Com covid-19, Major Olimpio é internado em UTI

O senador Major Olimpio (PSL-SP) apresentou piora em seu quadro de saúde devido à covid-19 e está internado na UTI de um hospital particular de São Paulo. A assessoria do senador nega que ele esteja intubado, conforme havia informado o Congresso em Foco anteriormente com base em relatos de parlamentares próximos ao senador paulista.

Senador participa de sessão do hospital
Lauriberto Pompeo
Pelo menos quatro funcionários do gabinete de Major Olimpio também testaram positivo para covid-19. De acordo com a assessoria do senador, ele procurou o Hospital São Camilo há alguns dias de maneira preventiva e seu estado, até então, era considerado estável.

Nesta semana o parlamentar participou de uma sessão do Senado remotamente, quando já estava hospitalizado. Na tarde dessa quinta-feira (4), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu cancelar, a partir da próxima semana, todas as sessões presenciais. Com isso, os senadores voltarão às votações remotas.

Nos últimos dias, outros dois senadores também foram diagnosticados com covid-19: Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Lasier Martins (Podemos-RS).

Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que até o dia 11 de fevereiro, Câmara e Senado tinham registrado ao menos 35 casos de covid-19 entre servidores e trabalhadores desde o início dos trabalhos semipresenciais, no começo daquele mês. Eram 27 identificados na Câmara dos Deputados e oito no Senado.

No fim do mês, caravanas de prefeitos e vereadores de todo o país visitaram as dependências do Congresso, provocando aglomeração nas duas Casas. Questionada sobre o número de servidores infectados ou afastados em decorrência do novo coronavírus, a assessoria da Câmara não respondeu. Já a assessoria do Senado disse não ser “praxe a divulgação de balanço de casos de covid-19 entre os seus servidores, colaboradores e parlamentares.”

* Esta notícia foi atualizada para corrigir um erro que cometemos na primeira versão do texto publicado. Ao contrário do que informamos inicialmente, o senador Major Olímpio não chegou a ser intubado.

> Câmara e Senado param de informar casos de covid entre os servidores

Continuar lendo