Fábio Góis
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que brasileiros residentes no exterior já concluíram o processo de votação para presidente da República em 13 países – 200.392 estão cadastrados e aptos para ir às urnas em 154 cidades do exterior. Os emigrantes já cumpriram seus compromissos eleitorais nos seguintes países: Austrália, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Tailândia, Taiwan e Timor Leste.
Segundo o tribunal, a votação foi encerrada às 10h deste sábado (2) também nos Emirados Árabes, Índia, Rússia e Turquia, mas ainda não divulgou informações sobre esses países.
A votação internacional começou às 16h ontem, horário de Brasília, na Nova Zelândia. Brasileiros domiciliados na Austrália, na China e no Japão começaram a votar às 18h. Os últimos eleitores a registrar seus votos, com início ao meio-dia de hoje (domingo, 3), são os que moram em San Francisco (EUA).
De acordo com o tribunal, mais de 200 mil eleitores brasileiros que moram no exterior terão manifestado sua preferência para a Presidência da República até o fim do dia. Eles estão distribuídos em nos cinco continentes. Dos 154 municípios em todo o mundo, os três eleitorados brasileiros mais numerosos no exterior são Nova Iorque (EUA), com 21.076 eleitores; Lisboa (Portugal), com 12.360; e Boston (EUA), com 12.330 brasileiros votantes.
No Brasil, 135.804.433 eleitores escolherão o novo presidente da Republica, 27 governadores, 54 senadores (dois por cada um dos 27 estados e o Distrito Federal), 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais ou distritais. Ao todo, até o fim da apuração de todas as urnas, terão sido 1.654 os escolhidos para exercer o mandato pelos próximos quatro anos – à exceção dos novos senadores, que desempenham oito anos de atividade parlamentar.
Ainda segundo o TSE, a divulgação dos resultados da corrida presidencial terá início às depois das 18h, quando terá sido encerrado o processo de votação nos estados com fuso horário de uma hora a menos que Brasília (Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima).
Veja ainda:
Candidatos que merecem sinal amarelo
Ajude a limpar a política
Participe do Prêmio Congresso em Foco 2010
Deixe um comentário