O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (16) o envio de tropas federais para os municípios de Minador do Negrão (MT), Itacajá (TO) e Careiro (AM).
Até a última segunda-feira (9), o tribunal recebeu o pedido de envio de tropas para 121 municípios distribuídos em cinco estados (Amazonas, Amapá, Pará, Rio de Janeiro, e Tocantins).
A solicitação de reforço é feita primeiramente pelo juiz eleitoral de cada município ao Tribunal Regional Eleitoral do estado, que encaminha o pedido ao TSE.
Para o ministro Felix Fischer, relator do pedido de Careiro, o envio dos militares para o município, que fica a 24 quilômetros de Manaus, será necessário para garantir a realização das eleições de outubro. “Há relatos de que foi posto fogo em um cartório eleitoral e o juiz eleitoral ameaçado de morte”, disse Fischer antes de proferir o voto pela aprovação.
Segundo o TSE, em Itacajá, em razão das sessões de votação serem realizadas dentro de aldeias indígenas, o objetivo da força federal é coibir a compra de votos.
Leia também
Ontem (15), em reunião com o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, o senador João Pedro (PT-AM) refez o pedido de envio de tropas federais a 33 municípios do Amazonas. Na reunião, o senador pediu uma atenção especial aos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamim Constant e São Gabriel da Cachoeira, áreas que considera como locais de extremos conflitos.
Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas recebeu 50 solicitações de envio de tropa. (Mário Coelho)
Deixe um comentário