Tomaram posse ontem (8), em Montevidéu, capital do Uruguai, os 81 integrantes permanentes do Parlamento do Mercosul. Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai empossaram nove deputados e nove senadores cada. Da Venezuela, que tem um legislativo unicameral e ainda não é membro pleno do bloco, tomaram posse nove deputados.
Eleito ontem, o senador paraguaio Alfonso Gonzalez Nuñez é o presidente do Parlamento. Os vice-presidentes são os deputados Dr. Rosinha (PT-PR), do Brasil; Roberto Conde, do Uruguai; Alberto Balestrini, da Argentina; e Saúl Ortega, da Venezuela.
Em discurso durante a sessão inaugural, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a presença maciça de representantes da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela "demonstra a força que terá este parlamento supranacional como fórum dos interesses comuns, como representação legítima dos anseios dos cidadãos nos assuntos referentes ao nosso crescimento conjunto".
Além dos membros titulares da Comissão Conjunta do Mercosul, que representam o Brasil no Parlamento, o Congresso Nacional brasileiro convidou para viajar a Montevidéu os suplentes, os membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e representantes das bancadas partidárias. (Carol Ferrare)
Leia também
Veja a lista dos brasileiros que integram o Parlamento do Mercosul:
Senadores
Pedro Simon (PMDB-RS)
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC)
Efraim Morais (DEM-PB)
Romeu Tuma (DEM-SP)
Marisa Serrano (PSDB-MS)
Aloizio Mercadante (PT-SP)
Sérgio Zambiasi (PTB-RS)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Inácio Arruda (PCdoB-CE)
Deputados
Cezar Schirmer (PMDB-RS)
Dr. Rosinha (PT-PR)
George Hilton (PP-MG)
Max Rosenmann (PMDB-PR)
Cláudio Diaz (PSDB-RS)
Geraldo Resende (PPS-MS)
Germano Bonow (DEM-RS)
Beto Albuquerque (PSB-RS)
José Paulo Tóffano (PV-SP)
Deixe um comentário