Janssen Pedrosa *
O Senado Federal não merece a disputa pessoal e partidária de certos políticos, denegrindo a instituição. Os políticos passarão, mas a instituição permanecerá, bem como o corpo de funcionários. Vale lembrar que o Senado é mantido por servidores. E esses são estigmatizados pela sociedade. A imagem do Senado tem que ser preservada a qualquer custo, a instituição não pode contar apenas com a ação de seus servidores. O Senado, não se pode esquecer, é a casa do povo.
A opinião pública é manipulada com protestos, manifestações de políticos que dizem que o Senado está “sangrando”. Na realidade, alguns políticos são responsáveis pelo uso indevido de suas atribuições. Quem sangra são alguns parlamentares. E acabam por ferir a própria instituição aos olhos da opinião pública, haja vista que os protestos usam o nome do Senado e deixam os políticos isentos.
“O Brasil fez uma opção pela democracia representativa, e não há democracia representativa sem Parlamento. Se houver erro ou distorção, deve ser corrigido, mas não se pode agredir a instituição, pois estaremos agredindo uma instituição essencial para a democracia”.
É muito fácil para alguns políticos ficar protegidos pela instituição Senado Federal. A ironia é que eles acabam atraindo para a Casa seus próprios ferimentos. E a utilizam como escudo para defender seus interesses pessoais e partidários. Quem sangra é a classe política. A instituição se tornou vítima dos ferimentos de alguns parlamentares. Infelizmente, utilizam o Senado como um palco estratégico de disputa pelo poder. Ao contrário, deveriam utilizar, sim, o Senado, em defesa dos interesses da nação.
Hoje podemos usar o direito de nos expressar. Demonstrar nossa opinião em relação ao comportamento político. Para isso, a democracia evoluiu. No entanto, o que vemos é a falta do exercício da democracia dentro do comportamento do corpo político, que impossibilita a maior velocidade nesse processo de evolução. Em nome da democracia, recorro aos diversos segmentos que influenciam a opinião pública para que poupem a imagem da instituição Senado Federal.
Ao invés de trazer ao debate o nome da instituição, utilizem a respectiva identidade e as suas ideologias partidárias. O Senado merece respeito.
* Janssen Pedrosa, 50 anos, publicitário com experiência como diretor de agência e vários veículos de comunicação, é atualmente servidor público federal.
Deixe um comentário