O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deu nota 3, de 0 a 10, para o governo Bolsonaro ao avaliar a condução do Executivo no enfrentamento da pandemia de covid-19. Em entrevista ao jornal O Globo, Mandetta disse que o presidente tem atuação desastrosa na crise, que demonstra mais apreço pela economia do que pela vida das pessoas e parece ter raiva dos brasileiros que perderam a vida para o vírus.
“O número de mortes fala por si. Ele (Bolsonaro) teve uma condução desastrosa. A desautorização do ministro em público, ‘manda quem pode e obedece quem tem juízo’; o ‘e daí?’; ‘não sou coveiro’; ‘gripezinha’; ‘está no final’. Está no final nada. Se teve alguma coisa digna de nota eu não saberia te citar. Nós conseguimos ativar a indústria brasileira de respiradores, foi uma coisa que conseguimos fazer quando eu estava lá, conseguimos abrir 15 mil leitos de UTI, que é uma coisa positiva. Agora, eles deixaram 7 milhões de kits no almoxarifado. O governo federal deixou as pessoas à própria sorte. Não vi nem sequer se solidarizar com quem perdeu um membro da família. É quase como se tivessem raiva das pessoas que morreram. Quem morreu é culpado.”
Para Mandetta, Bolsonaro militarizou o Ministério da Saúde e abriu uma crise tripla: “de prevenção, atendimento e vacina”. O ex-ministro considera que o titular da pasta, o general Eduardo Pazuello, não conhece nada da área.
“Ele falou várias vezes que entre a saúde e a economia, ele ia ficar com a economia. E a população começou a construir as suas linhas de defesa sem contar com a liderança da figura maior do governo. Vimos o Ministério da Saúde falando uma coisa e ele falando outra. Ele começou a criticar todo e qualquer prefeito e governador que fizesse qualquer coisa para diminuir a velocidade de transmissão para não carregar o sistema de saúde, que era o principal problema da doença. Depois ele me troca, coloca um médico. É impossível para um médico com base científica fazer política de governo, firmar uma recomendação, uma prescrição médica. Aí ele põe um militar para oferecer ordem. Faz uma intervenção militar na Saúde, mas um militar não tem a menor noção do que é Saúde. A gente passa a ter um governo federal que sai completamente do enfrentamento da Saúde e com o argumento de que o problema era de logística. Nunca foi, o problema era de Saúde pública, muito mais complexo do que carregar caixa para lá e para cá. E agora tem uma crise tripla, de prevenção, atendimento e vacina.
“Pede pra sair”: coronéis criticam Bolsonaro e cobram saída de Pazuello
Mandetta, que foi demitido após confrontar o presidente ainda no início da pandemia, admite que esperava que o vírus não se propagaria de forma tão acelerada.
“Gostaria muito de ter tido melhor percepção, porque quando a China apresentou a doença, eles apresentaram como um vírus pesado, que se você identificasse a pessoa e bloqueasse os contatos dela, ele parava (de disseminar). A gente se preparou com essas informações para um vírus lento. Somente quando ele entrou na Itália, que fez aquele estrago no sistema italiano, e foi fazendo estrago na Inglaterra, na Espanha e se mostrou extremamente capaz de transmitir, é que vimos que estávamos diante de um vírus extremamente competente. Se eu soubesse que era um vírus tão competente em termos de transmissão, teria feito um sobredimensionamento de vigilância e testagem”, afirmou o ministro às repórteres Renata Mariz e Paula Ferreira.
Bolsonaro atrapalha combate à pandemia, diz o ex-ministro Nelson Teich
O presidente parece aquelas bichas que precisam brilhar mais que todas as outras. Se aparece alguma ganhando destaque (caso do Mandetta e do Moro), ele manda se livrar rodando a baiana.
bozo é um sujeito com desvio de caráter, com problemas de insanidade.
https://uploads.disquscdn.com/images/abc923355b2f4cfc4ef509e9e407fee1cb9de68a4db89cae3b4c880f11a661ac.jpg
Tu é um boçal sem argumento.
E semianalfa.
bozo é um sujeito com grave desvio de caráter, com problemas de insanidade. https://uploads.disquscdn.com/images/35f30aae8f4b5ad553c02667f486a37214e43194e15e9a41c981823306d80fb9.jpg
Congre$$e em Fofoco é tão isento quanto um 247 da vida.
Ainda mais agora com a redatora sendo uma aliada do Bôlos e militante do PSOL.
E o pico, quando vai ser?
voce acha mil mortes diarias pouca coisa?
Nosso uolzinho de estima fala em 483 ontem.
Por que liberaram comícios, carreatas e boca de urna da campanha eleitoral?
O Náuzio Balella disse que não tinha problema nenhum, era só usar mascara e passar ”alquinho” na mão.
quem liberou foi a galera do “já chega de lockdown” que obrigou a tudo voltar a normalidade, se igrejas, academias, bares e outros lugares podem abrir então comicio é o de menos.
o Dr drauzio falou isso em janeiro, já em março é que o estado de pandemia foi decretado, sendo assim antes disso não havia motivos para panico, eu acho muito pior quem viu outros paises amargando centenas de mortes diarias e achou que era brincadeira.
Não minta.
O Náuzio Balella apareceu na televisão em horário nobre em setembro/outubro dizendo que votar não tinha risco, que ser mesário não tinha risco.
Bastava usar máscara e passar álcool nas mãos.
E essa tal de segunda onda começou logo depois da eleição.
O que ele falou em janeiro no Fantástico foi outra coisa bem diferente, ele falou que o Covid-19 seria igual a uma gripezinha, que ninguém precisava se preocupar, ia ser uma coriza, uma dorzinha de garganta, um febrinha..
Depois disse que estava fora de contexto.
Se o fantástico ”especialista” estava fora de contexto, imagina os outros?
de fato não havia risco para ir votar, bastava seguir todos os procedimentos e protocolos de segurança, risco mesmo é ir em festas, praias e outros lugares que uma multidão passa todo dia.
e mais risco ainda é achar que remedio pra verme mataria um virus e com isso se sentir seguro.
Você acredita que passar um dia inteiro usando a mesma máscara, a máscara impede passar o Covid?
Acredita mesmo que o álcool seja uma kriptonita instantânea para qualquer vírus, que mata o vírus em segundos?
Quanto à ivermectina, são os médicos do SUS que estão indicando, não são os políticos.
Ivermectina junto com a azitromicina, que é um antibiótico e com um anticoagulante, que é o AAS.
Estão indicando para quem manifesta qualquer dos sintomas, uma vez que normalmente os municípios não gastam nada com o PCR.
o dia inteiro com uma só não, a recomendação é trocar a cada duas horas.
alcool mata microorganismo em superficies, embora não seja absoluto certamente é eficaz, isso é conhecimento comum na ciencia.
os médicos do SUS nunca receitaram ivermectina ou combinações, quem receitou foram médicos partidarios querendo aparecer, tanto que não houve qualquer comprovação de resultados, assim como cloroquina.
Me manda o seu email que eu te mando fotos.
Não falei em cloroquina, não vi nenhuma receita com cloroquina.
São médicos da UPA de Cabo Frio.
Quer o endereço de lá?
Anota aí os dados
UPA – Tamoios – Unidade de Pronto Atendimento
Pronto-socorro em Cabo Frio, Rio de Janeiro
Endereço: Rod. Amaral Peixoto, Pista Lateral, Km 136 S/n, R. Samburá, RJ, CEP: 29165-032
Telefone: (22) 2646-1736
/AF1QipPOqumGuQxj0tO8cYHSS1hEXMXLsZGApje2a_cO
Colaboração para o UOL
26/12/2020 18h59 Atualizada em 26/12/2020 20h43
O Brasil registrou a menor média móvel de mortes pelo novo coronavírus
em 17 dias neste sábado (26), com 632 vítimas na média de sete dias.
Foram 276 óbitos nas últimas 24 horas, menor número desde 29 de
novembro. Ao todo, a pandemia matou 190.815 pessoas desde março,
conforme levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL
faz parte.
Desde o dia 8 de dezembro, quando a média era de 617 mortes, o país
apresentava números superiores. Os 632 óbitos médios confirmados neste
sábado representam estabilidade em relação ao total de duas semanas
atrás, com variação de 0%…. – Veja mais em
uol /saude / ultimas-noticias/ redacao /2020 / 12/26/covid-19-coronavirus-mortes-casos-26-dezembro
média movel divide o total de mortes pela semana, mas atualmente estão morrendo quase 900 pessoas por dia, em breve essa média movel vai mudar.
dia 22/12 mesmo morreram 968 pessoas.
Na sua cabeça de partidário.
Nem no UOL.
Em breve?
Você é profeta ou astrólogo?
Quais serão os números da Mega-Sena da Virada?
Sabe o que é a ”média móvel” do ”consórcio” Folha-Globo-Estadão?
não é preciso ter poderes pra calcular resultados obvios.
sempre que há grande aglomerações os numeros explodem em questão de duas semanas, as aglomerações eleitorais de outubro vieram a explodir em novembro, e as festividades de dezembro vão mostrar seu resultado em janeiro, e se ano que vem tiver carnaval é melhor fugir do país em março!
Que festividades de dezembro?
Aqui no Rio choveu PRA CRLH por uma semana.
Tá todo mundo preso em csa.;
voce não estar curtindo (é para seu proprio bem) não significa que milhares de retardados não estão dando festinhas com dezenas ou até centenas de pessoas, até mesmo aqui em aracaju o jornal mostrou festas clandestinas com dezenas de pessoas.