Reportagem publicada na edição do jornal Folha de S. Paulo de hoje (15) mostra que desde a eleição de 1989 o presidente Lula, candidato à reeleição, não consegue ter um apoio expressivo do público feminino. No último levantamento realizado pelo Datafolha (11 e 12 de setembro), Lula aparece com a preferência de 55% do eleitorado masculino, mas, entre as mulheres, a intenção de votos cai para 45%.
Na campanha eleitoral de 2002, o índice de Lula era pior entre as mulheres. Em outubro daquele ano, segundo pesquisa Datafolha, Lula tinha 52% dos votos de homens e 39% das mulheres. Em 1998, algumas pesquisas qualitativas feitas por publicitários que auxiliavam o PT tentavam entender o que acontecia com o público feminino. Algumas mulheres diziam que: "O Lula se parece muito com o meu marido". Atualmente, as mulheres representam 51,53% do eleitorado, e os homens, 48,33%.
Razões da escolha
Conforme levantamento feito em maio deste ano, 37% das mulheres diziam que votariam em Alckmin pela imagem de honestidade e sinceridade. Entre os homens, apenas 27% votariam no tucano por conta da imagem.
Leia também
"Quando investigadas as razões para votar em Lula, 28% das mulheres o escolhem pelo desempenho na área social. No eleitorado masculino, esse quesito é preponderante para 22% dos homens votarem em Lula. Já o desempenho do governo Lula na economia rende mais votos entre homens: 18%. Mas só 9% das mulheres acham a economia relevante", diz o jornal..
O coordenador de pesquisas da campanha de Lula, Joaquim Soriano, afirmou que não tem uma explicação para o fenômeno. Ele não vê causas para rejeição de Lula entre mulheres. "Tem um eleitorado feminino imediatamente beneficiado pelo governo Lula com as políticas sociais e no que diz respeito também ao preço da cesta básica. Grande parte das mulheres é responsável pela gestão econômica da família."
Deixe um comentário