A segunda pesquisa Voxpopuli para o turno decisivo da eleição presidencial mostra que o presidente Lula ampliou de dez para 22 pontos a sua vantagem sobre o candidato Geraldo Alckmin (PSDB), em comparação com o levantamento divulgado no último dia 12.
Na pesquisa, apresentada ontem à noite no Jornal da Band, Lula aparece na frente, com 61% dos votos válidos, enquanto Alckmin tem 39%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. No levantamento da semana passada, o petista tinha 55% dos votos válidos contra 45% do tucano.
Considerando-se os votos totais, o presidente aparece com 57%, seis a mais do que na última pesquisa. Já Alckmin perdeu quatro pontos, caindo de 41% para 37%. Brancos e nulos são 3%. Os indecisos também somam 3%.
Encomendada pela Band e pela revista Carta Capital, a pesquisa revela outro indicador importante. A pouco mais de uma semana da votação, mais de 90% dos entrevistados disseram que não pretendem mudar o seu voto para presidente.
Segundo a Carta Capital, os números apurados pelo Voxpopuli indicam que Lula está cada vez mais forte junto ao eleitorado pobre (70% a 22%, na pesquisa estimulada) e que o petista avança sobre os redutos de classe média alta (45% para ele, 47% para Geraldo Alckmin, ou seja, dentro da margem de erro) e melhora seu desempenho até mesmo no topo da pirâmide social (41% a 52%).
Leia também
Deixe um comentário