Os visitantes do Congresso poderão, a partir desse final de semana, conhecer um pouco mais as obras do artista plástico Athos Bulcão, que morreu em 31 de julho deste ano, aos 90 anos.
A exposição, que ficará no gabinete do presidente da Câmara, um dos locais acessíveis durantes as visitas guiadas nos fins de semana, terá a duração de um mês. A mostra, contemplada por projetos e fotos de Athos Bulcão, é um dos destaques da programação para o feriado da Independência do Brasil.
Inspiração
As obras de Athos Bulcão têm em comum, em sua grande maioria, a identificação com o projeto de criação de Brasília. Na Câmara, entre as principais manifestações artísticas estão os painéis de azulejo, mármore, granito e madeira laqueada, localizados no plenário Ulysses Guimarães e nos salões Verde, Negro e Nobre.
O artista iniciou sua trajetória aos 21 anos ao participar, como assistente, junto com Cândido Portinari, da elaboração do Mural de São Francisco de Assis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte.
Leia também
Em 1958, foi convidado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para vir a Brasília, onde participou da elaboração de obras renomadas como o Teatro Nacional, o prédio do Congresso e a Torre de TV.
O horário de visitação do Congresso é das 9h30 às 17h. A visitação guiada ocorre de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados. Durante a semana, não é permitida a entrada com bermuda, camiseta regata, chinelo ou sandália de dedo, top, minissaia. No final de semana, não há restrições. (Erich Decat)
Deixe um comentário