Embora tenha como principal objetivo cobrir o dia-a-dia do Congresso Nacional e da política brasileira, o Congresso em Foco sempre procurou se ligar no que acontece em outras áreas e lugares. Daí a existência da coluna Extrapauta, a cargo do jornalista Cláudio Versiani. Multimídia, Versiani envia de Nova York textos e fotos sobre fatos temas os mais diferentes.
Pode ser um personagem interessante, uma análise precisa das trapalhadas de Bush, assuntos do cotidiano (como o clima natalino em NY, um dia de praia à americana) ou uma impressionante nevasca. O que não muda é a facilidade com que Versiani alia sensibilidade e técnica ao redigir e ao fotografar. Nesta semana, em que ele completa um ano no Congresso em Foco, dividimos com os leitores o privilégio de rever algumas das imagens que ele produziu nesse período.
De quebra, fotos inéditas da tempestade de neve que atemorizou Nova York em fevereiro deste ano.
Por meio das lentes de Versiani, conhecemos personagens como Guilherme Castro, um brasileiro de 31 anos, que sobreviveu aos atentados ao World Trade Center, no fatídico 11 de setembro. O colunista reproduziu o relato, em primeira pessoa e com impressionante riqueza de detalhes, desse sobrevivente, que viu uma bela manhã de verão se transformar em uma das datas mais trágicas da história.
Conhecemos Mestre João Grande, baiano radicado nos Estados Unidos, capoeirista profissional e filósofo por natureza, que, aos 73 anos, ensina com bom humor a sua arte para gringos. Ou ainda o casal de americanos que se dedica ao inusitado ofício de ouvir os solitários nova-iorquinos nas ruas da cidade mais agitada do mundo.
Sob um frio de dez graus negativos, Versiani registrou sua preocupação com o aquecimento global ao flagrar a supernevasca que atingiu Nova York em fevereiro. Nesta edição comemorativa, publicamos imagens inéditas desse belo, mas preocupante fenômeno da natureza.
Veja imagens da supernevasca registradas pelo colunista
Histórias de vida e natureza, porém, não foram os únicos assuntos sobre os quais o colunista se debruçou. Ele mostrou, como poucos, a insatisfação dos norte-americanos com as mortes de seus soldados no Iraque. Apresentou heróis da resistência antiguerra e a perda de credibilidade do governo Bush diante da descoberta de uma série de escândalos envolvendo autoridades do alto escalão. Chegou a lançar a provocativa questão: Bush concluirá o seu mandato? Uma demonstração de que o mar de lama na vida política não é exclusividade brasileira. Acesse, nos links à direita, a relação completa das colunas publicadas por Cláudio Versiani no Congresso em Foco.
Veja as fotos de manifestações contra Bush e a guerra do Iraque
Deixe um comentário