às secretarias de Saúde. Essas cidades são responsáveis pelo registro de 55.522 dos 263.070 óbitos contabilizados até essa sexta-feira (5) em todo o Brasil.

Ou seja, uma em cada cinco mortes (21%) por covid-19 ocorreu em uma dessas cinco capitais. O peso dessas cidades no conjunto das mortes registradas pela pandemia é superior ao que elas representam para o total da população brasileira, que é de 12,6%.

Desde o início de fevereiro, a capital fluminense ultrapassou a paulista em número de óbitos. Embora tenha população de 6,7 milhões de habitantes, o Rio tem 19.036 mortes por covid-19 registradas. Com 12,3 milhões de habitantes, São Paulo conta 18.769 mortes. Com 2,02 milhões de moradores, Manaus é a terceira cidade com mais mortos pelo novo coronavírus (7.933). A capital amazonense foi a primeira a enfrentar grave crise sanitária com o alastramento de novas variantes do vírus e falta de insumos e equipamentos para pacientes em hospitais.

Brasília, com seus 3 milhões de habitantes, é a quarta cidade que mais perdeu vidas para o vírus (4.900). Praticamente o mesmo número de Fortaleza, capital de 2,6 milhões de moradores, que registrava até ontem 4.884 óbitos. O Brasil tem batido sucessivos recordes em número de casos e mortes por covid-19 no intervalo de 24 horas.

Veja o ranking das 30 cidades com mais mortes por covid-19 no Brasil.

Para pesquisar o número de mortes nestas e em quais outras cidades do país, clique AQUI

Continuar lendo