O laboratório AstraZeneca suspendeu os testes da fase 3 da vacina contra covid-19 desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. De acordo com o site Stat News, especializado em notícias de saúde e ciência, os testes causaram reação adversa grave em um dos voluntários no Reino Unido.
De acordo com o site, um porta-voz do laboratório descreveu a pausa como “uma ação de rotina que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada em um dos testes, enquanto ela é investigada, garantindo a manutenção da integridade dos testes”. O porta-voz também disse que a empresa está “trabalhando para agilizar a revisão do evento único para minimizar qualquer impacto potencial no cronograma do teste”.
O laboratório firmou recentemente uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para produzir o imunizante no Brasil. O país já está testando voluntários e o governo federal abriu crédito de cerca de R$ 2 bilhões para a Fiocruz receber, processar, distribuir e passar a fabricar a vacina, além de transferir tecnologia para Bio-Manguinhos.
Leia também
> Saúde anuncia parceria com Oxford para produção de vacina contra covid-19
Por meio de nota a Anvisa disse que a decisão foi do próprio laboratório, que comunicou os países participantes sobre sua decisão. “A Anvisa já recebeu a mensagem de suspensão enviada pelo laboratório, já que o Brasil é um dos países do mundo que participa do estudo global. A Agência aguarda o envio de mais informações sobre os motivos da suspensão para analisar os dados e se pronunciar oficialmente”.
A Fiocruz também disse ter sido informada pelo laboratório sobre a suspensão dos testes clínicos em fase 3 e disse que vai acompanhar os resultados das investigações sobre possível associação de efeito registrado com a vacina para se pronunciar oficialmente.
> Governo libera R$ 1,9 bilhão para produção de vacina contra covid-19
Tão vendo? Se tivessem optado pela vacina cubana ou venezuelana, isso não acontecia.
O “grave” ficou por conta de vcs, já q não foi divulgada qual foi a reação adversa.
Se o laboratório AstraZeneca divulgou esse resultado negativo, isso significa que merece confiança. Aliás, sou dos que acham que qualquer vacina lançada merece crédito. Há muita seriedade nisso.
De qquer jeito, como um homem prevenido vale por dois, não tomarei vacina na “primeira leva”. E nem na segunda. Mas que vou tomar essa vacina eu vou.