A liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa à CPI dos Bingos desencadeou uma onda de críticas da oposição e de defesas dos governistas à decisão no Congresso. Além de pedirem a imediata saída do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, os oposicionistas criticaram novamente a interferência dos Poderes.
“Com essa decisão, o Senado fica menor. A decisão tira poderes do Senado. Estamos buscando a verdade que a sociedade cobra”, afirmou o presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-RN).
Os governistas, porém, saíram em defesa da decisão. “Recorri ao Supremo num direito que me assiste, um direito democrático. Não se pode sair por aí dizendo que todo mundo é bandido, colocar na cadeia e não dar direito a defesa. Estou muito satisfeito com a decisão do Supremo, que reconheceu a democracia como vértice principal.”
Veja o que eles disseram:
Senador Efraim Moraes (PFL-PB), presidente da CPI
“Com essa decisão, o Senado fica menor. A decisão tira poderes do Senado. Estamos buscando a verdade que a sociedade cobra.”
Leia também
Senador Pedro Simon (PMDB-RS)
“Recomendo ao ministro que medite muito, pois conforme for o depoimento do caseiro, creio que ele deva considerar um afastamento, ainda que temporário, do Ministério, pois não é bom para ele, para o ministério e para o governo essa situação”
Senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA)
“O fato é que chegamos aonde o PT não quer chegar, mas vamos recorrer.”
Senador Alvaro Dias (PSDB-PR)
“E o pior de tudo é que foi um membro do próprio congresso que trabalhou contra a nossa imagem.”
Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), líder do PSDB no Senado
“Ele não é mais meu ministro, não é mais o ministro do país.”
Senador Tião Viana (PT-AC), autor do pedido de liminar para suspender o depoimento
“Recorri ao Supremo num direito que me assiste, um direito democrático. Não se pode sair por aí dizendo que todo mundo é bandido, colocar na cadeia e não dar direito a defesa. Estou muito satisfeito com a decisão do Supremo, que reconheceu a democracia como vértice principal.”
Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara
“Não pega mal para ninguém. Nem para o PT, nem para o ministro. O PT agiu seguindo a lei. A tese é que se cumpra a lei. Cabe à CPI constitucionalmente investigar os fatos determinados.”
Deputado Henrique Fontana (PT-RS), líder do PT na Câmara
“Eles estão desestabilizados por causa da última pesquisa. Não há nenhum ato que fale contra a vida profissional do ministro.”
Deixe um comentário