Armas não letais, de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo, balas e cassetetes de borracha, spray de pimenta e arma de eletrochoque, também conhecida como taser, terão prioridade na ação policial em todo o país, desde que essa opção não coloque em risco a vida dos policiais . É o que determina a Lei 13.060/14 publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União.
De acordo com o texto – de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), aprovado pelo plenário do Senado no fim de novembro – armas não letais têm baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes e são projetadas para conter, debilitar ou incapacitar pessoas temporariamente.
A lei proíbe o uso de armas de fogo nos casos de abordagem a pessoa desarmada em fuga ou contra veículo que desrespeite bloqueio policial, desde que o uso do armamento de menor poder ofensivo não coloque em risco a vida do agente de segurança ou de terceiros.
Leia também
“Sempre que do uso da força praticada pelos agentes de segurança pública decorrerem ferimentos em pessoas, deverá ser assegurada a imediata prestação de assistência e socorro médico aos feridos, bem como a comunicação do ocorrido à família ou à pessoa por eles indicada”, diz um trecho da lei que entra em vigor hoje.
Debatida por nove anos no Congresso, no dia da aprovação vários parlamentares destacaram a importância da lei tendo em vista o crescimento da violência na ação policial que, todos os anos, resulta em grande número de mortes, especialmente de jovens. A expectativa é adequar o uso da força por parte do Poder Público para reduzir as ocorrências graves.
Publicidade
É uma lei que se não for idiota como definir? policiais com armazinhas de brinquedo e os bandidos com atiradeiras ou, com armas letais em igualdade, dá um tempo nessa autêntica palhaçada, parece que estamos num país tipo Finândia, Suécia, Amsterdan etc. aqui é Brasil aonde a desigualdade é um assombro, os bandidos usam e abusam de celulares e comandam crimes dentro das prisões e ninguém “sabe” como os celulares entram e funcionam dentro dos presídios. Armas não letais; parem com a graça!
Polícia não é bandido! Não tem que chegar atirando. Somente linchadores é que se comprazem em ver gente morta, inventando essa história que “bandido tem de morrer”. Linchadores. Trogloditas iguais aqueles da Idade Média que gostava de assistir os festivais de horrores com gente sendo esquartejada viva. Primitivos! Polícia tem de agir com autoridade e firmeza; onde a força bruta é o último recurso.
Galera! Sabe aquele exame que você está querendo fazer a seis meses e não consegue vaga? desacata um policial que ele te dá um choque e você fura a fila no hospital.
Beleza! arma de choque com alcance de dois metros contra fuzis e pistolas de última geração…. KKKKKKKKKKK!
Hilton as “armas” dos policiais serão de brinquedo e os bandidos de: AR 15, AK 47, Pistola P40, Metralhadora UZZI, MAUSSER 40, TAURUS 40, Metralhadora Ponto 30 (derruba qualquer aeronave leve, helicóptero, etc). – Não é piada, é realidade brasileira!
Primeiro eles desarmaram o povo honesto e trabalhador, agfora eles desarman o policial. Ai eu pergunto e o vagabundo bem isso não é possivel. Meu senhor volta para sua igreja.
EU COMO POLICIAL JAMAIS OBEDECERIA A UM COMUNISTA DESARMADO SÓ PORQUE SENTA O RABO NO SENADO.
Parabéns bandidagem brasileira .
Vocês tem quem olhe por vocês e fazem leis para facilitar sua vida .
Já o brasileiro honesto está totalmente órfão.
Faz-se necessário uma imediata mudança cultural no Brasil. Em nome da redução de homicídios nas abordagens policiais (a polícia brasileira é despreparada no agir contra o crime), o aparelho repressivo comete excessos. Também, não podemos ser hipócritas. Enquanto o policial usa calibre 38, o bandido usa arma com mira laser.
Agora o policial tem que adivinhar se está ou não correndo riscos. Inacreditável, esses senador deve viver em uma bolha, só pode.
BOLHA DE DINHEIRO ROUBADO PELA POLÍTICA E PELA FALSA IGREJA.
Pelo que eu vejo, quem tem que morrer são os policiais porque os marginais não usarão revolveres de esguichar água. O marginal sabendo que será só gaz e outras baboseiras, não chegarão perto, e de longe fulminarão os soldados. O Brasil parece um país as avessas. Uma vergonha!