Eduardo Militão
O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), Nilton Paixão, afirmou na segunda-feira (23) que o plano de carreira da Câmara possui distorções. Em meio a uma plateia de 400 técnicos legislativos que reclamavam de redução de salários com as mudanças, ele pediu desculpas aos colegas. No encontro, disse que o Sindilegis convidou a diretoria da Casa para estar presente, mas, como isso não aconteceu, iria “exigir” o comparecimento da administração na próxima audiência.
Ao final da reunião, Paixão conversou rapidamente com o Congresso em Foco. Ele preferiu não comentar suas próprias declarações na reunião em que falou da forma como o sindicato tratou da tramitação do plano de carreira no Congresso, quando pediu desculpas aos técnicos legislativos.
Congresso em Foco – Ficou marcada uma reunião… Como ficou isso?
Nilton Paixão – Olha, eu vou me reunir com a diretoria e depois te dou um retorno [a conversa é interrompida].
Sr. Nilton…
O que eu posso te declarar é o seguinte: hoje o sindicato se reuniu com as associações mais representativas da Câmara dos Deputados… O plano tem distorções que precisam ser equacionadas.
O senhor fez um ‘mea culpa’. O que aconteceu?
Não, isso aí é descontextualizado.
Então, por favor, contextualize.
Não tenho nada a declarar.
O senhor fala: “Me desculpe, a gente está tomando pé da situação agora”. O que está acontecendo?
Não, não, não vou declarar nada.
Tem uma senhora aqui que disse que o salário dela reduziu em R$ 1.500. Afirma-se que há gente que perdeu R$ 500. Como está esta situação? Quanto é que caiu?
Eu não poderia falar disso agora, porque nós vamos fazer um levantamento. Eu não me recuso a falar com você na semana que vem. Eu vou dar informações distorcidas, que podem ser editadas de forma distorcida.
O senhor acredita que esses aumentos…
Eu não acredito, eu sou agnóstico [risos]. Não acredito em nada. Não tenho religião.
Esses aumentos de até 40% foram compensados com redução de salários de outras pessoas?
Estamos analisando. Qualquer coisa que eu te fale é precoce.
Deixe um comentário